A Épikos apresenta o curso A MODERNIZAÇÃO DO TEATRO BRASILEIRO: perspectivas para um debate crítico (Anos 1920-1950).
Compreender o desenvolvimento das artes cênicas no País enseja uma reflexão sobre o país e seu processo histórico de “individuação” e delineamento identitário, isto é, de construção de uma imagem nacional moderna.
Falar sobre teatro é importante, tanto para que nos conheçamos melhor por meio de uma de nossas mais maduras e sólidas manifestações artísticas, quanto para que possamos valorizar esta arte que propõe precisamente um maior conhecimento do homem de modo lato.
Se uma das funções do teatro é mostrar-nos como somos e como poderíamos ser, por meio de histórias e de emoções, conhecer a história do país por meio do recorte da história dessa arte é igualmente um modo de nos reconhecermos e idealizarmos novas proposições humanas cabíveis, em nível individual ou coletivo.
No quarto encontro contaremos com a participação do diretor Amir Haddad, encenador, fundador do Teatro Oficina e líder do hoje veterano grupo ‘Tá na Rua’. Será uma conversa descontraída com um dos principais artífices do processo modernizador analisado neste curso, mediado pelo curador. Amir é único remanescente de sua geração, o que torna a possibilidade ainda mais valiosa.
Vamos mergulhar na cena nacional do teatro?