A obra “Nouveau Monde” com direção geral, concepção e coreografia de Renato Cruz é hoje uma das mais atuantes e premiadas companhias de dança contemporânea do Brasil
A Companhia Híbrida apresenta sua mais nova criação: Nouveau Monde, espetáculo que parte da ficção científica para propor uma distopia dançada sobre o presente. A estreia acontece entre os dias 21 e 31 de agosto de 2025, na arena do Sesc Copacabana, com sessões de quinta a sábado às 20h e aos domingos às 18h — com audiodescrição disponível nas sessões dominicais.
Inspirado no pensamento da escritora Ursula K. Le Guin — para quem o papel do escritor não é prever o futuro, mas mentir, no sentido de inventar narrativas que revelem verdades ocultas — Nouveau Monde é uma projeção radical das consequências do modo como tratamos o mundo hoje. Colapso ambiental, avanço tecnológico sem ética, isolamento social: sintomas de um presente em contagem regressiva.
Em diálogo com o espetáculo Novo Fluxo, Nouveau Monde forma um díptico e propõe um experimento cênico que tensiona os limites da representação. Entre dança e teatro — às vezes para além dos dois — a obra se apresenta como não linear, fragmentada e inconclusa. Um reflexo da instabilidade e complexidade do mundo contemporâneo.