Inf Peças
PARTO PAVILHÃO
Rose, detenta de uma penitenciária feminina para mães e ex-técnica de enfermagem, ajuda as mulheres nos partos, nos cuidados com os filhos e a suportar o peso dos dias dentro das celas. Foi mãe dentro da penitenciária e conhece o cotidiano e os segredos desse labirinto. Aos poucos ganha a confiança de todo o pavilhão e da diretora do presídio, com quem tricota roupinhas de lã para os bebês quase todas as tardes. Tudo muda quando, durante um jogo da seleção brasileira, ela pega um molho de chaves em uma gaveta aberta
- Sexta21h
- Sábado21h
- Domingo19h
PASOLINI NO DESERTO DA ALMA
O texto aborda fatos marcantes na vida de uma figura polêmica, mas não faz deles o centro da ação, nem o materializa frente ao espectador. O polêmico e controverso cineasta italiano, tido como genial pelos pensadores da cultura italiana, continua a gerar polêmica até hoje com a sua obra. A sua morte trágica contribuiu para a criação do mito em torno da sua figura. Num país católico-fascista, Pasolini ousou exprimir sua visão do mundo inspirada pelo desejo físico dos jovens rapazes do campo e da periferia, introduzindo sua fúria sexual na literatura e no cinema. Homossexual assumido, artista polêmico, pagou caro por sua coragem: escândalos, processos e, por último, numa noite de novembro foi vítima de um assassinato brutal e misterioso que ainda hoje gera dúvidas sobre seus reais motivos e autores.
- Sexta19h
- Sábado19h
- Domingo18h
NÃO APRENDI DIZER ADEUS
Leila Simplesmente Leila está entre a vida e a morte. Ao tentar fugir do que a espera, ela acaba trazendo uma convidada inesperada para a noite. De maneira atrapalhada e divertida, Leila tenta de mil formas escapar do inevitável. Ao lidar com seu apego, convida o público a fazer o mesmo e, como em um ritual, tentam juntos aprender a dizer 'adeus'.
- Sexta20h
- Sábado20h
- Domingo18h
ABJETO – SUJEITO: CLARICE LISPECTOR POR DENISE STOKLOS
Marcada pela teatralidade própria da atriz paranaense, a apresentação Abjeto – Sujeito: Clarice Lispector por Denise Stoklos resulta da investigação da intérprete sobre como o corpo, a voz e a emoção expressam a palavra clariciana. No palco, os passos deste percurso são pontuados por canções imortalizadas na voz de Elis Regina.
- Quinta20h
- Sexta20h
- Sábado20h
- Domingo19h
EU NÃO SOU HARVEY – O DESAFIO DAS CABEÇAS TROCADAS
Um ator aceita o desafio de viver Harvey Milk, o primeiro homossexual assumido a ser eleito para um cargo público nos EUA. Em 50 minutos, o ator percorrerá uma trajetória inusitada, que vai do Brasil colonial, até o assassinato de Harvey em 1978. Durante esse tempo, ele tentará provar a tese sobre o seu assassinato.
- Quinta20h
- Sexta20h
- Sábado20h
- Domingo19h
O SOLDADO E O CAPITÃO
O projeto tece uma narrativa a partir do universo do absurdo, questionando o sentido da guerra. É fato que os verdadeiros senhores da guerra, não pisam na linha de frente, e decerto dentro dos privilégios de classe se parecem muito com crianças abastadas em férias jogando Batalha Naval ou War. A peça destaca um recorte de um determinado momento, numa guerra qualquer, onde os dois últimos sobreviventes de um mesmo pelotão estão enterrados até o pescoço, sem conseguir se movimentar, pois já não possuem mais as pernas, tragados e soterrados até o pescoço numa explosão causada por eles mesmos...
- Segunda21h
- Sábado21h
- Domingo19h
DE MÃOS DADAS COM MINHA IRMÃ
Obá é uma heroína que sai de sua terra com a missão de salvar seu povo de uma terrível seca. Longe da sua gente ela perde a memória e tudo o que sabe sobre si é o pouco que lhe contam. Ela terá de entrar no fundo da floresta das feiticeiras ancestrais para encontrar água e reencontrar sua identidade. Mas, para salvar a si mesma e ao seu povo, Obá terá de escutar todas as águas do universo.
- Sexta20h
- Sábado20h
- Domingo18h
PLSTC – AÇÃO CÊNICA PARA ADIAR O FIM DO MUNDO
Criar diferentes formas de comunicar questões sociais, culturais e econômicas referentes ao meio ambiente, extremamente pertinentes para a contemporaneidade é o ponto de partida do espetáculo PLSTC – AÇÃO CÊNICA PARA ADIAR O FIM DO MUNDO. No palco, atriz Nicole D'Fiori elabora sua angústia com relação à catástrofe ambiental e passeia por cenas e tempos nas mais diversas camadas ligadas ao assunto. No espetáculo, Nicole D'Fiori entra em cena somente com uma caixa enquanto no cenário há somente as mesas de som e luz. Com o desenrolar da peça, a atriz monta quatros manequins que compõem uma vitrine do fim do mundo e elabora sua angústia com relação à catástrofe ambiental, o acúmulo de lixo no planeta, racismo ambiental, ingestão involuntária de microplástico, obsolescência das espécies e necessidade de transição energética.
CINDERELLA – O MUSICAL
O musical conta a história da encantadora garota que serve de criada a sua madrasta e suas duas meias-irmãs Anastácia e Drizella. A personagem principal, Cinderela, conta com a ajuda de seus amigos ratinhos, Jack e Tatá, e de sua fada madrinha. A jovem acredita no poder dos sonhos e tem uma fé inabalável no futuro e não se deixa abater mesmo nas maiores adversidades. Com a ajuda dos amigos e da fada madrinha, Cinderella vê seu sonho de felicidade se tornar realidade, conquistando o amor do seu príncipe.
- Sábado16h
A FUZARCA DOS DESCALÇOS
Na trama, Atsu e Baakir estão do outro lado da cerca. Eles não sabem se estão presos ou do lado de fora, apartados de um mundo ao qual não têm nenhum acesso. Ambos são corpos marginalizados que compartilham sonhos, cicatrizes e dores. Mesmo nas situações mais violentas e oníricas, eles permanecem juntos, tentando compreender e romper com tudo aquilo que os segrega da sociedade.
- Sábado20h
- Domingo18h
INTERRUPTOR: DISPOSITIVOS PARA DESLIGAR A CORRENTE
A peça mescla trechos do livro do filósofo com relatos autobiográficos dos 7 intérpretes das mais variadas identidades, já como uma provocação e um desafio para estabelecer não apenas os entraves, mas os pontos de conexão entre a comunidade LGBTQIAPN+. Em cena artistas bixas, lésbicas, trans/travestis e não-binários tentam “contar” o livro de Paco ao mesmo tempo que “se contam”, em cenas estabelecidas como tomadas.
- Quinta20h
- Sexta20h
- Sábado20h
- Domingo18h
O FUTURO CHEGOU ONTEM
Um pierrô maltrapilho, um mendigo, está abandonado à própria sorte no meio da avenida por onde sua escola de samba desfilou em um tenebroso ‘último carnaval’. Esse palhaço das ruas e da folia toma a avenida vazia de vida e de oxigênio e narra a sua derrocada. Um olhar afiado e necessário para o nosso tempo e para essa construção já tão ameaçada que chamamos de nação. É fato: ela pode vir a desabar a qualquer momento.
- Terça20h
O FAZEDOR DE TEATRO
Bruscon, ator do teatro nacional alemão, depois de sua aposentadoria, faz turnês pelo interior da Áustria e da Alemanha. Bruscon aglutina e carrega consigo todas as funções relativas ao fazer teatral: foi ele quem escreveu e dirigiu a peça. Além disso, Bruscon se preocupa com as funções administrativas e financeiras da companhia, que é de ordem familiar: os componentes do grupo são sua esposa, sua filha e seu filho. A peça começa quando a companhia chega à hospedaria onde fará sua apresentação numa pequena cidade do interior da Áustria.
- Quarta19h
- Quinta19h
- Sexta19h
- Sábado19h
INVISÍVEL
Eduardo vive um relacionamento abusivo com seu namorado Michel. A situação se agrava ainda mais quando decidem morar juntos. Eduardo, por muito tempo, sofreu calado violência física e psicológica provocadas por seu parceiro até que um dia decide denunciar, levando o caso às autoridades. O descaso e o preconceito, vindos de quem deveria protegê-lo, cria uma barreira, ainda maior, entre o grito de socorro e o medo de se expor. A violência, então, persiste fazendo com que Eduardo sobreviva a uma estatística, normalmente atribuída apenas às mulheres.
- Quarta20h
- Quinta20h
A ALMA IMORAL
A peça desconstrói e reconstrói conceitos milenares da história da civilização - corpo e alma, certo e errado, traidor e traído, obediência e desobediência. Sozinha no palco, Clarice Niskier conta histórias e parábolas da tradição judaica, valendo-se somente de uma cadeira e um grande pano preto que, concebido pela figurinista Kika Lopes, transforma-se em oito diferentes vestes – mantos, vestidos, burcas. O espaço cênico concebido por Luis Martins é limpo e remete a um longo corredor em perspectiva.
- Sábado21h
- Domingo20h