Você está na cidade de:

TRÍPTICO LÁ | ESQUIVA | JURUÁ

Cia. Oito Nova Dança celebra seus 25 anos de criação com Tríptico LÁ | ESQUIVA | JURUÁ e desdobramentos com os Guarani M’byá ocupa espaços do TUSP – Teatro da USP e do Centro Maria Antônia da USP

A Cia. Oito Nova Dança celebra o encontro com o povo indígena Guarani M’byá e seus 25 anos de criação artística com a mostra Tríptico LÁ | ESQUIVA | JURUÁ, que ocupa espaços do TUSP – Teatro da USP e do Centro Maria Antônia da USP. A programação é totalmente gratuita e conta com os três espetáculos, rodas de conversa, instalação audiovisual, roda de xondaro e apresentação do coral Guarani M’byá da Aldeia Kalipety – Parelheiros SP.

A intervenção urbana ESQUIVA (2016), inspirada na cosmovisão dos Guarani M’byá, busca refletir sobre a presença Guarani em nossas cidades a partir da dança contemporânea e da música. O espetáculo está associado e fundamentado à atitude de esquivar-se presente no Xondaro (rito de treinamento do guerreiro Guarani M’byá), manifestação característica da cultura Guarani que se refere não só a dança e música, mas também ao modo de ser Guarani.

Já o espetáculo JURUÁ (2018) também é inspirado pela leveza e resistência dos xondaro, guerreiros e guardiões Guarani, e de sua dança de enfrentamento e esquiva. Mas neste trabalho o material é friccionado para gerar um espetáculo para palco. O termo “juruá” refere-se a um dos modos como esse povo se refere aos não indígenas. A relação entre a Cia. e o povo Guarani, que se estabelece pela diferença, é a conexão que possibilita aprendizados e alianças.

Em LÁ, NOS CORPOS D’ÁGUA (2024), a Cia Oito Nova Dança evoca a água como elemento intermediador dos corpos: humano, vegetal, animal, geográfico… corpos do mundo, abertos e expostos, ou encobertos e submersos na cidade… A performance transita entre linguagens artísticas distintas, como dança, música, videoarte e iluminação, e tem forte aproximação com a questão ambiental.

Em todos os dias de apresentação, o público ainda assiste a uma instalação com a projeção de material audiovisual com o trabalho de campo junto aos Guarani nas aldeias e filmes e registros de desdobramentos artísticos da Cia. Oito Nova Dança a partir da matéria poética e criativa abordada na mostra.

Ficha Técnica:

Intervenção Urbana ESQUIVA
Direção geral: Lu Favoreto
Direção musical: Andrea Drigo e Gregory Slivar
Intérpretes: Augusto Trainotti, Anna Kumamoto, Carla Raiza, Cyro Morais, Fernanda Gusso, Gabriel Küster, Gisele Calazans, Gregory Slivar, Katia Rozato, Lu Favoreto, Roberto Alencar, Rose Lane, Thais Ushirobira, Vinicius Brasileiro.
Fotografia: Vitor Vieira e Ben McGee
Orientação antropológica: Valéria Macedo, Renato Sztutman e Lucas Keese
LÁ, NOS CORPOS D’ÁGUA
Concepção: Lu Favoreto, Cibele Forjaz e Clara Jaxuka
Direção e dramaturgia cênica: Cristiane Paoli Quito
Direção coreográfica e dança em presença: Lu Favoreto
Direção de arte: Clara Jaxuka
Criação de luz e iluminação em presença: Cibele Forjaz
Operação de luz: Letícia Nanni e Larissa Siqueira
Videoarte em presença: Vic von Poser
Trilha sonora: Morris
Música em presença: Maurício Mateus e Morris
Fala em off: Ailton Krenak – TEPI (Teatro e povos indígenas) Sesc Pompeia (SP), setembro/2019
Balbucio em off: Dona Nena (in memorian)
Figurino: Claudia Schapira
Costureira figurino: Cleuza Amaro da Silva Barbosa
Costureira cortinas: Ângela de Oliveira
Aderecista cortina: Edmilson de Souza
Produção cenográfica: Letícia Crozara
JURUÁ
Concepção e Direção geral: Lu Favoreto
Direção musical: Andrea Drigo
Intérpretes-criadores (Cia. Oito Nova Dança e convidados: Andrea Drigo, Augusto Trainotti, Fernanda Gusso, Gabriel Küster, Gisele Calazans, Lu Favoreto, Marcela Páez, Roberto Alencar e Anderson Roberto Gouvêa
Orientação antropológica e dramatúrgica: Valéria Macedo
Orientação Guarani: Jera Poty (Giselda), Papa Mirim Poty (Carlos), Cristine Takua, Karai Tataendy (Sergio), Karai Tataendy (Sebastião), Iraci, Evandro e Ara
Figurino: Claudia Schapira
Criação de luz: André Boll
Designer gráfico: Felipe Teixeira
Assessoria de imprensa: POMBO CORREIO
Apoio: Estúdio Oito Nova Dança
Produção Executiva: Iza Marie Miceli
Produção Cia. Oito Nova Dança: Lia Benacon
Produção Mirante | Projetos Culturais: Ana Laura Castro e Julia Ribeiro Co-realização: Mirante | Projetos Culturais
Realização: Cia Oito Nova Dança

Programação:

Intervenção Urbana ESQUIVA
Onde: Praça Sem Nome – Centro Maria Antônia da USP
Quando: 14 a 16 de março, na sexta e no domingo, às 18h, e no sábado, às 16h Duração: 45 minutos | Classificação indicativa: Livre

LÁ, NOS CORPOS D’ÁGUA
Onde: TUSP – Teatro da USP
Quando: 21 a 23 de março, na sexta e no sábado, às 21h, e no domingo, às 19h Duração: 60 minutos | Classificação indicativa: Livre

JURUÁ
Onde: TUSP – Teatro da USP
Quando: 28 a 30 de março, na sexta, no Sábado e no domingo, às 17h Duração: 60 minutos | Classificação indicativa: Livre

 

*Espaço acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida

Detalhes da peça

Status

Em breve

Temporada

De 14/03/2025 até 30/03/2025

Dias

  • Sexta17h, 18h, 21h
  • Sábado16h, 17h, 21h
  • Domingo17h, 18h, 19h

Duração

60 minutos

Valor

Gratuito - Distribuídos 1h antes de cada apresentação

Região

Centro / São Paulo

Teatro / Espaço

TUSP– Teatro da Universidade de São Paulo
R. Maria Antônia, 294, Vila Buarque, São Paulo/SP - 01222010

Estacionamento

Cafeteria

Sim

Telefone

(11) 3123-5222

E-mail

tuspmkt@usp.br

L

Classificação indicativa

Classificação Livre para todas idades

Galeria de fotos
Fotos por Felipe Teixeira,Vitor Vieira
Compartilhar em

Você pode se interessar

A OLHO NU

"A OLHO NU" é uma jornada coreográfica que mergulha nas profundezas da Era Digital, explorando os impactos multifacetados da internet na sociedade pós-contemporânea. Coreografado na metodologia JORAM, criada por Roberto Amorim, o espetáculo utiliza a linguagem da dança e do teatro para retratar as nuances dessa revolução tecnológica que transformou a vida dos seres humanos. O espetáculo não só desafia os espectadores a refletirem sobre seu uso da internet, mas também celebra a resiliência e a capacidade de adaptação da mente humana diante de novas tecnologias. Através da arte cênica e da dança contemporânea, oferece uma crítica poética e visualmente impactante da Era Digital, convidando todos a se tornarem mais conscientes e proativos em sua interação.

de 23/02/2025 a 20/03/202545 minà partir de R$ 10Últimos Dias
  • Domingo19h30
Teatro J. Safra

DAS TRIPAS: SETE HISTÓRIAS

Das Tripas: Sete Histórias, é um espetáculo de dança-teatro livremente inspirado no livro Das Tripas Coração da escritora pernambucana Ezter Liu. O espetáculo é uma construção coreográfica e teatral, na qual os movimentos e palavras dão voz e corpo ao universo poético e profundamente feminino retratado pela escrita de Liu.

de 07/03/2025 a 16/03/202560 minà partir de R$ 20Últimos Dias
  • Sexta19h19h
  • Sábado19h19h
  • Domingo19h
  • Sexta19h19h
  • Sábado19h19h
  • Domingo19h
Teatro Sérgio Cardoso

LABIRINTO FEMININO

Labirinto Feminino conta a história de duas mulheres (trans e cis) que estão prestes a casar com seus respectivos príncipes. Porém, o que aparenta ser uma relação amorosa e feliz esconde uma realidade bem diferente. Através de performances e monólogos intensos, a peça explora o ciclo da violência doméstica e como essas situações de abuso se apresentam de diversas formas, ao mesmo tempo em que discute a importância de combater os feminicídios e transfeminicídios que resultam na dizimação do empoderamento feminino

de 08/03/2025 a 29/03/202560 minà partir de R$ 35Em cartaz
  • Sábado21h
  • Sábado21h
Teatro B32

Inf Busca Peças

Data
Preço

Este website armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para melhorar sua experiência no site e fornecer serviços personalizados para você, tanto no website, quanto em outras mídias. Para saber mais sobre os cookies que usamos, consulte nossa Política de Privacidade

Não rastrearemos suas informações quando você visitar nosso site, porém, para cumprir suas preferências, precisaremos usar apenas um pequeno cookie, para que você não seja solicitado a tomar essa decisão novamente.