Inspirado em cantos e contos populares da Zona da Mata pernambucana, espetáculo “Cantinho de Nois” é apresentado gratuitamente no Sesc Santana
A vertente rítmica brasileira está espalhada pelos quatro cantos do país, e a riqueza dos cantos e contos populares também emerge de atividades produtivas. Nos dias (02) e (03) de novembro o Sesc Santana recebe o espetáculo infantil “Cantinho de Nois”, da Jorge Garcia Cia de dança. Atividade econômica que marcou o período imperial brasileiro e segue em voga atualmente, a montagem mergulha no modo de vida dos cortadores de cana-de-açúcar.
O diretor, Jorge Garcia, buscou referências históricas nos livros “Contos Tradicionais do Brasil” do historiador Câmara Cascudo e “Maracatu do Baque Solto” da antropóloga Maria Lúcia Montes e do fotógrafo Pedro Ribeiro, além do álbum “Músicas do Brasil”. De maneira poética, o espetáculo narra a transformação de um ambiente nostálgico e religioso dos cortadores de cana-de-açúcar da zona-da-mata de Pernambuco, para um ambiente rítmico, dançante e surreal do carnaval de Olinda PE.
A Jorge Garcia Cia de Dança foi criada em 2005 e tem desenvolvido uma linguagem própria em sua abordagem coreográfica, estética e temática, levantando questões sobre o corpo e o ambiente em que é inserido, suas possibilidades e como transformá-lo. Utiliza a diversidade de linguagens artísticas para criar, prioriza o corpo versátil que se aproxime do particular e contemporâneo. Busca novas possibilidades de vigor e sensibilidade no artista, valorizando o intérprete como criador em potencial.