O Teatro Kaus abre as portas do Studio do Kaus, sede da cia, para artistas convidados. Além dos cursos e oficinas do grupo, o espaço contará agora com aulas de outros profissionais. O primeiro será o dramaturgo Aimar Labaki, em seguida será a vez da atriz Agnes Zuliani
O Teatro Kaus Cia Experimental abre as portas de sua sede, o Studio do Kaus, para artistas convidados. Além dos cursos e oficinas do grupo, o espaço contará agora com aulas de outros profissionais dentro do Projeto Kaus Convida. O primeiro convidado será o dramaturgo e diretor de teatro e cinema Aimar Labaki, que fará a Imersão Teatral – Teoria e Prática dos Teatros de hoje, nos dias 18 e 19 de maio, sábado e domingo, das 10h às 19h. Em seguida será a vez da atriz Agnes Zuliani, que dará a Imersão cômica – a sério, nos dias 25 e 26 de maio.
Na Imersão Teatral – Teoria e Prática dos Teatros de hoje Aimar irá abordar questões como: O que faz um ator, um diretor, um dramaturgo, um performer, um artista visual, cenógrafo, figurinista, sonoplasta, iluminador. O que são esses espetáculos de natureza tão distinta: teatrão, vanguarda, amador, parateatral, político, do movimento, clássico, moderno, pós-moderno, colonizado, decolonial, identitário, militante, diletante, profissional, pedagógico. O que é vocação, talento, profissão, produção, formação de público, política pública, grupo, companhia, formação etc.
“Não tenho resposta para nada disso. Vou reformular essas questões com o grupo. Sem a menor esperança de sair com respostas definitivas. Mas certo de que sairão todos – inclusive eu – com mais dúvidas e melhor formuladas”, afirma Labaki. “Será um final de semana para exercitar e pensar a realidade do teatro. E sua relação com ele. Artista ou espectador, profissional ou amador, crítico ou intuitivo – quem você gostaria de ser nesse jogo? Se você ama o teatro e gostaria de ter uma visão mais geral desse fenômeno, essa é uma excelente oportunidade”, completa o diretor.
A Imersão cômica – a sério, com a atriz Agnes Zuliani, fará uma panorâmica da história e das vertentes do cômico e é destinada para amadores e profissionais, de teatro ou de stand-up. Durante as aulas a atriz terá um olhar atento e profissional – ainda que rápido – ao material de cada um. “Serão dois dias. No primeiro falamos e exercitamos o genérico. Da história até cada um dos participantes. No segundo, exercitamos o individual. Uma palinha de cada um (que quiser), como ponte para falar de todo mundo”, afirma Agnes.
Seinfield, Molíére, Chico Anísio, Plauto, Woody Allen, Dercy Gonçalves, Moss Hart, Costinha são alguns artistas, entre comediógrafos, diretores, comediantes e humoristas que serão analisados durante a imersão. O curso vai abordar a teoria e a prática de se rir de si mesmo e levar os outros a fazer o mesmo. “Se você é ator, mas não sabe se pode fazer humor. É comediante, mas não sabe o que fazer com isso. É amador e quer entender as portas para o cômico. A Imersão cômica – a sério é para você”, finaliza a atriz.
O Projeto Kaus Convida é uma iniciativa do Teatro Kaus para arrecadar fundos que ajudem manter o Studio do Kaus (Sede do Coletivo Teatro Kaus) funcionando, pois, parte do valor arrecadado com os dois cursos serão revertidos para o custeio do aluguel e demais gastos do espaço, que tem se mantido sem nenhum apoio de lei ou edital. Criado em março de 2016, o Studio do Kaus nasceu como espaço de ensaios e armazenamento do acervo do grupo, que completou 25 anos em dezembro de 2023. Desde março de 2019, o espaço funciona também como Studio de treinamento e preparação artística, oferecendo cursos livres, workshops e oficinas específicas.
Aimar Labaki: Dramaturgo, roteirista, diretor de teatro e cinema, tradutor, ensaista e professor. Como autor teatral escreveu, entre outros, Tudo de Novo no Front, por ele dirigida, Vermouth, direção de Gianni Ratto,; A Boa, direção de Ivan Feijó,; Pirata na Linha; e Motorboy,, dirigidos por Débora Dubois,; Poda/Una Notte Intera, direção de Débora Dubois, no Festival Intercity, Florença, Itália, 2004 – e , com o título Campo de Provas, dirigido por Gilberto Gavronski, RJ, 2007; O Anjo do Pavilhão Cinco, baseado em inédito de Dráuzio Varella, dirigido por Emílio de Biasi,; Marlene Dietrich- As Pernas do Século, direção de William Pereira, A Vida em Vermelho – Brecht e Piaf, direção de Bruno Perillo, A Valsa de Lili, direção de Débora Dubois: Dirigiu Prego na Testa, de Eric Bogosian, espetáculo solo de Hugo Possolo; A Graça da Vida, com Nathalia Timberg, Graziella Moretto, e Clara Carvalho; MSTesão, texto de sua autoria, com Luciana Domschkee Augusto Pompeo (2008), Zibaldone. com textos de Leopardi, com Adriana Londoño e Clovys Torres, Megera, texto seu baseado em Shakespeare, com Agnes Zuliani e Rogério Britto e O Homem e a Mancha de Caio Fernando Abreu, com Marcos Breda, entre outros. Na TV, foi autor de Paixões Proibidas, telenovela da RTP Portuguesa e da Band, do documentário Brasil 500 – A Mostra do Redescobrimento, dirigido por André Klotzel (TV/2000. Escreveu e dirigiu o longa metragem Cordialmente Teus. Autor dos livros José Celso Martinez Correa (Publifolha, 2001) e Stanislavski, Vida, Obra, Sistema (Funarte, 2016), entre outros.
Agnes Zuliani: É uma atriz que transita com tranquilidade entre a comédia e o drama. Sua primeira formação em teatro se deu na universidade, participando de teatro político. Em seguida participou de grupos de teatro com características do teatro brechtiano. Quando se mudou para os EUA, no final dos anos 80, estudou os métodos de atuação stanislavskianos e percebeu que o ator responde às necessidades da obra e que não existe linhas restritas de aproximação da personagem. Desde então participa das mais variadas formas teatrais, sempre buscando aprender o que parece ser novo. Neste sentido acredita que na construção de um ator/performer tudo é válido e o mais importante é a criação imaginativa ou imaginação criativa! Estar alerta e no momento sempre. Formada em Interpretação Teatral pelo Lee Strasberg Theatre Institute em Nova York. No teatro atuou em inúmeras peças, como No Alvo, Boa Noite, Mãe (indicada ao prêmio Shell de melhor atriz), Caros Ouvintes e integrou o elenco fixo do projeto Terça Insana durante sete anos. Em Miami produziu durante três anos o Festival FLA/BRA (Florida – Brasil). No Cinema trabalhou com Ugo Giorgetti, em Boleiros e Uma Noite em Sampa; com Aimar Labaki em Cordialmente Teus e Maura Mourão em Alô. Na TV, A Garota da Moto, no SBT, O Caçador, de Fernando Bonassi, Marçal Aquino e José Alvarenga, na Globo, A Noite dos Palhaços, na Record, Sintonia, na Netflix, e Hebe, na Globoplay. Seu mais recente trabalho foi na novela do HBO ainda inédita, Beleza fatal. Agnes é também professora de interpretação teatral e contexto histórico, dubladora, tradutora, estudiosa de comédia stand up e comédia brasileira e historiadora formada pela USP.
Studio do Kaus: Criado em março de 2016, o Studio do Kaus, atual sede do Teatro Kaus Cia Experimental, é uma sala cultural de prática e pesquisa cênica. O local nasceu como espaço de ensaios, confecção e armazenamento de cenários, figurinos e treinamento dos artistas do grupo, assim como a guarda de acervos de suas publicações, os Cadernos do Kaus. No Studio, além do grupo Kaus, outros coletivos parceiros realizam ensaios, cursos e guarda de material das suas produções, e está aberto para atividades em pequenos formatos. Nosso objetivo é conseguir garantir a manutenção deste espaço onde público em geral, atores, especialistas em teatro e interessados em arte, poderão desfrutar de um local de diálogo e reflexão sobre o fazer teatral. Os espaços de coletivos são sempre a possibilidade de ampliar o acesso a arte e a cultura nas diversas regiões da cidade. A partir de março de 2019, além de todos os processos de pesquisa e produção do Teatro Kaus, a sala começa a funcionar também como Studio de Treinamento e Preparação Artística.
Projeto Kaus convida
Imersão Teatral – Teoria e Prática dos Teatros de hoje
Com Aimar Labaki
Dias 18 e 19 de maio, sábado e domingo
Das 10h às 19h (intervalo de uma hora)
Total de 16 horas de imersão
Valor: R$800,00
Imersão cômica – a sério
Com Agnes Zuliani
Dias 25 e 26 de maio, sábado e domingo
Das 10h às 19h (intervalo de uma hora)
Total de 16 horas de imersão
Valor: R$800,00
Informações e inscrições: email: tharatheatro@gmail.com e WhatsApp: (11) 9 9762-5340.
No Studio do Kaus: Rua dona Antonia de Queirós, 474, sala 12, Consolação, São Paulo, Capital (próximo a estação Mackenzie do Metrô). Contatos: email: studiodokaus@gmail.com e WhatsApp: (11) 9 9762-5340.