Durante o mês de junho a SPCD apresenta a temporada ‘Labirintos em Movimentos’ com três diferentes programas em comemoração aos seus 15 anos de história
Entre 22 e 25 de junho, é a vez do público conferir Suíte de Paquita (2022), de Diego de Paula – que também é bailarino da Companhia -, remontada a partir da obra de 1847 de Marius Petipa (1818-1910). A coreografia emana energia e vigor enquanto os bailarinos na cena executam uma série de movimentos difíceis com bastante agilidade, o que faz o III ato deste balé ser considerado uma celebração a dança clássica. O programa traz também Ibi – da Natureza ao Caos (2022), de Gal Martins. Da palavra tupi-guarani Ibi, que significa terra, chão que se pisa, nasce a criação de Gal, que reflete sobre a questão do pós-isolamento da sociedade e sobre a falta de conexão do homem com a natureza, inspirada em “O Amanhã Não Está a Venda”, de Ailton Krenak. O destaque da noite fica por conta da criação inédita do israelense Shahar Binyamini, I’ve Changed My Mind (2023), um questionamento sobre quem somos como humanos, animais, almas e entidades. O título traduzido como “Eu Mudei de Ideia”, está ligado ao processo de criação artístico na sala de ensaio, sendo que em alguns momentos precisamos renunciar a alguns conceitos e abraçar o que é incógnito. “Nós não estamos mais ‘lá’ (no passado) e sim ‘aqui’ (no presente) e isso nos permite a liberdade de não sermos responsáveis por tudo, e sim, pelo que a própria situação nos pede”, fala o coreógrafo.
Ficha Técnica:
Suíte de Paquita (2022)
Remontagem: Diego de Paula, a partir da obra de 1847 de Marius Petipa (1818-1910)
Música: Édouard Deldevez (1817-1897) e Ludwig Minkus (1826- 1917)
Iluminação: Nicolas Marchi
Figurino: Tânia Agra
Cenário: Reproduções de fotografias da escadaria do Edifício Histórico do Museu Paulista – Eixo Monumental, de Hélio Nobre e José Rosael, gentilmente cedidas pelo Acervo do Museu Paulista da Universidade de São Paulo
Ibi – da Natureza ao Caos (2022)
Concepção e Direção Coreográfica: Gal Martins
Trilha Sonora Original: Dani Lova (direção musical e criação) com voz e contribuição artística de Thais Dias
Figurino e Visagismo: Gil Oliveira
Iluminação: Camila Andrade
Cenografia e Adereços: Caio Marinho
Cenotécnico: Pedro Paes
Assistente de Figurino: Bábi Batista e Giselle Carvalho
I’ve Changed My Mind (2023)
Coreografia e figurinos: Shahar Binyamini
Assistente de coreografia: Yotam Baruch
Músicas: Le Tombeau de Couperin M 68: II Fornane e III Minuet, de Maurice Ravel, Blade Runner, de Hans Zimmer e Benjamin Wallfish e Hard to Tell, de Andy Stott e Alison Skidmore.
Iluminação: Wagner Freire
Execução de figurinos: Cris Driscoll