Grupo Esparrama traz ao palco uma mostra de repertório dedicada aos espetáculos encenados em espaços convencionais com as montagens 2POR4, FIM? e Detetives do Espavô
2POR4 (2013) é uma idealização da maestrina Ester Freire, mestranda em Ciência da Educação pela Universidade Autônoma de Asunción (Paraguai) em parceria com o Grupo Esparrama e busca aproximar as crianças do universo musical instrumental. A obra traz como diferencial a participação de um quarteto de cordas (dois violinos, uma viola e um violoncelo) que é um grupo de instrumentos que carrega na sua formação a síntese de uma orquestra. E, para criar um ambiente lúdico, que proporcione uma experiência de empatia mais imediata a mediação do jogo é realizada por dois palhaços/maestros.
FIM? mostra ao público que o mundo acabou. Tudo está destruído e só sobraram lixões, campos de guerra, estranhos muros, restos lamacentos de um rio doce e duas baratas: Beatriti e Margueriti que, juntas, comemoram este fim. Elas acreditam que agora o mundo será apenas das baratas. Mas o que elas não sabem é que outros dois seres esquisitos e muito atrapalhados também sobreviveram: os palhaços Batatinha e Nerdolino, que agora perambulam pelo mundo com um mapa, uma semente e muita esperança. Empenhados em encontrar um novo começo para a humanidade, eles não desconfiam que estão sendo observados pelas baratas, que criarão divertidas armadilhas para “ajudá-los” a entender que o mundo delas é bem melhor sem eles.
A mostra termina com as apresentações de Detetives do Espavô. A peça é uma coprodução do Esparrama e da Trupe DuNavô, vencedora de melhor espetáculo de Palhaçaria da Associação Paulista dos Críticos de Arte (2022) e do Troféu Pecinha é a Vovozinha do crítico teatral Dib Carneiro Neto (2022) também como melhor espetáculo de Palhaçaria, é um grande jogo, que convida o público a brincar de investigadores, para se livrar de um dos grandes vilões da contemporaneidade: as notícias falsas (Fake News).
Ficha Técnica:
Direção Cênica – Kleber Brianez e Iarlei Rangel.
Assistência de Direção – Iarlei Rangel.
Direção Musical – Ester Freire.
Elenco – Kleber Brianez e Rani Guerra.
Cenário – Grupo Esparrama.
Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta.
Fotos – Sissy Eiko.
Produção – Paloma Alves.
PROGRAMAÇÃO
2POR4
27 e 28 de abril, sábado e domingo, às 16h. Sessões acessíveis em libras.
FIM?
4 e 5 de maio, sábado e domingo, às 16h. Sessões acessíveis em libras.
Detetives do Espavô
11 e 12 de maio, sábado e domingo, às 16h. Sessões acessíveis em libras.