OKAN, do Grupo Xingó, inicia itinerância por São Paulo com dança e teatro de mulheres que evocam memórias diaspóricas
As suspeitas são três mulheres foragidas conhecidas pelo nome de Boneca, Caveira e Viola. Os proprietários já colocaram as milícias à procura”. Seis corpas em cena. São mulheres? É ela, ele, elu? Bandidas? Andam em bando. Carregam um esqueleto. Roupas de couro. Movem-se juntas, mesmo que não ao mesmo tempo. Camuflam-se. Aos poucos, escapam memórias de vida pelo caminho. Memórias embaralhadas de dezessete antigas: lideranças de comunidade, caciques, fundadoras de movimento, ex-presas políticas. O medo, a fome, a resistência. Água pra deixar o rio correr. OKAN! Quem viu, verá.
Ficha Técnica:
Realização: Grupo Xingó, Tekoha
Atuadoras: Erika Moura, Siufi, Valquíria Rosa, Ana Flor de Carvalho, Carolina Gracindo, Maria Helena Menezes, Sylvia Sato (Libras)
Direção: Juliana Pardo
Co-direção: Thais Dias
Dramaturgia: Siufi
Direção Musical: Valquíria Rosa
Figurino e Ornamentos: Mestre Romualdo Freitas, Ateliê Xongani
Rede e Bordados: Margarete Siufi, Maria Jacques Miranda
Camisetas: Acervo Astrogilda Pereira
Apoio de Produção: Legina Leandro, Chidi Portuguez
Arte e Identidade Visual: Mari Moura
Social Media: Duda Lopes
Produção Executiva: Duda Viana
Assessoria de Imprensa: Pedro Madeira, Rafael Ferro
Ações formativas e bate-papos:
Estudos Um Defeito de Cor
03 (três) encontros com a Mestra Waldete Tristão, doutora em Educação pela USP/SP e Mestre em Educação: História, Política e Sociedade pela PUC-SP, para um estudo aprofundado na premiada obra de Ana Maria Gonçalves “Um Defeito de Cor”, os encontros são presenciais e gratuitos, e acontecerão nos dias, 05, 12 e 19 de agosto, das 19h às 22h, na Casa Sede Tekoha, localizada na Rua Jumana, 126, na Mooca/SP.
Detalhes e inscrições via Instagram do Grupo Xingó: @grupoxingo
A circulação é parte do projeto “OKAN em afluências não binárias – LAROYE EXU”, contemplado pela 37ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo. A proposta prevê uma ocupação artística em três territórios culturais da capital, com exibições do filme “BOIÁ” seguidas das apresentações do espetáculo OKAN.
*Acessível em Libras nos dias 01 e 02/08
*Para mais informações das ações formativas e bate-papos: Detalhes e inscrições via Instagram do Grupo Xingó: @grupoxingo
Demais Apresentações:
Temporada 3 – CCSP Centro Cultural São Paulo (Porão) Rua Vergueiro, 1000, Liberdade – São Paulo/SP
07 a 10 de agosto de 2025 – Quinta a sábado, às 20h | Domingo, às 19h
Acessível em Libras nos dias 08 e 09/08