Espetáculo Memórias do Caos une literatura, teatro, fotografia e cinema no Sesc Bom Retiro.
Marat Descartes dirige a atriz Magali Biff, em peça que enfoca as mudanças climáticas e põe em cena ensaio fotográfico inédito de Bob Sousa. A trama é uma adaptação livre do romance The Memoirs of a Survivor, da inglesa Doris Lessing, prêmio Nobel de Literatura.
Unindo literatura, teatro, fotografia e cinema, Memórias do Caos apresenta ao espectador uma narrativa híbrida na estreia que acontece no dia 17 de março, às 20h, no Sesc Bom Retiro. A montagem é uma adaptação livre do romance The Memoirs of a Survivor, da inglesa Doris Lessing, prêmio Nobel de Literatura.
A direção é de Marat Descartes e o elenco conta com Magali Biff, Tatiana Thomé, Humberto Morais, Der Gouvêa. Trazendo para a cena um ensaio fotográfico inédito de Bob Sousa, o projeto tem curadoria da jornalista e roteirista Beatriz Carolina Gonçalves, que também assina a dramaturgia do espetáculo. A temporada vai até 23 de abril com sessões sempre sextas e sábados, às 20h, domingos e feriados, às 18h.
A peça se passa num futuro próximo, após uma grande catástrofe. Em meio a uma sociedade degradada, convulsionada por cataclismos, vírus, refugiados e gangues de crianças dessocializadas, uma mulher e uma menina – acompanhada por seu cão – tentam sobreviver, ressignificando o passado em busca de uma nova utopia.
A ação da peça se divide em dois níveis: o tempo presente, local do colapso social, onde a ação transcorre, e o mundo em ruínas atrás da parede, tempo do inconsciente, apresentado por meio do ensaio fotográfico de Bob Sousa, que vai acompanhar a mulher no resgate de suas memórias. Narrativa dentro da narrativa principal, o ensaio fotográfico se inspira no famoso média-metragem La Jeteé, do cineasta e fotógrafo francês Chris Marker.
O espetáculo tem como centro gravitacional a crise climática, provocada pela ação humana, que está levando o planeta a um ponto de não retorno. “Não se trata mais de crendices apocalípticas”, diz Marat Descartes. “Trata-se de compreender definitivamente que nossa sobrevivência depende antes de tudo de uma mudança de atitude coletiva e urgente, em que cada indivíduo deixe de agir como um parasita estúpido e inconsequente e passe a viver de forma simbiótica, cooperativa, em colaboração e com respeito por toda forma de vida com quem coexistimos”.
Numa linha semelhante de raciocínio, a autora reforça a necessidade de se criar conteúdos que estimulem a discussão sobre o momento crítico que estamos vivendo. “É preciso contar histórias que estimulem a compreensão sobre o nosso lugar na Terra e a nossa capacidade de engendrar um futuro possível, diverso e plural, construído sobre as ruínas da sociedade industrial”, afirma. “Memórias do Caos pretende ser uma dessas histórias, contada com o intuito de refletir sobre o tempo de crise em que vivemos, tanto no âmbito dos afetos quanto na realidade extrema do planeta”.
Com figurinos de Fabio Namatame, cenário e desenho de luz de Marisa Bentivegna, trilha sonora de Natalia Mallo, direção de movimento de Gisele Calazans, o projeto foi contemplado com o ProAC Edital Expresso Direto 37/2021, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Ficha Técnica:
Concepção e Dramaturgia: Beatriz Carolina Gonçalves. Direção: Marat Descartes
Ensaio Fotográfico: Bob Sousa. Elenco: Magali Biff (Narradora), Tatiana Thomé (Emily), Humberto Morais (Gero), Der Gouvêa (Hugo); além de Marat Descartes e Gisele Calazans (no ensaio fotográfico). Figurinos: Fabio Namatame. Cenário e Desenho de Luz: Marisa Bentivegna. Trilha Sonora: Natalia Mallo. Edição de Fotografia: Leonardo Palma
Edição de Vídeo: Marat Descartes e Priscila Bernardes. Assistência de Direção/Direção de Movimento: Gisele Calazans. Assistente de Figurinos: André Von Schimonsky. Assistente Ensaio Fotográfico: Daniela Hamazaki. Cenotecnia: Edilson Quina (Urso). Iluminador Ensaio Fotográfico: Marco Aurélio Olímpio. Operador de Luz: Ricardo Oliveira. Operador de Som: Thiago Venturi. Assessoria Contábil: Hitoshi Nizhimoto. Produção Executiva: Eliane Sombrio. Direção de Produção e Assessoria de Imprensa: Texto Intermídia Assessoria de Comunicação e Produção Cultural.
Sessões com acessibilidade: Dia 1/4, sábado (Libras), e dia 2/4, domingo (Audiodescrição).
Texto disponibilizado pela produção do espetáculo.