Gestos de cuidado de transformam em dança no espetáculo Canto ao Fim
Dois trabalhos artísticos surgidos durante a pandemia em 2020 se mesclam para a criação de CANTO AO FIM. O espetáculo de dança, resultado da parceria inédita entre Clarissa Sacchelli e Isabel Ramos Monteiro, que voltaram seus olhares para os labores envolvidos nos gestos de cuidados recebidos e doados. Em CANTO AO FIM, que acontece em meio a uma instalação de som e luz, Clarissa Sacchelli e Isabel Ramos Monteiro levam para a cena a oralidade, as canções de ninar, os gestos que não se arquivam pois são atualizados a todo tempo na transmissão corpo a corpo. São gestos que moldaram os gestos das duas artistas, movimentos forjados por danças pregressas e formas que orientam danças futuras. No palco, Isabel assume a partitura dos gestos e Clarissa comanda em tempo real a paisagem sonora.
Ficha Técnica:
Criação: Isabel Ramos Monteiro e Clarissa Sacchelli.
Performance: Isabel Ramos Monteiro em companhia de Clarissa Sacchelli e Laura Salerno.
Coro: Andreia Yonashiro, Camila Sacchelli Ramos, Carina Pepe Sacchelli, Carolina Pepe Sacchelli, Isis Schranck, Júlia Rocha, Leticia Sekito, Marcela Tiboni, Maria Clara Silva Izidoro Salerno, Maria Claret Pepe Sacchelli, Melanie Graille, Mônica Augusto, Rebeca Sacchelli, Thais Sacchelli, Tatiana Sacchelli, Waléria Sacchelli Ramos e Walkiria Sacchelli.
Composição Sonora: Clarissa Sacchelli em companhia do coro.
Arquitetura de Som e Mixagem de Trilha: Miguel Caldas.
Luz: Laura Salerno.
Diálogo Dramatúrgico: Júlia Rocha.
Diálogo Coreográfico: Beatriz Sano.
Diálogo Visual: Renan Marcondes.
Diálogo de Som: Luisa Puterman.
Montagem de Som: Igor Souza e Tomé de Souza.
Produção Executiva: Iolanda Sinatra.
Design Gráfico: Bruna Keese.
Fotografia: Mayra Azzi.
Assessoria de Imprensa: Nossa Senhora da Pauta.
Apoio: Casa Líquida, Casa 88, ELD Santo André, Galeria Olido, Instituto de Artes da Unesp, IA Unicamp, Unidança e Teatro Conchita de Moraes.
Projeto contemplado pelo PROAC 03/2023 – Dança – Produção de espetáculo inédito.