O Museu de Arte Moderna de São Paulo é uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos, fundada em 1948. Seu acervo possui mais de 5 mil obras produzidas pelos nomes mais representativos da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira. Tanto a coleção como as exposições privilegiam o experimentalismo, abrindo-se para a pluralidade da produção artística mundial e a diversidade de interesses das sociedades contemporâneas.
As exposições principais são realizadas em duas salas, além da sala de vidro. Outras mostras são exibidas regularmente nos espaços da biblioteca e do corredor de ligação, onde é desenvolvido o programa de instalações Projeto Parede.
A cada dois anos, o MAM realiza o Panorama da Arte Brasileira, exposição que resulta do mapeamento da produção contemporânea em todas as regiões do país. O crescimento do interesse pela arte brasileira no mundo consolidou o Panorama como uma mostra relevante no circuito artístico internacional.
O museu mantém ainda uma ampla grade de atividades que inclui cursos, seminários, palestras, performances, espetáculos musicais, sessões de vídeo e práticas artísticas. O conteúdo das exposições e das atividades é acessível a todos os públicos, por meio de audioguias, videoguias e tradução para a língua brasileira de sinais.
Localizado no Parque Ibirapuera, a mais importante área verde de São Paulo, o edifício do MAM foi construído por Oscar Niemeyer na década de 1950 e adaptado por Lina Bo Bardi em 1982. Além das salas de exposição, o museu possui ateliê, biblioteca, auditório, restaurante e loja. Os espaços do museu se integram visualmente ao Jardim de Esculturas, projetado por Roberto Burle Marx em 1993 para abrigar obras da coleção. Todas as dependências são acessíveis a pessoas com deficiência.
As obras da coleção são exibidas em exposições temporárias realizadas no MAM e em outras instituições, tanto brasileiras como estrangeiras. O museu tem uma política de atualização, conservação e ampliação permanente da coleção.
A formação de público é o alvo principal das ações do Educativo. O atendimento escolar é gratuito e específico para cada faixa etária, da educação infantil à universidade.
Visitas às exposições, práticas artísticas, oficinas e cursos especiais são concebidos para atender às necessidades do público diverso. As atividades são acessíveis a todos, não havendo barreiras físicas, sensoriais, mentais, intelectuais ou sociais.
Uma extensa grade de cursos é oferecida semestralmente nas áreas de história e crítica da arte, fotografia e artes plásticas. Os cursos são ministrados por profissionais renomados e têm por objetivo atender interesses específicos do público pelas linguagens contemporâneas.
Catálogos de exposições e projetos especiais distribuídos gratuitamente são editados no MAM. As publicações permitem ao museu perpetuar e difundir conteúdos por meio da distribuição em bibliotecas públicas e aos visitantes.
O acervo de livros, periódicos, documentos e material audiovisual é formado por 65 mil títulos. O intercâmbio com bibliotecas de museus de vários países mantém o acervo vivo.
O MAM possui um clube dedicado à difusão do colecionismo de gravura e fotografia. Periodicamente, o clube convida artistas a desenvolver uma obra com tiragem de 70 exemplares para serem distribuídos entre os assinantes e passam a integrar a coleção do museu.
A loja comercializa produtos de design, livros de arte e uma linha de objetos com a marca MAM.
O MAM é um museu organizado pela sociedade civil e voltado para os interesses dela. A participação de membros da sociedade civil e da iniciativa privada é fundamental para que o museu mantenha suas atividades. Essa participação se dá por meio das leis de renúncia fiscal, pela qual os tributos devidos ao Estado podem ser revertidos diretamente para o patrocínio de exposições, projetos educacionais e apoio à manutenção do museu. Pessoas jurídicas e físicas podem contribuir.
Texto publicado originalmente no site do MAM
Informações do teatro
Endereço
Av. Pedro Álvares Cabral, S/N - Parque Ibirapuera - Vila Mariana, Zona Sul / São Paulo
Região
Zona Sul / São Paulo
Capacidade
pessoas
Bilheteria
Segunda à sexta: 10h às 18h ( segunda fechado)
Sábado: 10h às 18h
Domingo: 10h às 18h ( segunda fechado)
Estacionamento
No Local
Cafeteria
Sim
Ar condicionado
Sim
Acessibilidade
Sim
Telefone
(11) 5085-1300
atendimento@mam.org.br