Corteja Paulo Freire
Nos sábados de março de 2023, sempre com concentração às 14h30 e saída às 15h, a Cia do Tijolo realiza uma temporada de apresentações gratuitas da “Corteja Paulo Freire”, um trabalho musical poético que será realizado em quatro locais de São Paulo, agrupando integrantes do grupo e companhias parceiras, celebrando o centenário de Paulo Freire.
No dia 04 de março (sábado), a Cia do Tijolo realiza a ação saindo da sede do Engenho Teatral e chegando no CEU Carrão, no Tatuapé. No dia 11 de março (sábado), o cortejo sai da sede do Instituto Pombas Urbanas e vai até a Praça Brincante, em frente ao Centro Cultural Arte em Construção, na Cidade Tiradentes. No dia 18 de março (sábado), a ação acontece com saída da sede da Cia dos Inventivos. E no dia 25 de março (sábado), o cortejo sai da sede da A Próxima Companhia e segue até o Elevado Costa e Silva – o Minhocão.
Com bonecos gigantes de Patativa do Assaré, Federico Garcia Lorca, Ivone Gebara, Dom Helder Câmara e do próprio Paulo Freire, a Cia do Tijolo promove um coro para reabertura dos trabalhos depois de um longo inverno.
“Como no carnaval de Olinda, no momento da saída do Homem da Madrugada que inaugura o carnaval, como nas saídas de santo ou nas procissões católicas, nos juntaremos aos nossos bonecos gigantes para abrir nossos trabalhos após o fim da Pandemia. Junto de nós, o aniversariante, nosso personagem principal, Paulo Freire”, comenta o grupo.
A criação de uma Corteja, assim, no feminino, mistura do substantivo cortejo e do verbo cortejar conjugado na terceira pessoa do singular, ou na segunda pessoa do imperativo afirmativo (corteja!) busca promover a ideia de coletividade, respeito, caminhada, gentileza, cumprimentar- se, cuidado e galanteio.
A ação faz parte do projeto “A Cabeça Pensa onde os Pés Pisam – celebrando Paulo Freire no seu centenário” contemplado na 37ª Edição do Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. Com este projeto, a Cia do Tijolo propõe um conjunto de ações articuladas para celebrar, homenagear e fazer justiça a Paulo Freire, às professoras e aos professores brasileiros.
“Nosso patrono da educação é um dos pensadores brasileiros mais importantes, o mais reconhecido internacionalmente, um dos intelectuais mais citados em artigos acadêmicos, teses e dissertações mundo afora. Isso já seria motivo de sobra para cantarmos em verso e prosa a existência desse pernambucano eminente”, comenta a Cia do Tijolo.
Ficha Técnica:
Atuadores: Arce Correia, Dinho Lima Flor, Rodrigo Mercadante, Karen Menatti, Cris Raséc, Fabiana Vasconcelos Barbosa, Thais Pimpão, Lucas Vedovoto, Artur Mattar, João Attuy
Músicos: Marcos Coin, William Guedes, Jonathan Silva, Leandro Goulart, Maurício Damasceno, Clara Kok Martins
Direção: Rogério Tarifa, Dinho Lima Flor, Rodrigo Mercadante e Karen Menatti
Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini
Coordenação de Produção: Suelen Garcez
Quando: 04 de março de 2023 (sábado) – Horário: Concentração às 14h30 – Saída às 15h
Itinerário do cortejo: Saída da sede do Engenho Teatral, que fica na Rua Monte Serrat, 120 – Tatuapé, São Paulo – SP. Chegada no CEU Carrão que fica na Rua Monte Serrat, 230 – Tatuapé – São Paulo – SP
Quando: 11 de março de 2023 (sábado) – Horário: Concentração às 14h30 – Saída às 15h
Itinerário do cortejo: Saída da sede do Instituto Pombas Urbanas, o Centro Cultural Arte em Construção, que fica na Av. dos Metalúrgicos, 2100 – Cidade Tiradentes, São Paulo – SP até a Praça Brincante (em frente ao Centro Cultural Arte em Construção.
Quando: 18 de março de 2023 (sábado) – Horário: Concentração às 14h30 – Saída às 15h
Itinerário do cortejo: Saída da sede da Cia dos Inventivos, que fica na Rua Limeira, 19, Quinta da Paineira (próximo ao Metrô Vila Prudente) e percurso pelo entorno da cia.
Quando: 25 de março de 2023 (sábado) – Horário: Concentração às 14h30 – Saída às 15h
Itinerário do cortejo: Saída da sede da Próxima Companhia até o Minhocão