Companhia Ensaio Aberto apresenta “Olga”, um novo espetáculo no Armazém da Utopia
A dramaturgia de Luiz Fernando Lobo foi feita a partir de longa pesquisa em arquivos brasileiros, europeus e americanos, em documentos primários. A Ensaio Aberto reabre arquivos, escava e traz à tona documentos que confrontam a história oficial. “Os documentos, mesmo os aparentemente mais claros, não falam senão quando sabemos interrogá-los”, diz o historiador Marc Bloch. E complementa: “Nunca, em nenhuma ciência, a observação passiva gerou algo de fecundo. Olga é um exemplar da tradição do Teatro Documentário, que tem em Piscator e Peter Weiss seus precursores. A encenação realiza uma nova abertura da história ao apontar as contradições e camuflagens produzidas pela história oficial”.
Olga, assim como outros militantes, foi expulsa do país sem nenhum processo legal, violando não apenas os princípios do direito internacional, mas também os limites da barbárie. “Contamos para lembrar, para rememorar, para reparar, e, sobretudo, para repensar caminhos. Durante muitos anos, repetiu-se à exaustão mentiras. A história oficial, no Brasil, negou aos revolucionários de 1935 qualquer papel relevante. O que era um levante armado, virou Intentona”, explica o diretor, Luiz Fernando Lobo.
Ficha Técnica:
Direção e dramaturgia: Luiz Fernando Lobo
Direção de Produção: Tuca Moraes
Cenografia: J.C.Serroni
Figurinos: Beth Filipecki e Renaldo Machado
Iluminação: Cesar de Ramires
Direção musical e trilha original: Felipe Radicetti
Produção Executiva: Aninha Barros
Elenco
Tuca Moraes como Olga
Ana Clara Assunção
Bibi Dullens
Eduardo Cardoso
Gilberto Miranda
Grégori Eckert
Leonardo Hinckel
Luiz Fernando Lobo
Mariana Pompeu
Mateus Pitanga
Michael Di’Martino
Rossana Rússia
Thaise Oliveira
Uriel Dames
*Para agendamento de grupos (escolas, projetos sociais, associações, etc.) entre em contato por meio do WhatsApp (21) 98909-2400
*Cinco sessões de Olga são gratuitas, contempladas pelo Festival Em Boa Companhia – Termo de Fomento/FUNARTE TransfereGov nº 934254/2022, celebrado entre o Instituto Ensaio Aberto e o Ministério da Cultura e a Fundação Nacional das Artes.