O Teatro João Caetano, ou Teatro Municipal João Caetano, mais conhecido como Theatro Municipal de Niterói, foi construído no século XIX, e passou por inúmeras reformas e melhorias ao longo dos anos, sendo, em 1995, reinaugurado após restauração. É localizado na Rua XV de Novembro, 35, no Centro de Niterói, no Rio de Janeiro, no Brasil.
História e restauração
O teatro é citado pelos historiadores como um dos marcos inaugurais do teatro brasileiro. Desde 1827, funcionava, no local, uma pequena casa de espetáculos administrada pela Sociedade Filodramática da Praia Grande. O imóvel, em 1842, foi adquirido por João Caetano. Este ator, então, reformou a casa e a transformou em Teatro Santa Tereza, em homenagem à futura imperatriz brasileira Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias. João Caetano explorou o teatro até sua morte em 1863. Em sua homenagem, em 1900, a Câmara Municipal de Niterói mudou o nome do teatro para Teatro Municipal João Caetano. O prédio foi tombado em 1990 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural.
O prédio (totalmente restaurado entre 1992 e 1995)[1] passou pela mais completa e rigorosa restauração de que se tem notícia na história do patrimônio cultural brasileiro. Seu projeto de recuperação encarou um grande desafio: respeitar os aspectos históricos (na fachada, mantiveram-se as linhas arquitetônicas neoclássicas da reforma de 1888 e 1889) e, ao mesmo tempo, dotá-lo de modernidade. Foi adotada uma filosofia de restauração baseada na manutenção das intervenções de qualidade das reformas anteriores, e na eliminação das que não respeitavam seu caráter estilístico. Dessa forma, foram demolidos os anexos incompatíveis com o conjunto.
As pinturas interiores, de autoria de Thomas Driendl, constituem um grande complexo artístico ao lado do atual pano de boca criado para a restauração pelo paisagista e artista Roberto Burle Marx. O teatro já foi cenário de diversas novelas e minisséries televisivas como “A favorita”, “Dalva e Herivelto: uma Canção de Amor” e “Os Maias”. Entre os artistas que já se apresentaram na casa, podem ser citados Alcione, Beth Carvalho, Fagner, Cauby Peixoto, João Bosco, Gilberto Gil, Luiza Possi, Zélia Duncan e Tim Maia, que fez sua última aparição pública no teatro no dia 8 de março de 1998 (após começar a apresentação, ele passou mal e morreu oito dias depois, no Hospital Universitário Antônio Pedro).
Texto publicado, originalmente, no site do Wikipédia
Informações do teatro
Endereço
Rua Quinze de Novembro, 35 - Niterói, Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Região
Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Capacidade
415 lugares pessoas
Bilheteria
Segunda à sexta: 14h às 18h (seg e ter fechado)
Sábado: Somente em dias de espetáculos das 14h até a hora de inicio
Domingo: 14h às 18h (seg e ter fechado)
Estacionamento
Plaza Shopping (em frente ao teatro)
Cafeteria
Sim
Ar condicionado
Sim
Acessibilidade
Sim
Telefone
(21) 3628-6908
producao.tmjc@gmail.com