“História de Lenços e Ventos” – Projeto Girassol de Fogo celebra 50 anos do Ventoforte
Um barco pequeno, Pingo Primeiro estava ancorado, nunca tinha navegado. Eis que surge Irupê, uma flor e Pingo se apaixona por ela. A Aranha o liberta e ele é levado pela correnteza, mas não consegue se juntar a Irupê. Irupê está presa nas margens do rio. Pingo quase naufraga no mar. Surge o Marinheiro que ensina Pingo a navegar, e a usar a âncora. Quando ele quer ancorar, abaixa a âncora, e quando quer navegar levanta a âncora. O Marinheiro é quem sabe disso.
CICLO DE ENCONTROS: O TEATRO E A INFÂNCIA
Mediação: Dib Carneiro Neto (jornalista, dramaturgo e crítico teatral) Datas: 15, 22 e 29 de outubro de 2025 (terças-feiras), às 19h. Local: Sesc Belenzinho. Participação gratuita.
O ciclo “O Teatro e as Infâncias” celebra o legado do Ventoforte com três rodas de conversa que promovem a troca entre artistas, educadores e o público. Com mediação do crítico Dib Carneiro Neto, os encontros reúnem integrantes históricos do grupo para refletir sobre dramaturgia, música, crítica e o futuro do teatro para crianças, fortalecendo a escuta da criança como protagonista e conectando arte, educação e políticas culturais.
PROGRAMAÇÃO DOS ENCONTROS:
• 15/10 (19h) – Dramaturgia, Música e Crítica no Teatro para Infâncias Com Dib Carneiro Neto, Ronaldo Mota e Eduardo Bartolomeu. Debates sobre a qualificação do teatro infantil, o papel da crítica como ferramenta de reflexão e os desafios éticos e estéticos da criação para crianças.
• 22/10 (19h) – Desdobramentos e Futuro: Caminhos para o Teatro e as Infâncias Com Dib Carneiro Neto, Paulo da Rosa e Rita Rozeno. Uma reflexão sobre os desdobramentos das poéticas do Ventoforte na educação contemporânea, a formação de novos artistas e a necessária construção de políticas culturais para a área.
• 29/10 (19h) – O Legado Poético de Ilo Krugli e o Teatro Ventoforte Com Beth Brait Alvim, Dib Carneiro Neto e Dinho Lima Flor. Um mergulho na trajetória e na estética única do grupo, explorando sua concepção de infância e sua importância como espaço de resistência e formação artística
Ficha Técnica:
Texto: Ilo Krugli
Músicas: Ronaldo Mota, Danilo Pique, Clarice Handa e domínio público
Elenco: Eduardo Bartolomeu, Rosa Comporte e Arce Correia
Músicos: Danilo Pique e João Poleto
Direção Musical: João Poleto
Técnico de som: Heron Demetrius
Direção: Luís André Cherubini
Assistência de direção: Beth Brait Alvim
Produção: Rafael Ferro e Jandilson Vieira
Coordenação: Beth Brait Alvim e Eduardo Bartolomeu
Assessoria de Imprensa: Pedro Madeira e Rafael Ferro
Realização: Cia de Teatro Ventoforte da Cooperativa Paulista de Teatro, Associação Memória Viva Ventoforte, Beth Brait Alvim, Eduardo Bartolomeu e Ferro Produções