Quando eu era criança, não lembro ao certo minha idade, meus pais me levaram para assistir a uma peça infantil no Theatro Municipal. Fiquei maravilhada com aquele espaço. Não me recordo exatamente qual era o texto encenado, mas era teatro de bonecos. As imagens daquele espetáculo ficaram na minha cabeça por anos. Ainda hoje, com quase 24 anos, lembro da imagem do bicho papão, a mim apresentado naquela ocasião: um boneco verde, com detalhes em rosa, enorme (será que era tão grande assim?), manipulado por três artistas.
O teatro infantil tem o poder de expandir o universo de uma criança. Ainda mais nestes tempos, em que a infância está sendo engolida pela banalização do mundo virtual, o teatro para crianças é a possibilidade de elas escaparem dessa fria realidade – sejam espetáculos online ou presenciais. Sempre considerei o teatro infantil importante, mas parece que hoje sua função é fundamental.
Desde abril de 2020, quando fiz minha primeira live no INFOTEATRO (no Instagram), realizei cerca de 50 entrevistas com artistas do meio teatral. E, não raras as vezes, os entrevistados disseram que a forma mais eficaz de atrair o público para o teatro é por meio da educação. Isto é, a criança que tem a oportunidade de assistir a um espetáculo teatral, fica com aquela experiência marcada pelo resto de sua vida – o que, induvidosamente, colabora, e muito, para a formação de público de teatro. Inúmeras vezes indaguei “como aproximar o teatro das novas gerações?”, e percebo, a cada dia, que o caminho é apresentar as crianças à magia do teatro! Afinal, as crianças de hoje serão o público de amanhã.
Assim, em homenagem ao Dia das Crianças, indico, a seguir, quatro peças infantis imperdíveis:
Casa Estranha (on-line)
Tenho por este espetáculo, escrito e dirigido por Leonardo Cortez, especial apreço. Já assisti à Casa Estranha mais de três vezes e em todas elas fiquei bastante emocionada. Isto porque a peça é linda! A temática central é o medo, mas arrisco dizer que, mais do que o medo, a peça trata da solidão que assombra a todos nós. Marina, uma menina de 12 anos, e Rafuca, seu irmão de 10, se mudam para uma nova casa.
No entanto, os dois se veem envolvidos em uma investigação devida a acontecimentos paranormais que acontecem dentro da casa. Marciano, vizinho da frente, que sabe da história do antigo morador, Seu Salustiano, alerta os irmãos sobre a estranha casa. Para descobrir o que está por trás dessa trama, só assistindo à peça nos dias 30 e 31 de outubro! E, por fim, o que deixa o espetáculo ainda melhor, é que, sempre após as apresentações, há bate-papo imperdível com os atores e crianças, o que sempre faz continuar a diversão.
30 e 31 de outubro – Sábados e domingos às 16h.
https://bit.ly/casaestranhateatro
Baile Partimcundum (on-line)
Inspirado nas canções do disco Partimpim 2, da cantora e compositora Adriana Calcanhotto, o musical infantojuvenil Baile Partimcundum, dramaturgia de Adriana Falcão e Matheus Torreão, trata da personagem Isabel, menina encantada por livros e leitura. Mas, sua paixão estende-se para além dos livros e a personagem percebe-se apaixonada por Alexandre, o herói um pouco inseguro e misterioso de uma das histórias que leu. Com direção artística de Renato Linhares e direção musical de Felipe Habib e Maíra Freitas, a imagem do espetáculo é maravilhosa; repleta de cores vivas e músicas incríveis!
Até 28 de novembro – Sábados e domingos às 17h.
https://www.sympla.com.br/baile-partimcundum__1345478
Os próximos dois espetáculos fazem parte da programação infantil do Clube Barbixas de Comédia, novo espaço de entretenimento em São Paulo, localizado na Rua Augusta, que iniciou nova programação presencial:
Planeta Zulpeta
Com única apresentação (um especial do Dia das Crianças), no dia 12 de outubro, ao meio-dia, Planeta Zulpeta é um espetáculo de palhaçaria feminina para todas as idades! A Palhaça Zulpeta vive em um mundo bem diferente do que estamos acostumados a viver; com regras e lógica bem distintas. O espetáculo promete apresentar ao público referências e experiências do circo de rua latino-americano: telepatia, mágica cômica, dança, manipulação e brincadeiras musicais. Trata-se de espetáculo que conta bastante com a participação do público, o que, com certeza, será inesquecível para as crianças!
12 de outubro – 12h.
Rua Augusta, 1129 – Centro – SP.
sympla.com.br
Reprise
Reprise estreou em 2017 e, nos dias 17 e 31 de outubro, teremos a grata oportunidade de poder assistir novamente a este espetáculo! Idealizado pela companhia La Mínima – grupo fundado pelos atores Domingos Montagner e Fernando Sampaio, um dos principais artistas do cenário clown, teatral e circense do país –, o espetáculo tem concepção e direção do falecido ator Domingos. A trama acontece quando, ao chegarem no local de sua apresentação, dois palhaços descobrem que foram contratados para o mesmo local, no mesmo horário, pela mesma pessoa. Mas, depois de uma incansável discussão, os dois palhaços decidem trabalhar juntos! O que será que acontece ao tomarem essa decisão?
Para os leitores e as leitoras que não conhecem nenhuma criança para indicar as peças, que tal se permitirem conhecer a magia do teatro infantil? Até porque são espetáculos de altíssima qualidade, capazes de emocionar espectadores de todas as idades. E, como cantou sabiamente o grande compositor Milton Nascimento: “Há um menino, há um moleque / Morando sempre no meu coração / Toda vez que o adulto balança ele vem pra me dar a mão”.
17 e 31 de outubro – 12h.
Rua Augusta, 1129 – Centro – SP.
sympla.com.br
Este texto foi, originalmente, publicado no site da revista Vogue Brasil, dentro do segmento ‘Gente’. Para acessar a publicação original, clique aqui.