Você estabelece metas no início de cada ano? Pois bem, eu sou assim: no mês de janeiro sempre defino ao menos um novo objetivo a ser atingido pelos meses que estão por vir. Em 2023 uma das minhas metas é ir ao teatro toda semana. Acreditem, há o que assistir! Apesar de periodicamente ir ao teatro, em anos passados, houve meses que não assisti uma peça sequer. Mas, calma, não vou sugerir que você vá ao teatro toda semana.
No entanto, por que não aumentar sua frequência e ver grandes espetáculos? Tente, você vai gostar ou ao menos vai aprender a selecionar o que não gosta. E se divertir com o que você se identifica e toca mais a sua sensibilidade.
Para facilitar e incentivar sua ida aos mais diversos teatros da cidade onde você mora ou para onde pode se deslocar, a seguir, algumas dicas interessantes:
Saiba onde encontrar as peças para assistir
Hoje em dia, aqueles bons e velhos guias de teatro dos jornais, com informações de todos os espetáculos em cartaz, não existem mais… Isto é prejudicial tanto para o público, como para as produções. É muito importante que o acesso ao teatro seja rápido, fácil e acessível. No ano passado, o INFOTEATRO iniciou o projeto de um novo guia de peças por meio do site disponível na internet, o que pode ser uma opção para você escolher o que assistir! Outra dica, é acompanhar as redes sociais daqueles artistas, companhias teatrais e teatros que você tem maior afinidade. Já notou se no seu bairro ou perto de você tem algum teatro? Se tiver essa sorte, confira a programação!
Não deixe para depois. As temporadas costumam ser curtas
Caso tenha se interessado por alguma peça, não perca tempo, veja até quando estará em cartaz! Atualmente, as temporadas costumam ser curtíssimas, devido a inúmeras dificuldades que as produções encontram para se manterem no circuito teatral – tema complexo para uma próxima coluna. Já ouvi, muitas vezes, artistas mais experientes dizerem: “Antigamente, as produções ficavam em cartaz de terça a domingo, com duas sessões aos sábados e duas no domingo”. Mas, infelizmente, nossa realidade não é mais essa. Então, não se pode bobear: quer assistir a determinada peça, corra para o teatro!
Leve alguém com você
Uma das melhores coisas a se fazer, após um espetáculo, é ter com quem conversar sobre a peça. Minha dica é: convide alguém para te acompanhar. Normalmente, costumo ir ao teatro acompanhada e, depois, papear em algum bar ou restaurante a respeito da peça, do teatro, da vida. Afinal, inevitavelmente, o teatro gera reflexões, é instigante e serve como experiência de vida.
Não se atrase
No início deste ano, caso não tenha acompanhado, rolou um pequeno tumulto no mundo teatral: o grande Antonio Fagundes barrou espectadores atrasados na peça que iria encenar. O ator alegou em suas redes sociais: “Entramos no palco rigorosamente no horário marcado, em respeito aos que se programaram para chegar na hora”. A questão é: independentemente de as produções permitirem ou não algum atraso – o que, a meu ver, é decisão legítima de cada uma – não é bom chegar atrasado a uma peça. Isto pode atrapalhar os espectadores que chegaram no horário, os atores em cena, mas, principalmente, será prejudicial a você mesmo. Perder o início de um espetáculo pode interferir, e muito, na sua experiência teatral.
Descubra como se aprofundar no teatro
Se gostou da peça que assistiu, por que não ir atrás de mais informações? Pesquise sobre as atrizes e atores do elenco – você pode fazer isso a partir do programa da peça (algumas produções, pós pandemia, optam pelo programa digital). Assim você poderá acompanhar novos trabalhos dos quais esses artistas venham a participar no futuro. Outra coisa muito interessante é pesquisar sobre o autor da peça! Conhecer a história de um dramaturgo, saber do momento histórico em que escreveu a obra, dá outra dimensão à montagem. É cultura na veia.
Por fim, ajude no “boca a boca”, isto é, fale sobre a peça que você assistiu e gostou para seus amigos, familiares… Volte a assistir ao mesmo espetáculo com alguém que você gosta ou quer que conheça esse universo ou uma peça que você gostou muito – ver o mesmo espetáculo outras vezes remete a percepções incríveis. Nuca será a mesma coisa; cada encenação, por ser uma arte viva, é diferente da anterior.
Tomara que essas dicas sejam úteis para você – leitora e leitor. Ah, e não se esqueça: quanto mais se vai ao teatro, mais se cria interesse pelo teatro – tudo fica mais prazeroso quando começamos a conhecer melhor sobre algo, somente então podendo perceber e apreciar cada detalhe. Vamos incentivar, juntos, a ida ao teatro! O nosso país já teve teatros mais cheios e vibrantes. É hora de recuperar o tempo perdido!
Aproveitem! Viva o teatro em 2023!
Nota: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Vogue Brasil.
Este texto foi, originalmente, publicado no site da revista Vogue Brasil, dentro do segmento ‘Gente’. Para acessar a publicação original, clique aqui.