ESCUTE AS FERAS, adaptação teatral de obra literária homônima, que a partir de uma história real, discorre sobre o embate de uma mulher com um urso
O espetáculo Escute as feras apresenta uma livre adaptação do livro homônimo da antropóloga francesa Nastassja Martin – publicado na França em 2019 e no Brasil em 2021 pela Editora 34. Na obra, a autora tem seu rosto desfigurado por um urso pardo em um encontro inesperado na região de Kamchatka, na Sibéria, experimenta transformações físicas e espirituais e se vê às voltas com questões filosóficas sobre as relações entre a humanidade e a natureza. Sonhos, delírios provocados por intervenções médicas e memórias em meio aos vulcões: é preciso acreditar nas feras.
A adaptação teatral se concentra nos principais pontos de contato entre essa história e a realidade brasileira, entre essa mulher e todas as mulheres. A versão final, descarnada, se descola do realismo da obra e procura criar um microclima de sonho e estímulo dos sentidos.
Maria Manoella então dá voz à narradora acompanhada do músico Lúcio Maia, que executa a trilha ao vivo como uma extensão dramatúrgica, criando não só música, mas ambiências sonoras. Daniela Thomas e Caetano Vilela colaboram na ambientação deste não-lugar onde a protagonista se encontra, Fabio Namatame e Vivien Buckup na expressividade e hibridação desta mulher-animal e a escritora Ana Paula Pacheco contribui na adaptação teatral ao lado de Fernanda Diamant e Mika Lins – que também co-dirigem o espetáculo.
Ficha Técnica:
Autora: Nastassja Martin
Tradução: Camila Boldrini e Daniel Lühmann
Idealização: Maria Manoella e Fernanda Diamant
Adaptação: Fernanda Diamant, Mika Lins, Maria Manoella
Fala do Urso: Ana Paula Pacheco
Direção: Mika Lins
Co-direção: Fernanda Diamant
Com: Maria Manoella e Lúcio Maia
Direção Musical, Produção, Composição e Execução: Lúcio Maia
Direção de Arte: Daniela Thomas
Figurino: Fabio Namatame
Iluminação: Caetano Vilela
Direção de Movimento: Vivien Buckup
Assistente de Direção: Luana Gouveia
Produção: Rodrigo Fidelis (Corpo Rastreado)
Operação e adaptação de Luz: Luana Gouvea
Operação de Som e Vídeo: Edézio Aragão
Direção de Palco: Diego Dac
Fotos e vídeos: Ariela Bueno
Edição de Vídeo: Sergio Glasberg
Identidade Visual: Flávia Castanheira
Assessoria de Imprensa: Adriana Monteiro
