Comédia dramática “NÓS” tem nova temporada no Teatro Laura Alvim, trazendo uma crônica moderna sobre o amor nos tempos atuais
Texto do britânico David Persiva, com direção de Daniel Dias da Silva, apresenta os momentos de início e do fim no relacionamento de um casal com bom humor e reflexão
Onde começa o amor? E onde ele termina? Inédita no Brasil, “NÓS”, peça do premiado dramaturgo britânico David Persiva chega a sua segunda temporada a partir de 17 de outubro no Teatro Laura Alvim, em Ipanema. A peça tem apoio institucional da Secretaria de Cultura de Economia Criativa – Funarj. O texto é uma comédia dramática que explora a primeira e a última meia hora de um mesmo relacionamento. Com direção de Daniel Dias da Silva, o espetáculo faz o público mergulhar nesses dois momentos marcantes na vida de um casal que está junto há três anos, vivido pelos atores Andriu Freitas e Ricardo Beltrão, permitindo refletir sobre o amor e as pequenas coisas que nos fazem encantar e desiludir nos relacionamentos contemporâneos.
Depois de montagens aclamadas no Reino Unido e na Índia, a montagem brasileira de “Nós” traz uma novidade: o casal retratado é formado por dois homens. No entanto, isso não se torna o tema central da peça, mostrando que os conflitos e afetos encenados são comuns a todos os tipos de casal — independentemente de gênero ou orientação sexual. O diretor Daniel Dias da Silva comenta que “encenar uma versão com dois atores nos permite amplificar as diferenças e os conflitos vividos pelos personagens, ao mesmo tempo que mostramos que são situações comuns a todos nós, dando ao texto de Persiva um sabor ainda mais especial”. O autor, o britânico David Persiva, diz que quer compartilhar em suas redes sociais tudo o que os brasileiros postarem sobre a peça: “Estou muito entusiasmado com a montagem no Brasil”, comentou.
O ator Andriu Freitas fala que o público se sente representado na peça: “Seja no momento em que os personagens se conhecem, seja no momento final da relação, o texto de ‘Nós’ acaba servindo como um espelho para muitos relacionamentos e muitas pessoas vêm comentar isso ao final do espetáculo conosco”. Concordando com o colega, o também ator Ricardo Beltrão reflete que “a peça nos provoca um pensamento sobre o quanto a certeza da conexão mais intensa se sustenta diante do despejo da realidade”.
O texto de Persiva, traduzido por Diego Teza, é uma observação delicada e universal sobre a idealização do amor, as concessões silenciosas, o desgaste e os dilemas contemporâneos das relações. E por isso, durante a peça, provavelmente o público venha perceber que o título “Nós” não se refere apenas aos dois personagens sem nome no palco, mas também a nós: a plateia. A peça mostra um excelente equilíbrio de humor e drama, para retratar os diferentes momentos que vive o casal.
Com essa dinâmica peculiar que confronta a euforia da descoberta amorosa e a crueza do esvaziamento emocional ao fim de um relacionamento, “Nós” não se restringe a uma discussão de relacionamento de casal, mas permite mostrar, de uma maneira reflexiva, como um relacionamento pode sobreviver – ou não – ao tempo, às expectativas e à rotina.
Ficha Técnica:
Autor: David Persiva
Tradução: Diego Teza
Elenco: Andriu Freitas e Ricardo Beltrão
Direção: Daniel Dias da Silva
Assistente de Direção: Pamella Salsa
Diretor de Movimento: Daniel Chagas
Cenário e figurino: Wanderley Gomes
Iluminação: Paulo Denizot
Produção: Bárbara Montes Claros
Assistente de Produção: Renata Valois
Trilha Sonora: Daniel Studart
Assessoria de Comunicação: Rodolfo Abreu | Interativa Doc
Fotografia: Nanda Araújo
Projeto Gráfico: Luiz Stein
Produtoras: Pirata e Flora Artísticas