Serão oferecidas bolsas de estudo para o Curso Técnico em Artes Cênicas a jovens entre 14 e 21 anos, em situação de vulnerabilidade socioeconômica
O Célia Helena Centro de Artes e Educação — uma das mais conceituadas escolas de teatro do país, dirigida por Lígia Cortez — está à frente de uma nova iniciativa com o objetivo de democratizar o acesso à educação artística. Trata-se do projeto Vozes, programa aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet) sob o Pronac 2312607, que oferece bolsas de estudo para jovens e adultos no curso técnico profissionalizante em artes cênicas. A ideia é formar a próxima geração de profissionais do teatro para estudantes entre 14 e 21 anos, sobretudo aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
“A formação educacional, ética, estética e humana é um princípio fundamental do Célia Helena Centro de Artes e Educação. Guiados pela arte e com um profundo compromisso social, buscamos, por meio do Projeto Vozes, assegurar que o teatro, uma expressão artística essencial para nossa cultura, esteja acessível aos jovens que desejam se expressar por meio dele”, afirma Lígia Cortez, atriz e diretora do Célia Helena Centro de Artes e Educação.
As bolsas de estudo são destinadas ao curso técnico oferecido pelo Teatro-escola Célia Helena (TECH), que tem duração de 24 meses e inclui uma grade curricular abrangente, rica e diversificada em áreas como Interpretação Dramática, Expressão Corporal e Vocal, Visagismo, Indumentária, Técnicas de Interpretação para TV e Cinema, História das Artes Cênicas, entre outras. Ao concluir o curso, os alunos receberão o registro profissional (DRT), permitindo-lhes atuar no mercado de trabalho.
O projeto é destinado a pessoas que concluíram ou estão cursando o ensino médio, com idades entre 14 e 21 anos. A seleção para as bolsas de estudo será baseada em uma avaliação socioeconômica, e os candidatos devem ter disponibilidade para frequentar as aulas no período da tarde, de segunda a sexta-feira, durante os dois anos de duração do curso.
As inscrições — gratuitas — para o processo seletivo já estão abertas e os interessados têm até 24 de agosto para entregar a documentação comprobatória, por meio do site https://celiahelena.com.br/projeto-vozes/. O processo seletivo ocorrerá em 26 de agosto, com o resultado final sendo divulgado em 28 de agosto. As matrículas dos selecionados devem ser efetivadas até 30 de agosto.
O curso será realizado na Unidade Itaim do Célia Helena Centro de Artes e Educação, estrategicamente localizada na Av. São Gabriel, 462, em São Paulo, com fácil acesso via transporte público. O início das aulas, que ocorrerão no período da tarde, está previsto ainda para o segundo semestre de 2024.
“O Projeto Vozes reflete o compromisso do Célia Helena Centro de Artes e Educação com a inclusão e a excelência na educação artística. Ao proporcionar essas bolsas de estudo, a instituição espera não apenas formar novos talentos para o teatro, mas também contribuir para a construção de uma sociedade mais equitativa e criativa”, completa Lígia Cortez.
Célia Helena Centro de Artes e Educação – A Associação de Arte e Ensino Superior, mantenedora da Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH) e do Teatro-escola Célia Helena (TECH), é uma instituição sem fins lucrativos que a 47 anos tem como propósito à formação de excelência no campo das artes cênicas, atuando há décadas no cenário cultural brasileiro.
Projeto Vozes – Cronograma de Inscrição
- Divulgação do Edital de Bolsas de Estudo: 10/08/2024 e 24/08/2024
- Entrega da documentação comprobatória: Até 24/08/2024 às 18h
- Processo Seletivo: 26/08/2024
- Resultado e divulgação do Processo Seletivo: 28/08/2024
- Efetivação da Matrícula: Até 30/08/2024