Você está na cidade de:

A MOSCOU! UM PALIMPSESTO

Montagem da companhia brasiliense Setor de Áreas Isoladas estreia em novembro no Teatro Nelson Rodrigues, em curtíssima temporada

No espetáculo, os personagens tornam-se náufragos dos falidos sistemas políticos, tal qual os heróis de Tchekhov, segregados entre degradados e degradadores. Assim, a vontade de confrontar as questões da obra original com a nossa contemporaneidade chega ao público de hoje. “Afinal, que espaço temos para nossos desejos? Por que não se vai a Moscou? Vale a pena dar qualquer passo? As brechas que abri no texto original, rasurando-o, permitiram-me ainda estabelecer diálogos entre clássico e contemporâneo, ator e personagem, ficção e realidade”, explica Ada.
Desta maneira, a ideia de rascunho que sugere a palavra palimpsesto foi levada para a encenação, cujo dispositivo cênico foi pensado para revelar as estruturas ao público como em um ensaio: terreno sempre aberto à possibilidade, à tentativa, ao erro, ao risco.

Ficha Técnica:

Direção e dramaturgia: Ada Luana
Elenco: Ada Luana, Ana Paula Braga, Camila Meskell, Gabriel Angelotti, Kalley Seraine e Taís Felippe.
Direção musical e trilha sonora original: Filipe Togawa
Músicos instrumentistas: Gabriel Angelotti e Kalley Seraine
IIuminação e fotografia: Diego Bresani
Cenário e figurinos: Ada Luana e Roustang Carrilho
Produção executiva: Guilherme Angelim
Direção de produção: Elenor Cecon
Produtor local (RJ): Thiago Miyamoto
Cenotécnico e contra-regras: Lucas Gonçalves
Técnico de iluminação e operador de luz e som: Rodrigo Fischer
Design: Gabriel Menezes e Cecília Cartaxo (Molde.cc)
Vídeo: Emília Silberstein
Preparação de canto: Michelle Fiúza
Assessoria de comunicação: Dobbs Scarpa

Workshop

Além das apresentações, o grupo Setor de Áreas Isoladas também ministrará uma oficina no dia 8 de novembro, das 14h às 17h, no espaço da CAIXA Cultural Rio de Janeiro, para até 20 participantes.
Neste workshop, o grupo compartilhará o seu processo criativo através de uma demonstração de exercícios onde os participantes experimentarão algumas de suas ferramentas e técnicas usadas para explorar seus limites criativos, como a Técnica dos Viewpoints de Anne Bogart e da Análise Ativa de Stanislavski. As inscrições podem ser realizadas através do link.

Detalhes da peça

Status

Encerrada

Temporada

De 07/11/2024 até 10/11/2024

Dias

  • Quinta19h
  • Sexta19h
  • Sábado18h
  • Domingo18h

Duração

90 minutos

Valor

Plateia R$30 (inteira) e R$15 (meia) / Balcão  R$20 (inteira) e $10 (meia)

Região

Centro / Rio de Janeiro

Teatro / Espaço

Teatro da CAIXA Nelson Rodrigues
Av. República do Paraguai,230 - Centro,20

Estacionamento

Cafeteria

Sim

Telefone

(21) 3509-9621

14

Classificação indicativa

Não apropriado para menores de 14 anos

Galeria de fotos
Fotos por Diego Bresani
Compartilhar em

Você pode se interessar

AÇUCAR OU AS IRMÃS ANNE

Enquanto filhas, esposas, mães e até viúvas, as mulheres vivem papeis impostos pela sociedade. Açúcar ou as irmãs Anne, um drama lírico sobre o tempo e o envelhecimento, Açúcar ou As Irmãs Anne começa com o reencontro, após décadas, de duas ex-parceiras de palco, que decidem revisitar as personagens que marcaram suas carreiras: as irmãs Mary Anne e Rose Anne, filhas de uma família burguesa decadente e moldadas por silêncios, aparências e expectativas sociais. No passado, elas próprias tiveram suas trajetórias interrompidas por imposições familiares: uma engravidou e a outra se casou.debate esses papeis e convida o público a refletir sobre os limites entre identidade e representação, memória e invenção, arte e vida.

de 03/07/2025 a 27/07/202590 minGratuitoEm cartaz
  • Quinta20h
  • Sexta20h
  • Sábado20h
  • Domingo19h
Itaú Cultural

XS CULPADXS

Em xs CULPADXS temos num primeiro plano a história de uma investigação sobre uma família da capital que ao se mudar para uma pequena cidade do interior é acusada pelos moradores de ser a responsável por levar uma doença contagiosa para lá, se desdobrando numa tragédia. E num segundo plano, as vozes narrativas questionam a força do drama e da estrutura dramática como contágio do pensamento corrente. Falas ressentidas em relação à estrutura de metanarrativas que dariam conta de explicar por ‘A+B’ porque estamos na situação atual. Como se o narrador, ao se deparar com sua infelicidade (ou no mínimo com a mediocridade de sua vida), tentasse culpar alguém ou a própria estrutura do drama. Tudo regado ao melhor da música sertaneja desde os anos 80.

de 10/07/2025 a 27/07/202590 minGratuitoEm cartaz
  • Quinta21h
  • Sexta21h
  • Sábado21h
  • Domingo19h
  • Quinta21h
  • Sexta21h
  • Sábado21h
  • Domingo19h
Teatro Arthur Azevedo

O HOMEM MAIS INTELIGENTE DA HISTÓRIA

Quando o renomado psiquiatra Marco Polo vai a Jerusalém participar de uma reunião na ONU, ele é desafiado a estudar a mente do homem mais famoso da história: Jesus. Marco Polo, um dos maiores ateus da atualidade, recusa-se, mas é instigado por uma plateia de intelectuais a realizar essa empreitada e aceita. É, então, montada uma mesa-redonda, composta por brilhantes profissionais para analisar a mente de Jesus sob os ângulos da ciência e, não, da religião. A partir disso, o personagem começa uma jornada épica para saber se Jesus era um mestre em ter autocontrole, gerir sua emoção, trabalhar perdas e frustrações, libertar sua criatividade e formar pensadores. Ao estudar a mente de Jesus, Marco Polo surpreende os demais participantes da pesquisa, que ficam admirados diante do inexplicável.

de 04/07/2025 a 25/07/202575 minà partir de R$ 50Em cartaz
  • Sexta20h
Teatro Itália

Inf Busca Peças

Data
Preço

Este website armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para melhorar sua experiência no site e fornecer serviços personalizados para você, tanto no website, quanto em outras mídias. Para saber mais sobre os cookies que usamos, consulte nossa Política de Privacidade

Não rastrearemos suas informações quando você visitar nosso site, porém, para cumprir suas preferências, precisaremos usar apenas um pequeno cookie, para que você não seja solicitado a tomar essa decisão novamente.