O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e do Programa de Ação Cultural – ProAC apresenta a 2ª turma do curso “FIGURINOS: TEORIA E PRÁTICA SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO TÊXTIL”, presencial e gratuito realizado pela Engenho – Espaço de Criação (@engenho_criacao). O projeto conta com aulas que serão ministradas por Mitiko Kodaira de Medeiros professora especialista em Têxtil e mestra em Comunicação, Rosângela Ribeiro, figurinista pós graduada em Moda e Criação pela Faculdade Santa Marcelina – SP, mestra em Teoria e Prática de Teatro pela ECA – USP, e a Designer de Moda Natalia Hirata. A iniciativa é idealizada por Rosângela Ribeiro, fundadora da Engenho – Espaço de Criação.
Com aulas presenciais na sede da Engenho em São Paulo, que acontecem nos meses de julho e agosto (2ª turma) e com certificado entregue ao final(*), o curso é indicado para profissionais e estudantes das áreas da moda, figurinistas, diretores de arte, artistas, profissionais ligados ao têxtil e interessados em geral. Para participar, é preciso ter 18 anos ou mais, e ter disponibilidade para frequentar as aulas com duração de 6 horas, uma vez por semana, aos sábados (total de 7 encontros e 42 horas). As inscrições para a segunda turma podem ser feitas do dia 21 de junho até às 23h59 do dia 02 de julho, por meio do link.
O curso propõe conhecimentos de materiais têxteis, contexto cronológico da evolução dos materiais e identificação nos figurinos. Técnicas de intervenção e restauro nas peças a partir da avaliação, registro e fichamento, seguindo critérios que permitam estabilizar e consolidar a deterioração para exibi-los ou investigá-los. Noções de acondicionamento, armazenamento e exibição.
Entre contextualização histórica e resgate da importância do figurino e da conservação dessas vestes, aulas teóricas e práticas, a formação atenderá nesta 2ª turma até 20 alunos e terá dividido seu conteúdo em 3 módulos:
A Importância Do Acervo Têxtil Para O Teatro;
Teoria De Preservação E Tratamento Destinado A Produtos Têxteis;
Aplicação Prática Das Técnicas De Preservação E Tratamento Têxtil.
Outras atividades
Além das aulas, o projeto disponibilizará uma versão adaptada da formação, em formato de workshop online e gratuito, formação essa traduzida em Libras, que será transmitida no canal da Engenho no Youtube a partir de agosto.
Todas as ações serão oferecidas gratuitamente.
“No decorrer do curso a ideia é trazer aos alunos a experiência de executar a restauração de uma peça de figurino e trazer a importância do material restaurado e sua conservação, criando assim um valor histórico, que vai servir às futuras gerações como um recurso de reconhecimento de um período, de uma época e de uma história.”, comenta Rosângela Ribeiro, idealizadora do projeto.
(*) A entrega do certificado ao final do curso, está condicionada a no mínimo 75% de presença nas aulas.
SERVIÇO
FIGURINOS: TEORIA E PRÁTICA SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO TÊXTIL 2ª TURMA
Período das aulas: 13 de julho a 24 de agosto (sábados)
Horário: das 8h às 14h15
Local: Sede da Engenho – Rua Paris, 806 – Sumaré -São Paulo
Número de vagas: 20
Carga horária: 42h (7 encontros de 6 horas com 15 min. de intervalo)
Inscrições: de 21 de junho até às 23h59 de 02 de julho de 2024, por meio do link
Lista da 2ª turma: 05 de julho
Matrículas: 08 e 10 de julho
Indicações: Maiores de 18 anos, profissionais e estudantes das áreas da moda, figurinistas, diretores de arte, artistas, profissionais ligados ao têxtil e interessados em geral.
Informações: entre em contato pelo e-mail engenho.espdecriacao@gmail.com ou acesse a página @engenho_criacao
FICHA TÉCNICA
Coordenação de Produção: Laís Bittencourt
Direção Pedagógica: Rosângela Ribeiro
Ministrantes: Rosângela Ribeiro, Natália Hirata e Mitiko Kodaira de Medeiros
Produção Audiovisual: Casa Paris Coletivo – Erick Gallani e Vanessa Ferreira
Design Gráfico e Assessoria de Imprensa: Débora Rios
Realização: Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e do Programa de Ação Cultural – ProAC e a Engenho Espaço de Criação.