Com atrações nacionais e internacionais gratuitas, o 18º Niterói em Cena – Festival Internacional de Teatro será realizado, de 16 a 28 de setembro, em vários espaços do município fluminense
Entre os maiores eventos de artes cênicas do país, o Niterói em Cena – Festival Internacional de Teatro chega à sua maioridade. De 16 a 28 de setembro, sua 18ª edição vai ocupar palcos e ruas do município fluminense, com espetáculos regionais, nacionais e internacionais gratuitos que traçam um abrangente panorama do teatro contemporâneo. Na programação, estão seis espetáculos brasileiros aclamados, quatro atrações de teatro de rua (do Brasil, da Argentina, do Peru e do Chile), a Mostra Estudantil (com 75 cenas nacionais) e a Mostra Cenas Curtas (com 15 cenas nacionais). Haverá também uma rodada de negócios e oficinas teatrais com profissionais consagrados. O 18° Niterói em Cena foi contemplado no Edital Fomenta Festival 2024, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, e patrocinado pela Secretaria Municipal das Culturas de Niterói. Mais informações no site www.niteroiemcena.com.br.
Ficha Técnica:
Diretor-geral: Fabio Fortes
Diretora de produção: Vivian Sobrino
Coordenadora de produção: Thaynná Curcino
Produtores: Fagner Emerich, Letícia Marinho, Notreve Monteiro e Thomás Baldan
Professores (cursos de teatro): Campello (e Cia. Transparente), Fagner Emerick, Helena Marques, Jaqueline Lobo, Jordan Carvalho, Marcos Ácher, Notreve Monteiro, Raphael Pompeu (e Cia. Móvel de Teatro), Rodrigo Lontra e Sylvio Moura
Oficineiros (Atividades Formativas): Cátia Costa, Chacovachi, Helena Marques e Marcos Henrique Rego
Apresentador: Thiago Chagas
Coordenador técnico: Wilson Nazare
Coordenadoras de acessibilidade: Graciela Pozzobon e Stephannie Carvalho
Coordenação administrativo-financeira: Realize Cultura
Iluminador: Palito
Designer gráfico: Guido Fortes
Editor de vídeos: Tairone Vale
Desenvolvedor site: Moreno Almeida
Fotógrafo / Filmaker: Daniel Janssens
Social media: Carol Mitrof e Gabrielle Crelier
Assessora de imprensa: Rachel Almeida | Racca Comunicação
Realização: Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro
Patrocínio: Secretaria Municipal das Culturas de Niterói
Programação:
16/09 – Terça-feira
Mostra Estudantil
Local: Sala Nelson Pereira dos Santos Horário: 14h (apresentação de cenas) Classificação: livre Duração: 2h30
Mostra Peças (Kawó – O Rei chama – Niterói/RJ)
Sinopse: O espetáculo apresenta uma África ancestral e imaginária e narra a preparação do “dia do Obá Xangô”. Uma família composta por uma mãe, quatro filhos e um avô passam o dia preparando a festividade. Os seis trabalham para que tudo seja perfeito e relembram as narrativas que compõem a trajetória que levaram o Xangô menino a se tornar um dos mais respeitados e cultuados orixás.
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer Horário: 15h Classificação: livre Duração: 1h10 minutos
17/09 – quarta-feira
Mostra Estudantil
Local: Sala Nelson Pereira dos Santos Horário: 10h (turno manhã) e 14h (turno tarde) Classificação: livre Duração: 2h30 (cada turno)
18/09 – quinta-feira
Mostra Estudantil
Local: Sala Nelson Pereira dos Santos Horário: 10h (turno manhã) e 14h (turno tarde) Classificação: livre Duração: 2h30 (cada turno)
19/09 – sexta-feira
Atividade Formativa (Oficina de Teatro Gestual, com Helena Marques)
A metodologia segue a linha da autonomia criativa e tem como base o trabalho desenvolvido em 15 anos de oficinas ministradas pela Dobra, cuja principal fonte de inspiração é a LISPA (London International School of Performing Arts – Escola Internacional de Artes Performáticas de Londres), além de conceitos de Jacques Lecoq, Dario Fo, Ariane Mnouchkine, Juliana Carneiro da Cunha, John Mowat, Julio Adrião e Eve Doe Bruce.
Público-alvo: atores e estudantes de teatro Local: Macquinho Horário: 14h às 18h Classificação: 18 anos Número de vagas: 40
Mostra Cenas Curtas (cinco cenas)
Local: Theatro Municipal de Niterói Horário: das 20h às 22h30 Classificação: livre
20/09 – sábado
Mostra Rua (Cuidado! Um palhaço mau pode arruinar sua vida – Argentina)
Sinopse: Num mundo cheio de contratempos, inocência, acidez, conformismo e rebeldia, este palhaço é um verdadeiro vingador dos adultos. Autêntico, quebra todos os códigos tradicionais dos palhaços, em sua luta para entreter sem estupidificar e sobreviver na tentativa.
Local: Campo de São Bento Horário: 11h Classificação: livre Duração: 55 minutos
Atividade Formativa (Manual e Guia do Palhaço de Rua, com Chacovachi)
A oficina é direcionada aos artistas ou futuros artistas que queiram descobrir os segredos do palhaço de rua para aplicá-los nessa disciplina ou em qualquer outra. Direcionado ao trabalho individual em lugares não-convencionais esta oficina se compõe em três partes: treinamento, teoria e filosofia, postura corporal.
Público-alvo: artistas ou futuros artistas Local: Macquinho Horário: 14h às 18h Classificação: 16 anos Número de vagas: 40
Mostra Cenas Curtas (cinco cenas)
Local: Theatro Municipal de Niterói Horário: das 20h às 22h30 Classificação: livre
21/09 – domingo
Mostra Rua (Inka Clown Show – Peru)
Sinopse: Um palhaço latinoamericano vem mostrar o que traz na sua maleta. É um espetáculo envolvente e repleto de ternura, graça e beleza sendo, ao mesmo tempo, cômico e delicado. Uma obra poética, que traz em sua essência a expressão cultural do teatro de rua latino.
Local: Macquinho
Horário: 11h
Classificação: livre
Duração: 40 minutos
Atividade Formativa (Brecht agora – Pensamentos e Jogo, com Marcos Henrique Rego)
A partir da afirmação do saudoso mestre Aderbal Freire-Filho de que era necessário reconhecer Bertolt Brecht como fundamental para o teatro contemporâneo, abordaremos uma breve linha temporal acerca do trabalho do ator, realizaremos experimentos de sensibilização e exercícios com trechos de obras brechtianas.
Público-alvo: atores em geral Local: Macquinho Horário: 14h às 18h Classificação: 14 anos Número de vagas: 40
Mostra Cenas Curtas (cinco cenas)
Local: Theatro Municipal de Niterói Horário: das 20h às 22h30 Classificação: livre
23/09 – terça-feira
Mostra Peças (Meu Caro Amigo – Rio de Janeiro/RJ)
Sinopse: Norma é professora de História e viveu as grandes transformações do país de forma intensa e apaixonada. E mesmo nos momentos mais difíceis, nunca se sentiu completamente sozinha: era como se Chico Buarque de Hollanda adivinhasse os seus sentimentos e criasse músicas pensando nela. E, então, decide realizar um sonho acalentado desde menina: um show onde canta e declara seu amor ao ídolo.
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer Horário: 20h Classificação: 12 anos Duração: 1h20 minutos
24/09 – quarta-feira
Mostra Peças (Policarpo Quaresma – O Musical – Rio de Janeiro/RJ)
Sinopse: Espetáculo inspirado em “O Triste Fim de Policarpo Quaresma” celebra o teatro de revista e nossa literatura com dança, música e emoção para novos públicos.
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer Horário: 20h Classificação: 14 anos Duração: 2h (com 10 minutos de intervalo entre os dois atos)
25/09 – quinta-feira
Mostra Peças (Terapia Infernal – Rio de Janeiro/RJ)
Sinopse: Quem verdadeiramente tem coragem de se expor para si mesmo? Quem consegue habitar a zona desconfortável do questionamento? O Diabo escolhe a dedo seus pacientes que farão vir à tona as observações mais relevantes sobre a humanidade, com muito humor e musicalidade.
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer Horário: 20h Classificação: 16 anos Duração: 1h15
26/09 – sexta-feira
Mostra Rua (Como cozinhar uma criança – Juiz de Fora/MG)
Sinopse: Em um programa de culinária ao vivo, dois cozinheiros ensinam uma receita cujos ingredientes principais são, nada mais e nada menos, que… CRIANÇAS. A ideia é preparar devidamente os pequenos para que não se tornem adultos intragáveis.
Local: Praça João Saldanha, em Santa Barbara Horário: 17h30 Classificação: livre Duração: 50 minutos
Mostra Peças (Macacos – São Paulo/SP)
Sinopse: Espetáculo sobre como o racismo está enraizado na história do Brasil. Uma reflexão sobre o adjetivo MACACO, usado contra pessoas negras em todo o mundo. Além disso, a colonização é abordada para justificar a estrutura social e cotidiana do Brasil de 1500 até os dias de hoje.
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer Horário: 20h Classificação: 14 anos Duração: 3h
27/09 – sábado
Rodada de Negócios
Local: Cúpula do Caminho Niemeyer Horário: das 11h às 19h
Mostra Peças (Por que não nós? – Rio de Janeiro/RJ)
Sinopse: Comédia em que três amigos discutem, com humor, tabus e reflexões sobre a construção da masculinidade.
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer Horário: 20h Classificação: 14 anos Duração: 1h
28/09 – domingo
Atividade Formativa (O Corpo e as Epistemologias Exusíacas nas Artes da Cena, com Cátia Costa)
Vivência teórico-prática a respeito de conhecimentos ligados ao Orixá Exú (Obá Oritá Metá). E sobretudo, algumas considerações sobre questões artísticas, espirituais e políticas que podem ser analisadas sobre a visão exusíaca. Como o teatro ou as artes da cena podem ser atravessados por um conhecimento ancestral negro-africano?
Público-alvo: Estudantes de teatro, dança. Artistas. Atores, atrizes, bailarinos e dançarinos. Pessoas interessadas no tema independente de alguma relação com as Artes. Local: Macquinho Horário: 10h às 13h Classificação: 16 anos Número de vagas: 40
Mostra Rua (O Abrazo Girafa – Chile)
Sinopse: Espetáculo solo, de rua e para toda família. Malabarismo com piões acrobáticos acompanham o grande desafio que dá nome ao espetáculo. O clássico número de equilibrismo com um monociclo girafa, que neste caso mede mais de 2 metros. Subir nas alturas, equilibrar uma bola de cristal no topo da cabeça e malabarear com três facões é o desafio.
Local: Espaço Eco Cultural Horário: 11h Classificação: livre Duração: 45 minutos
Caruru e Samba das Yabás (encerramento do festival)
Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer – foyer térreo Horário: das 13h às 19h
Endereços:
Sala Nelson Pereira dos Santos (475 lugares) – Avenida Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos, Niterói/RJ
Theatro Municipal de Niterói (400 lugares) – Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro, Niterói/RJ – Tel: 3628-6908
Teatro Popular Oscar Niemeyer (454 lugares) – Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/nº – Centro, Niterói/RJ
Praça João Saldanha – Santa Barbara, Niterói/RJ
Campo de São Bento – Alameda Edmundo de Macedo Soares e Silva, s/nº – Icaraí
Macquinho – Rua Nair Margem Pereira, s/nº – Boa Viagem
Espaço Eco Cultural – Avenida Celso Kelly, 378 – Piratininga
*Todas as atrações do 18° Niterói em Cena são gratuitas mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível. Para assistir às atrações da Mostra Peças, haverá distribuição de senhas, sempre a partir das 18h, com exceção do dia 16/09, que terá entrada liberada, sujeita à lotação do espaço. Para assistir às sessões da Mostra Estudantil e da Mostra Cenas Curtas, basta se dirigir ao local da apresentação. Não será necessário retirar ingressos na bilheteria. A entrada do público estará condicionada à lotação do espaço.