Inf Peças
Público
Gênero
Bairro
Espaço
Dramaturgia
Linguagem
Data
Preço
AMOR ASSASSINO
"Amor Assassino" é um espetáculo teatral inspirado na obra de João do Rio (Paulo Barreto), um renomado dramaturgo, jornalista e cronista brasileiro, membro da Academia Brasileira de Letras. O espetáculo aborda a vida e a obra de João do Rio, um homem mestiço, de origem humilde e homossexual, que superou preconceitos e alcançou ascensão social através do jornalismo. A peça explora a sociedade carioca retratada nos escritos de João do Rio, desde os mais ricos aos mais pobres. Utilizando uma estética inspirada em Brecht, "Amor Assassino" busca expor as relações de poder entre as classes sociais, mantendo os atores constantemente em cena, alternando entre personagens e espectadores, e promovendo o distanciamento crítico necessário para que o público reflita sobre as questões sociais apresentadas.
- Sábado18h
III FESTIVAL NO CAMINHO DO BRINCAR
O III Festival no caminho do Brincar da Cia Menina Fulô reúne oito espetáculos, quatro oficinas e rodas de conversa voltadas a familiares, educadores e especialistas, em uma celebração sensível e potente dos direitos culturais das crianças. O festival acontecerá no Teatro Flávio Império, na Zona Leste, em agosto, e circulará por escolas públicas de Diadema e Mauá ao longo de setembro.
- SextaA partir das 10h
- DomingoA partir das 10h
AFRICA É LOGO AQUI
Uma jornada que une poesia, humor e histórias reais para narrar a viagem transformadora de um poeta preto periférico a Moçambique, em um percurso de (re)conhecimento que conecta identidade, ancestralidade e cultura, revelando afetos, sabores e encontros pela arte e pela periferia de Maputo.
- Quarta19h30
NA ROÇA DO TOMATÁ – UMA VIAGEM ESQUECIDA
Uma atriz viaja de volta à sua origem na roça e compartilha com a plateia brincadeiras, histórias e memórias. O cheiro da terra, tomates e vagalumes invadem o palco, convidando bebês e suas famílias a viajarem para um universo lúdico e mágico, resgatando elementos do cotidiano rural e suas raízes brasileiras.
- Sábado15h
- Domingo15h
OS 3 PORQUINHOS CONTRA O LOBO MAU
Os três porquinhos terão que descobrir quais os verdadeiros planos do Lobo Mau, que agora diz ser bonzinho, e querer ajudar todos os bichos do bosque a terem uma vida melhor. Mas será que ele está falando a verdade?
- Sábado15h
- Domingo15h
SENHORA DOS AFOGADOS
Em Senhora dos Afogados, a casa dos Drummond, a família matriz, é um cenário em ruínas. Margeada pelo mar, a casa é habitada pela atmosfera das mortes que, tanto no passado quanto no presente, arruinam as personagens. Imersa nesses ecos, a família Drummond naufraga. Mar e casa compõem um único ambiente plástico. Nessa superfície plana flutuam, insepultos, os mortos fantasmáticos que assombram as placentárias relações familiares dos vivos. Em torno do pai, Misael assenta-se o núcleo familiar. Um cadáver do passado institui, na fabulação, o enigma que move uma das faces do enredo: há dezenove anos, a amante de Misael fora morta, no dia mesmo em que o juiz celebrava suas bodas com Eduarda. Mas essa trama recobre um outro enigma: a misteriosa morte das filhas Dora e Clara, cujos corpos perderam-se no mar e sob o qual se esconde um conflito mais denso - o de Moema. Nelson Rodrigues, na ausência dos deuses, faz recair sobre sua protagonista uma fatalidade quiçá mais tenebrosa: a do desejo.
- Segunda20h
- Sexta20h
- Sábado20h
- Domingo18h
PEÇA PARA SALVAR O MUNDO
Uma máquina foi programada para salvar da autodestruição, e precisa coletar informações do público a fim de criar estratégias para enfrentar os desafios mais urgentes da humanidade como guerras, epidemias, crise climática, intolerância social e a incerteza quanto ao futuro. Para isso, se comunica com o público através de diferentes personas, entre homens, mulheres e crianças em presença virtual. Estes avatares querem aprender a sentir, e colhem depoimentos dos espectadores (que quiserem) numa conversa intimista e informal.
- Quarta20h30
- Quinta20h30
ESPIÃO SILENCIADO – UM ENSAIO
Em 1963, às vésperas do golpe civil-militar, o agente duplo da Marinha e repórter investigativo, José Nogueira, morre misteriosamente ao cair do alto de seu apartamento. A peça “Espião Silenciado: Um Ensaio” reconstrói esse episódio obscuro com linguagem investigativa, convidando o público a refletir sobre os bastidores do poder e as conexões entre passado e presente.
- Sexta20h
- Sábado20h
- Domingo19h
TUBARÃO
O livro Tubarão é uma história de paixão e perigo, escrita em versos. Uma epopeia erótica em que a narradora se dirige diretamente à destinatária de sua obsessão. Ambas são cercadas pela presença constante de um tubarão, sempre pronto para o ataque. Na performance, trechos do livro ganham forma como composições, incorporando ritmo e musicalidade. O texto se expande como experiência sonora, e transita entre gêneros como trip hop, música eletrônica, ritmos brasileiros, música experimental eletroacústica, pop e tango. Maria Isabel e Barulhista dividem a cena. Enquanto ela encena pequenos gestos que evocam perigos sutis, ele manipula sua máquina sonora em um movimento que lembra uma dança. Alguns trechos se repetem como refrões distorcidos, enquanto outros funcionam como um duplo da artista, tocando independentemente de sua fala. O trabalho, que defende a paixão sem apaziguamento, encerra-se com um tango, dançado pelos dois artistas.
- Sexta19h
CARNAVAL MÁGICO DAS CRIANÇAS
O Carnaval Mágico das Crianças é um baile lúdico e interativo com repertório repleto das mais famosas marchinhas de Carnaval. Toda a família é convidada para dançar e brincar ao som de uma grande banda composta por jovens instrumentistas que iniciaram suas carreiras musicais em projetos sociais da periferia de São Paulo. A instrumentação acústica exuberante da Orquestra MU conta com flauta, saxofone, clarinete, trompete, trombone, percussão, violão, teclado e contrabaixo, interpretando arranjos do prestigiado maestro Dino Barioni.
- Sábado16h
- Domingo16h
PROGRAMA AKÁSHICO [peça jogo]
Na peça-jogo, o grande protagonista é o público, que através de sua opinião, muitas vezes decisivas, conduz a dramaturgia, construída coletivamente pelos próprios integrantes do Impacto Agasias em parceria com Verônica Gentilin, da Cia. Mungunzá de Teatro, e o Chat GPT. A interatividade com o público acontece por meio de um aplicativo desenvolvido exclusivamente para o espetáculo pelo programador de software Ian Borges, que deve ser baixado no celular antes da apresentação.
- Sábado20h
- Domingo19h
ÚLTIMO SETOR
ÚLTIMO SETOR se passa em um futuro distópico e debate questões políticas, sociais e geográficas que afetam as periferias, principalmente na cidade de São Paulo. No palco, os intérpretes-criadores Alex Bingó, Gabriel Madrigrano, Pedro Vinicius e Wilson Guilherme, refletem sobre as possibilidades de resistência e adaptação enquanto as periferias são engolidas pela verticalização urbana e o avanço impiedoso da tecnologia. Combinando elementos da arte povera e uma cenografia composta de vários elementos que remetem a um ferro velho, ÚLTIMO SETOR explora questões profundas sobre sobrevivência, poder e adaptação em meio à desolação. No centro desse cenário árido e sucateado, os artistas utilizam suas habilidades para construir e interagir com um imponente totem em números de circo contemporâneo, como manipulação de objetos, acrobacias, dança e técnicas aéreas.
- Quarta20h
- Quinta20h
- Sexta20h
- Sábado20h
- Domingo18h
CORPOMÁQUINA
Conforme explicam os integrantes do Robo.art, com o avanço das tecnologias, a automatização e a digitalização da vida, CORPOMÁQUINA se propõe a questionar qual o futuro possível dessa fusão entre o ser humano e a máquina. Durante o processo criativo, o coletivo levantou as seguintes questões: Como distinguir o que é humano e o que é máquina? Com o avanço protético, artificial e científico-tecnológico em interação com nossas vidas, qual futuro nos aguarda? A partir desses questionamentos, o agrupamento desenvolveu um sistema próprio de tradução de movimentos baseado em sensores e microcontroladores para realizar a leitura da tensão e distensão muscular do bailarino que, ao se movimentar, produz a sonoridade da obra através desse dispositivo.
- Sábado18h30
- Domingo16h
PESO DA VIDA
Charles é um homem recluso que sofre com suas decisões do passado das quais, apesar de achar certas no momento, acabou lhe trazendo muita angústia e dor ao longo dos anos. De repente, tudo muda, quando ele recebe em sua casa a rebelde Ellen, sua filha que ele abandonou aos 8 anos para seguir um novo amor. Com muita emoção, revelações e dificuldades, "O Peso da Vida" é uma história incisiva, crua, que faz a gente pensar em como a vida vale, e em como as pessoas podem fazer a diferença.
- Sábado19h30
- Domingo19h30
PATUNTS
Um espetáculo circense colaborativo e imerso em percussão. Com cenário abstrato em madeira, três intérpretes são levados pelos sons que vão sendo construídos ao movimentar os objetos em cena, ao mesmo tempo que as acrobacias, malabarismos e dança vão aparecendo e revelando os personagens. A cada técnica circense que é trazida para a cena, as parcerias e os protagonismos vão se alternando em jogos ritmados por vezes cômicos, por vezes arriscados ou ainda instrumentados.
- Quinta16h
- Sexta20h
- Sábado18h
- Domingo16h