Apesar de Tudo
A dupla de atores se reencontra após idealizarem o espetáculo Vênus Ex Libris, livremente inspirado em A Vênus das Peles de Sacher-Masoch e dirigido por Luiz Fernando Marques. Carol e Rafael decidiram repetir a parceria em uma nova criação. Desta vez, o ponto de partida foi o livro A Agonia de Eros, do filósofo coreano Byung-Chul Han, que explora a crise dos afetos em tempos neoliberais. A obra reflete sobre como as novas tecnologias de escolha e a lógica da positividade e da uniformidade de consumo vêm excluindo a negatividade e as diferenças – elementos fundamentais para uma experiência autêntica de encontro com o outro.
Durante a pandemia de Covid-19, o livro ressoou com novos significados para os atores, motivando uma série de encontros virtuais e trocas de textos autorais com teor autoficcional. Nesta incursão espontânea pela escrita, eles encontraram uma forma de refletir sobre a vida, revisitando memórias pessoais e compartilhando seus medos e dúvidas diante do momento de incertezas e transformações coletivas que o mundo atravessava.
Ao longo dos últimos anos, os atores-criadores dialogaram com outros artistas, enriquecendo o percurso do trabalho que agora chega aos palcos como Apesar de Tudo. O convite a Munir Kanaan, que assina o texto como reação dramatúrgica e também a direção do espetáculo, deu forma final ao projeto.