Marta Soares apresenta três espetáculos em 18 sessões no projeto Feminino Informe na cúpula do Theatro Municipal de São Paulo
Com trabalhos apresentados em festivais nacionais e internacionais, dançarina, performer e coreógrafa, Marta Soares apresenta mostra de seu seus espetáculos mais premiados no projeto de circulação e criação Feminino Informe. A proposta é dar continuidade e aprofundamento à trajetória de pesquisa e desenvolvimento da linguagem artística que vem realizando desde 1995. A programação tem o apoio do 35º Programa de Fomento a Dança, que consiste na manutenção do seu núcleo artístico com a circulação de quatro espetáculos, em 24 apresentações com ingressos gratuitos ou preços populares. São eles: Les Poupées (Prêmio APCA 1996) com seis apresentações (15 a 20 de setembro), Bondages em versão solo (Prêmio Denilto Gomes 2017) com seis apresentações (4 a 9 de outubro) e a estreia de Bondages em versão trio, com seis apresentações (15 a 20 de novembro) serão apresentados na Cúpula do Theatro Municipal.
Les Poupées – de 15 a 20/09. Horários: 19h (domingo) / 20h (segunda-feira a sábado)
Concebido, dirigido e interpretado por Marta Soares, o solo de dança “Les Poupées” tem como ponto de partida as fotografias de bonecas realizadas pelo fotógrafo surrealista alemão Hans Bellmer que foi influenciado pelos contos de E.T.A. Hoffman, em especial pelo conto “O Homem de Areia” que deu origem ao ballet Copélia, pelos movimentos dadaísta e surrealista e pelos experimentos psicanalíticos realizados no início do século XX por Charcot e Freud com pacientes histéricas. Bellmer buscava ao fotografar as suas bonecas, as quais montava, desmontava e remontava, o que ele determinou como “inconsciente físico” que, de uma forma breve, seriam os caminhos que os desejos inconscientes percorrem pelo corpo. Inspirado pelas fotografias de Hans Bellmer e pelas fontes internas da sua criadora o solo “Les Poupées” também explora, ao transgredir a lógica formal da distinção de oposições categóricas no corpo como dentro/fora, figura/fundo, homem/mulher, morto/vivo e animado/inanimado, o conceito “informe” segundo o sociólogo francês Georges Bataille para refletir sobre a condição do sujeito na contemporaneidade.
Ficha Técnica “Les Poupées”:
Concepção e Direção: Marta Soares.
Coreografia e Interpretação: Marta Soares. Figurino – Marta Soares.
Desenho de Luz : Beto de Faria.
Trilha Sonora: Marta Soares.
Objetos Cênicos: Marta Soares.
Produção: CAIS Produção Cultural. José Renato F. de Almeida e Beto de Faria.
Realizado com o apoio da Bolsa Rede Stagium1997.
Recebeu o Prêmio APCA 1997.
Duração: 40 minutos. Classificação: livre
“Bondages” (versão solo) – de 4 a 9/10 . Horários: 19h (domingo) / 20h (segunda-feira a sábado).
O espetáculo “Bondages” tem como ponto de partida a série fotográfica “Amarrações” desenvolvida pelo fotógrafo surrealista alemão Hans Bellmer nos anos 50. A qual teve como objetivo submeter o corpo feminino à uma experimentação direta. Nela, Bellmer amarrou o corpo nu da sua parceira Unica Zurn e fotografou as várias dobras que se formaram de diferentes pontos de vista. O seu objetivo principal foi a remodelação do corpo, operação que ele já havia realizado nos seus desenhos de Unica mais de dez anos antes. Na cena, em cima de uma plataforma, Marta Soares explora amarrações com um fio de nylon no seu próprio corpo. Cada movimento gera uma nova pose que é iluminada por um flash de luz estimulando um olhar fotográfico para o espetáculo. E, propõem uma reencenação do ato fotográfico que Bellmer realizou no corpo de Única Zurn, mas também, uma desfetichização desse ato, ao, como mulher, amarrar-se a si mesma
Ficha Técnica “Bondages” (versão solo):
Concepção e Direção – Marta Soares.
Performance – Marta Soares.
Dramaturgia – Bruno Levorin.
Desenho de Luz – Aline Santini.
Objeto Cênico – Guilherme Pardini e Marcelo Venzon.
Produção – CAIS Produção Cultural. José
Renato F. de Almeida e Beto de Faria.
Realizado com o apoio do Programa Municipal de Fomento a Dança para a Cidade de São Paulo.
Recebeu o Prêmio Denilto Gomes de Dança 2017 e foi indicado ao Prêmio da Revista BRAVO 2017! Agradecimento a Danielli Mendes pela sua participação imprescindível como assistente de ensaio durante a criação da obra e temporada de estreia desta.
Duração: 40 minutos. Classificação: 16 anos
“Bondages” (versão trio) – Nova Criação – de 15 a 20/11/2024. Dia 15 às 17h. Dia 16 às 20h. Dia 17 às 19h. Dia 18 às 20h. Dia 19 às 20h. Dia 20 às 17h.
O espetáculo “Bondages” versão grupo será um desdobramento no formato trio do espetáculo “Bondages” versão solo. E, como este último também terá como ponto de partida a série fotográfica “Amarrações” desenvolvida pelo fotógrafo surrealista alemão Hans Bellmer nos anos 50. A qual teve como objetivo submeter o corpo feminino a uma experimentação direta. Nela Bellmer amarrou o corpo nu da sua parceira Unica Zurn e fotografou as várias dobras que se formaram de diferentes pontos de vista. O seu objetivo principal foi a remodelação do corpo, operação que ele já havia realizado nos seus desenhos de Única mais de dez anos antes. Na cena, em cima de plataformas, as performers explorarão amarrações com um fio de nylon nos seus próprios corpos. Cada movimento gerará uma nova pose propondo uma reencenação do ato fotográfico que Bellmer realizou no corpo de Única Zurn, mas também, uma desfetichização desse ato, ao, como mulheres, amarrarem-se a si mesmas. O desenho de luz será criado por Aline Santini e o desenho de som por Lívio Tragtenberg.
Ficha Técnica “Bondages” (versão trio)
Concepção e Direção: Marta Soares.
Intérpretes: definir.
Desenho de Luz: Aline Santini.
Desenho de Som: Lívio Tragtenberg.
Espaço Cenográfico: a definir.
Produção: CAIS Produção Cultural. José Renato F. de Almeida e Beto de Faria.
Realizado com o apoio do Programa Municipal de Fomento a Dança para a Cidade de São Paulo
Duração: cerca de 60 minutos. Classificação: 16 anos