Lugar Nenhum (2018) entra em cartaz no TUSP (Teatro da USP) a partir de 23 de fevereiro
A Companhia do Latão retorna aos palcos paulistanos para apresentar no Teatro da Universidade de São Paulo (TUSP) seus mais recentes espetáculos e realizar uma oficina gratuita de Dramaturgia da Atuação.
A programação especial acontece entre os meses de fevereiro e março de 2023. O espetáculo Lugar Nenhum (2018), espetáculo que estreou no CCBB Rio de Janeiro e fez curta temporada em São Paulo, no Sesc Paulista. A peça, publicada em livro pela editora Temporal, foi transmitida ao vivo pelo Sesc Ipiranga durante a pandemia e apresentou-se recentemente no Festival São Palco, nas cidades de Torres Vedras e Coimbra, em Portugal. Durante os três anos que não se apresentou em São Paulo, a Companhia do Latão realizou experimentos em vídeo, comemorou seus 25 anos com uma temporada de repertório em Santos e uma residência artístico-pedagógica de dois meses no CPT do Sesc Consolação, que contou com artistas de todo país. A temporada no TUSP marca a retomada das atividades paulistanas do grupo.
LUGAR NENHUM, escrito por Sérgio de Carvalho com colaboração do elenco, é um espetáculo inspirado em textos do escritor russo Anton Tchekhov. A peça estreou no Rio de Janeiro em 2018, quando o grupo comemorava 21 anos de existência. A dramaturgia foi publicada em livro em 2019 pela editora Temporal e, no ano seguinte, traduzida para o espanhol e publicada na revista Conjunto, de Havana, Cuba. Em 2022, o espetáculo foi apresentado no Festival São Palco, em Portugal, com enorme sucesso.
A história de LUGAR NENHUM se passa numa casa de praia próxima a Paraty, erigida sobre as ruínas de uma fazenda colonial, onde uma família de artistas intelectualizados se encontra para a comemoração do aniversário de seu filho. Um cineasta decadente, uma atriz de sucesso que encena uma peça de Ibsen, um músico que foi preso durante a ditadura, e um jornalista liberal são personagens desse conjunto social confinado durante um fim de semana na praia. Debates ideológicos sobre arte e política no Brasil se misturam aos pequenos estragos e violências cotidianas. A peça é composta também de reflexões sobre o próprio teatro, em que os procedimentos de construção cênica são revelados ao público a partir dos comentários de uma das personagens.
“O Latão não poupa seu público: não se chora, pouco se ri. A catarse aqui, se existir, é a da inteligência: LUGAR NENHUM, encenada em São Paulo antes da eleição de Jair Bolsonaro, parece uma alegoria do Brasil.”
(Maria Rita Kehl, psicanalista)
“Acabo de sair de um Tchekov vertiginoso, sedutor, melancólico como sempre e político no bom sentido. Sai da peça em frangalho e silencioso pois ali no LUGAR NENHUM se representa esse nosso Brasil. (…) Os atores dão o sangue e brilham no coletivo. Helena Albergaria e Ney Piacentini dão um show à parte. Ela não é só uma boa atriz, mas um encantamento em forma de desafios. Ousa e se joga de peito aberto sabendo bem o que faz.”
(Luiz Rosemberg Filho, cineasta)
FICHA TÉCNICA
Atuação: Beatriz Bittencourt, Carlos Santos, Érika Rocha, Helena Albergaria, Ney Piacentini, Rubens Alexandre.
Música e atuação: Cau Karam, Nina Hotimsky.
Voz do policial: Rogério Bandeira
Cenografia: Valdeniro Paes e Sérgio de Carvalho
Pintura do telão: Marcelino Fernandes
Figurinos, adereços e colaboração na cenografia: Carlos Escher
Assistência de figurinos: Ruth Melchior
Iluminação: Sérgio de Carvalho
Consultoria de iluminação e operação: Melissa Guimarães e Silviane Ticher
Arte do programa e cartaz: Marcelo Berg
As personagens cantam trechos incidentais do cancioneiro popular brasileiro, além de canções de tradição caiçara, judaica e dos Guarani Mbya.
Transcrição musical das canções guarani mbya: José Calixto Cohon
Colaboração dramatúrgica: Helena Albergaria
Produção audiovisual e assistência de Pesquisa: Maurício Battistuci
Produção: Périplo
Assistência de Direção: Maria Lívia Goes
Dramaturgia e Direção: Sérgio de Carvalho