Comédia de Ariano Suassuna, A Caseira e a Catarina ou O Processo do Diabo estreia no Parlapatões
A Caseira e a Catarina ou O Processo do Diabo é uma comédia de caráter popular e diálogo direto que une a estética sertaneja, inspirada no romanceiro nordestino, do trovador ibérico ao circo-teatro que tanto fascinava Ariano; uma combinação de arquétipos das manifestações e brincadeiras populares do povo do sertão. A cenografia – assinada por Manuel Dantas Suassuna (artista plástico, filho de Ariano) – traz painéis de traços e elementos característicos da cultura popular do nordeste e do universo visual de Suassuna. A trilha sonora original foi composta por Renata Rosa e a sonoridade ao vivo, criada e executada por Renata Maciel e pelos atores. Os figurinos têm assinatura de Carol Brada, e Rodrigo Bella Dona é responsável pela luz da montagem.
Ficha Técnica:
Texto: Ariano Suassuna.
Direção: Fernando Neves.
Elenco: Jorge de Paula, Fábio Espósito, Guryva Portela, Henrique Stroeter, Tay Lopez, Fernanda Cunha, Patrícia Gasppar e Renata Maciel.
Concepção cenográfica: Manuel Dantas Suassuna.
Trilha sonora original: Renata Rosa.
Trilha sonora incidental e sonoridades ao vivo: Renata Maciel e Fernando Neves.
Figurinos: Carol Brada.
Desenho de luz e operação: Rodrigo Bella Dona.
Produção executiva: Madu Arakaki e Gabriela de Sá.
Idealização e produção: Cia. Vurdon de
Teatro Itinerante.
Fotos: Erik Almeida.
Assessoria de imprensa: Eliane Verbena.
Edital: ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo – Edital nº 01/2023 – Teatro / Produção de Espetáculo Inédito.