Você está na cidade de:

QUEDA DE BALEIA OU CANTO PARA DANÇAR COM MINHA MORTE

Queda de Baleia ou Canto Para Dançar Com Minha Morte

Críticas
É uma performance comovente e repleta de alma.
(British Theatre Guide, Edimburgo, Escócia)

Altamente não convencional e profundamente pessoal,
é diferente de qualquer outro espetáculo que já vi. (…)
A sinceridade, a fisicalidade e a presença de palco cativante de Longo
tornam esta performance memorável.
(The Student News, Edimburgo, Escócia)

Longo assume os papéis tanto de quem vive o luto
quanto de quem é objeto dele… quebrando a solenidade com desvios lúdicos. (…)
Rigorosa em sua recusa em transformar o luto em uma história
linear ou organizada.
(The Scotsman, Edimburgo, Escócia)

A maturidade corporal da atriz ao representar os vários estágios de um corpo
nos faz ter certeza: é um solo de muitas Brunas.
(Jessica Moreira – Morte Sem Tabu – Folha de São Paulo)

O teatro mais disruptivo de São Paulo acontece dentro de um cemitério.
(Esther Miranda – São Paulo Secreto)

QUEDA DE BALEIA OU CANTO PARA DANÇAR COM MINHA MORTE é um espetáculo sobre a morte e, sobretudo, sobre a vida. A partir da morte do pai da atriz e criadora Bruna Longo, a obra investiga o tabu da morte na vida cotidiana, o desaparecimento dos ritos fúnebres nas sociedades capitalistas ocidentais e os mecanismos de medo, silêncio e negação que nos afastam da experiência da finitude.
Realizou três temporadas na Capela do Cemitério do Redentor, em São Paulo, entre 2025 e 2026, e foi indicada ao Prêmio APCA 2025 na categoria de Melhor Atriz. Em maio de 2026, integrou a programação da Virada Cultural de São Paulo e, em agosto, foi apresentada no Edinburgh Festival Fringe, na Escócia. Em outubro, segue para o Festival de Artes Vivas, em Cali, Colômbia.
Os adultos atormentados
pela ansiedade da morte
não são pássaros estranhos
que contraíram alguma doença exótica,
mas homens e mulheres cuja família e cultura
falharam em tricotar as roupas protetoras adequadas
para que resistissem ao frio gelado da mortalidade.
(Irvin Yalom, Psiquiatra)

A dramaturgia por Bruna Longo
“Dia 26 de julho de 2022, às 01:52 da manhã, meu pai morreu. Ao meio-dia seguinte iniciou-se o velório. Às 16:00 seu corpo foi colocado dentro do jazigo da família no cemitério do Araçá, em São Paulo, capital.
O que se seguiu foram dias de burocracias em bancos, cartórios, seguros. Dias que viraram semanas, meses. Nenhum convite a qualquer rito de passagem de uma realidade a outra. De filha a órfã. Todos os paradigmas mudaram subitamente. Nenhum tempo ou espaço para a elaboração. Nada. Não venho de uma família com crenças religiosas. Sou atéia, materialista. Não via, de imediato, nenhum caminho satisfatório para a elaboração da maior dor que já senti na vida.
Dois dias depois da morte do meu pai, passei a usar o barro desse luto como material para meu trabalho. Iniciei o único caminho que a mim parecia possível para essa elaboração. Meu templo é o teatro, minha liturgia é a pesquisa artística, minha reza é a dramaturgia. E esse é o germe deste espetáculo.
Desde a estreia de QUEDA DE BALEIA OU CANTO PARA DANÇAR COM MINHA MORTE em 26 de julho de 2025 (aniversário de três anos da morte do meu pai), minhas primeiras percepções e sensações foram se confirmando e ganhando novas camadas a partir de dezenas de depoimentos, conversas e encontros com o público. Pessoas de diferentes idades, histórias, nacionalidades e experiências compartilham comigo suas perdas, seus medos, seus silêncios e, muitas vezes, a dificuldade de encontrar um espaço onde possam simplesmente falar sobre a morte. Aos poucos, fui percebendo que aquilo que eu havia vivido como uma experiência profundamente íntima também encontrava eco em muitas outras pessoas. A necessidade de falar sobre a morte parece estar apenas aguardando um convite.
A morte é, para nós ocidentais, talvez o último tabu intransponível. Não falamos sobre ela. Não sabemos lidar com ela. No entanto, ela é também a única certeza inevitável. Num período histórico em que guerras, tragédias coletivas, violência, epidemias e pandemias são noticiadas em tempo real como nunca fora possível, e que a indústria cultural capitaliza em cima desses temas com espetacularização, a morte cotidiana se transformou em um assunto velado.
O processo de morte foi higienizado, burocratizado. O avanço da ciência e da medicina prolongou nossas vidas, mas também mudou a forma como morremos. Não se morre mais em casa, mas em hospitais – lugares onde se busca vencer a morte, muitas vezes prolongando o inevitável. Ritos fúnebres são cada vez mais rápidos, padronizados e industrializados, como o boom de cremações comerciais.
A hipervalorização da juventude não quer nos deixar lembrar que morremos. Nós, homo sapiens sapiens. Sempre esquecemos o último sapiens do nosso gênero. Somos humanos que não só sabemos, mas sabemos que sabemos. Para muitos historiadores e antropólogos, o nascimento da cultura humana como a entendemos está ligado ao luto.
A morte inspirou os primeiros ritos humanos, os primeiros hieróglifos, as primeiras histórias contadas em volta da fogueira. O nascimento da filosofia, da religião, da arte. Elaborar o luto inaugura quem somos, e, ao renunciarmos a isso, renunciamos a uma angústia metafísica essencial. Não falar da morte não a afasta, apenas a torna mais temerosa.”

Detalhes da peça

Status

Em breve

Temporada

De 26/09/2026 até 25/10/2026

Dias

  • Sábado
  • Domingo

Duração

85 minutos

Valor

R$80 (inteira) / R$40 (meia)

Região

São Paulo

Teatro / Espaço

Capela do Cemitério do Redentor
Av. Dr. Arnaldo,1105 - Sumaré,19

Estacionamento

Cafeteria

Sim

Telefone

(11) 3082-0437

12

Classificação indicativa

Não apropriado para menores de 12 anos

Galeria de fotos
Compartilhar em

Você pode se interessar

SE AS COMIDAS DOS FOLHETOS FOSSEM COMESTÍVEIS

Em um contexto em que a fome é chamada de Locadora e os humanos locam involuntariamente seus corpos, a peça realiza um recorte: a história de dois jovens negros, irmãos gêmeos não idênticos, que vivem em situação de rua e estão presos em uma cozinha desativada. Ali, entre talheres, panelas e restos de folhetos de supermercados, eles refletem sobre o passado de trabalho análogo à escravidão, em que desde pequenos foram vítimas de um casal branco do bairro Itaim Bibi, na capital de São Paulo.

de 09/10/2026 a 09/10/202670 minGratuitoEm breve
  • Sexta19h30
SP Escola de Teatro - Unidade Roosevelt

TRILOGIA NO QUIERO EXPLICAR NADA (PARTE I)

Três alunas descobrem um livro enterrado no jardim.

de 03/10/2026 a 25/10/202670 mina partir de R$ 40Em breve
  • Sábado19h
  • Domingo18h
Mi Teatro

TIP (ANTES QUE ME QUEIMEM EU MESMA ME ATIRO NO FOGO)

TIP – gorjeta, em inglês - compõe o nome escolhido para o corajoso relato de autoficção da atriz Milla Fernandez que, com direção de Rodrigo Portella e direção musical de Federico Puppi, leva à cena uma experiência vivida durante a pandemia de 2020/21. As necessidades batiam à porta e os horizontes eram inexistentes. Então, com apoio do marido e dos pais, Milla buscou no sexo virtual a garantia de uma fonte de renda imediata. Sem nenhum conhecimento prévio daquele universo, e sem ideia do que encontraria, mergulhou no mundo do entretenimento adulto, satisfazendo como camgirl desejos de clientes anônimos em troca de gorjetas (TIPs, em inglês).

de 02/10/2026 a 03/10/202690 minGratuitoEm breve
  • Sexta20h
  • Sábado20h
Teatro Cacilda Becker

Inf Busca Peças

Data
Preço

Este website armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para melhorar sua experiência no site e fornecer serviços personalizados para você, tanto no website, quanto em outras mídias. Para saber mais sobre os cookies que usamos, consulte nossa Política de Privacidade

Não rastrearemos suas informações quando você visitar nosso site, porém, para cumprir suas preferências, precisaremos usar apenas um pequeno cookie, para que você não seja solicitado a tomar essa decisão novamente.