Você está na cidade de:

Bianca Del Rio: saiba tudo sobre a nova turnê ‘Unsanitized’

Coluna Por Natália Beukers

Unanimidade no RuPaul’s Drag Race, vencedora da sexta edição do programa, Bianca Del Rio acaba de anunciar que volta ao Brasil, em 2022, com sua mais nova turnê de stand-up comedy: ‘Unsanitized’. Além de cidades como Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile) e Cidade do México (México), no Brasil, Bianca se apresentará em São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

“No fim das contas, o que precisamos perceber é que mesmo com tudo o que está acontecendo no mundo, ou o que estamos experienciando, precisamos encontrar humor, para passar por isso””, contou a drag queen em entrevista à Vogue, em que deu mais detalhes sobre a nova turnê, refletiu sobre a experiência de participar – e vencer – no programa de RuPaul, e muito mais – confira abaixo os melhores momentos dessa conversa:

Por que a escolha do Brasil para apresentar ‘Unsanitized’?

É uma loucura, mas eu nunca escolho os lugares para onde vou. No entanto, o que acontece, especificamente com o Brasil, é que sempre que posto os lugares em que estou ou que vou trabalhar, as pessoas escrevem nos comentários: “Venha para o Brasil, venha para o Brasil!”. Mas é, realmente, uma questão de agenda. Isso sempre foi assim, e, ainda mais agora com a covid-19, tem sido especialmente difícil com os teatros, espaços, programar os espetáculos, então fiquei muito surpresa que conseguimos resolver todas essas coisas para a turnê. Originalmente, a gente começou com apenas algumas datas para apresentar o show, uma ou duas, aqui e ali, só para ver o que aconteceria… e, felizmente, a gente vendeu tão bem, que disseram para mim que precisaríamos adicionar novas datas! Então nunca é sobre mim, minha escolha, mas uma vez que funciona eu digo: “Vamos nessa!”.

O que você pode contar sobre a nova turnê? Algum spoiler?

Tem tanto para falar… temos tudo: desde a covid-19, até novecentas versões de Drag Race. Isto é, durante a covid, Drag Race esteve na TV por todos os lugares que você olhava! Ou seja, temos a política para falar, Drag Race, temos a covid, temos a covid, temos a covid… sobre o jeito que afetou nossas vidas, e o quanto recorremos ao entretenimento para superar tudo isso.

Como você lida com os momentos de improviso, de coisas inesperadas? Como faz para estar aberta ao momento, em estado de prontidão?

Ao escrever um show, você basicamente o mapeia, e em certas áreas você se permite ficar livre, para improvisar fora do script. Quando conduzo esses momentos, a cada vez que realizo o show, vou encontrando ainda mais coisas que possam ter relação com aquele público específico. Então, se estou no Brasil, há certas coisas que vou falar que talvez não se encaixem se eu estiver no Reino Unido. Por exemplo, nos Estados Unidos eu discutiria Trump e no Reino Unido, Boris Johnson. Isto é, dependendo de onde vou, há coisas diferentes para falar sobre o lugar, porque cada noite, cada plateia, é diferente. Isso é o que eu mais gosto! Eu gosto de ser surpreendida por mim mesma no momento do show. E eu também gosto de conversar com o público, discutir questões com aquelas pessoas que estão próximas ao palco. Pode acontecer de alguém ter a oportunidade de me fazer uma pergunta… realmente depende de onde você está, em que momento do show. Você tem que deixar essas coisas em aberto, porque as pessoas interpretam coisas diferentes a cada noite. Basicamente, quando você é um ator profissional e está fazendo um show, eles sempre te falam: “Não improvise!”. Bem, eu faço o oposto! Eu seria demitida por qualquer diretor porque nem sempre sigo o script. Eu deixo a minha mensagem, mas nem sempre seguindo um roteiro prévio.

Bianca del Rio (Foto: Divulgação)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Antes de RuPaul você já trabalhava há muitos anos nesse meio. Mas o que mudou na sua vida ao se tornar vencedora do RuPaul’s Drag Race?

Realmente foi sobre a exposição. Eu tinha 37 anos e, durante o programa, foi meu aniversário de 38. Em 2013 estávamos gravando, então já faz oito anos… Basicamente, foi uma plataforma, entende? Eu já trabalhava em bares, já havia feito vários eventos especiais, em teatros, durante muitos anos da minha vida. Mas quando você vai para a televisão… a televisão é uma coisa muito poderosa. E eu, na época, pensava: “É, talvez meus amigos em Nova Iorque assistam… talvez algumas pessoas na minha cidade natal”, mas não pensava que seria tão global. E a nossa temporada foi uma das que o programa explodiu, então realmente foi sobre o timing… e eu amo trabalhar, ainda mais com audiência ao vivo, então eu sabia que tentaria fazer tudo o que estivesse ao meu alcance. E aqui estamos nós, oito anos depois. E, também, depois da covid, eu não sabia o que esperar, se as pessoas voltariam, se as pessoas teriam se esquecido de mim, eu não sabia se o mundo teria apenas seguido em frente. Então sou muito sortuda e grata pelas coisas estarem melhores do que nunca! Estou muito animada! Depois de onde estou agora, voltaremos para os Estados Unidos, depois terei um musical, depois o Canadá, América do Sul, Austrália, Reino Unido. É realmente incrível a exposição que você tem. E eu estava preparada, o timing estava certo, então as coisas simplesmente aconteceram e se tornaram essa experiência incrível! Então, não tenho absolutamente nenhuma reclamação. Drag Race foi incrível para mim, mas, para ser sincera, ainda não terminei todas as temporadas…tem muitas!

Você é uma grande figurinista que, inclusive, costura seus próprios looks. Qual a importância do figurino para uma artista?

Eu acho que os figurinos são importantes, eu amo! São importantes para mim porque sou uma personagem drag. Então você precisa encontrar algo que funcione no palco, algo que não se sobreponha ao que você está fazendo. Eu não tenho dançarinos no palco comigo, como outras drag queens tem; não tenho vídeos; é uma coisa realmente simples. Então é preciso achar um figurino que funcione para você e para a sua personagem, que também seja bom para levar em viagens, porque nós viajamos com todos eles. Então eu acho que é, sim, importante, mas não pode ser algo que tire o foco; digo que os figurinos são importantes à medida que você encontra a coisa certa para vestir na ocasião certa. Agora, após a covid, eu tenho alguns figurinos que eu posso escolher a cada noite, dependendo de onde vou estar. Realmente depende de onde você está e o que está fazendo.

Você foi uma unanimidade no RuPaul, e ganhou muitos desafios. Na sua opinião, para ser uma artista é preciso saber fazer de tudo um pouco?

Bem, eu sou antiga… então como outras velhas drag queens, nós precisávamos fazer tudo sozinhas. Mas isso também é o que eu gosto sobre o processo! Quando você é um ator, você quer saber mais sobre sua personagem, fazer sua pesquisa. Se você fará um palhaço, você quer saber como andar de bicicleta, como é a maquiagem dos palhaços. Então, para mim, sempre foi o processo… porque também não tínhamos o dinheiro, e não tínhamos designers que tivessem interesse em trabalhar conosco. No começo, ser drag, era considerado um tabu, até na própria comunidade gay. Você basicamente era um entretenimento nos clubes e teatros, e era isso. Ninguém ligava para quem você era, era um mistério. Então com os shows propriamente ditos, as pessoas abriram seus olhos e perceberem coisas… como um ator, não é sobre sua identidade, mas sobre o que você faz. Então isso mudou o meu mundo, pois venho de um lugar que ninguém se importava e agora todo mundo liga! Então eu realmente acho incrível que as drags estejam nas salas de TV de todo o mundo, que agora tenham todas essas versões de Drag Race, tantas oportunidades, e até mesmo essa conversa com você! É incrível que as pessoas agora se importam! Mas, mesmo assim, eu ainda pratico, ainda faço meus próprios looks, o meu próprio cabelo, porque eu gosto disso e é, basicamente, parte da minha preparação e paixão pelo mundo drag em si.

SERVIÇOS:

BIANCA DEL RIO EM SÃO PAULO – UNSANITIZED LATAM TOUR 2022
Ingressos: https://bit.ly/BiancaDelRioSP
Datas: 30 & 31/Março & 01/Abril/2022 (Quarta, Quinta e Sexta-Feira)
Local: Teatro Bradesco (Rua Palestra Itália, 500 – Loja 263, 3° Piso – Perdizes)
Classificação: 14 anos – Maiores de 14 anos podem entrar desacompanhados; Menores de 14 anos somente acompanhados dos pais ou responsável legal.
Abertura da Casa: 20h00
Horário do Espetáculo: 21h00
Mais informações: www.biancadelriolatam.com

BIANCA DEL RIO EM CURITIBA – UNSANITIZED LATAM TOUR 2022
Ingressos: https://bit.ly/BiancaDelRioCWB
Data: 02/Abril/2022 (Sábado)
Local: Ópera de Arame (R. João Gava, 920 – Abranches)
Classificação: 14 anos – Maiores de 14 anos podem entrar desacompanhados; Menores de 14 anos somente acompanhados dos pais ou responsável legal.
Abertura da Casa: 20h00
Horário do Espetáculo: 21h00
Mais informações: www.biancadelriolatam.com

BIANCA DEL RIO EM BELO HORIZONTE – UNSANITIZED LATAM TOUR 2022
Ingressos: https://bit.ly/BiancaDelRioBH
Data: 12/Abril/2022 (Terça-Feira)
Local: Teatro Topázio do MINASCENTRO (Av. Augusto de Lima, 785 – Centro)
Classificação: 14 anos – Maiores de 14 anos podem entrar desacompanhados; Menores de 14 anos somente acompanhados dos pais ou responsável legal.
Abertura da Casa: 20h00
Horário do Espetáculo: 21h00
Mais informações: www.biancadelriolatam.com

BIANCA DEL RIO NO RIO DE JANEIRO – UNSANITIZED LATAM TOUR 2022
Ingressos: https://bit.ly/BiancaDelRioRJ
Data: 14/Abril/2022 (Quinta-Feira)
Local: Vivo Rio (Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo)
Classificação: 16 anos – Maiores de 16 anos podem entrar desacompanhados; Menores de 16 anos somente acompanhados dos pais ou responsável legal.
Abertura da Casa: 20h00
Horário do Espetáculo: 21h00
Mais informações: www.biancadelriolatam.com

BIANCA DEL RIO EM PORTO ALEGRE – UNSANITIZED LATAM TOUR 2022
Ingressos: https://bit.ly/BiancaDelRioPOA
Data: 16/Abril/2022 (Sábado)
Local: Teatro do Bourbon Country (Av. Túlio de Rose, 80 – Jardim Europa)
Classificação: 14 anos – Maiores de 14 anos podem entrar desacompanhados; Menores de 14 anos somente acompanhados dos pais ou responsável legal.
Abertura da Casa: 20h00
Horário do Espetáculo: 21h00
Mais informações: www.biancadelriolatam.com

MEET&GREET: A Bianca Del Rio fará um Meet&Greet super exclusivo com alguns fãs antes do início do espetáculo. O Meet&Greet da sessão de São Paulo deve ser comprado separadamente do ingresso do show, através do site da Sympla – essa é a única forma de participar da atividade. Nenhum ingresso do espetáculo (vendidos através da Uhuu) dá direito ao encontro.

IMPORTANTE: ESPETÁCULO 100% FALADO EM INGLÊS. Por se tratar de um espetáculo de comédia stand-up, não haverá tradução simultânea do conteúdo que será apresentado.

 

Este texto foi, originalmente, publicado no site da revista Vogue Brasil, dentro do segmento ‘Gente’. Para acessar a publicação original, clique aqui.

Compartilhar em
Sobre
Natália Beukers

Natália Beukers

Atriz, criadora do Infoteatro e colaboradora de Cultura da Vogue Brasil, tendo escrito mais de 50 textos até então. Formada em Direito pela PUC-SP (2020), começou a estudar teatro aos 10 anos de idade, formando-se como atriz em 2017. Estudou, de 2017 a 2021, com os atores do Grupo TAPA, participando de três espetáculos do grupo: “Anatol”, “O Jardim das Cerejeiras” e “Um Chá das Cinco”. Foi assistente de produção em mais de 10 temporadas da companhia. A partir da criação do Infoteatro, em abril de 2020, entrevistou mais de 100 profissionais da área teatral.

Siga o colunista

InfTEATRO em números

0 peças no site
0 em cartaz
0 colunas
0 entrevistas

Receba as nossas novidades

Ao se inscrever você concorda com a nossa política de privacidade

Apoios e Parcerias

Inf Busca Peças

Data
Preço

Este website armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para melhorar sua experiência no site e fornecer serviços personalizados para você, tanto no website, quanto em outras mídias. Para saber mais sobre os cookies que usamos, consulte nossa Política de Privacidade

Não rastrearemos suas informações quando você visitar nosso site, porém, para cumprir suas preferências, precisaremos usar apenas um pequeno cookie, para que você não seja solicitado a tomar essa decisão novamente.