Marco Antonio Rodrigues dirige Gente é Gente?!, tragicomédia sobre identidade e poder
A vida ordinária de Gesualdo Brilhante, um motorista de Uber com uma inclinação incorrigível para ceder às vontades alheias, sofre uma guinada surreal. Ao sair para comprar mariscos, Gesualdo é surpreendido por três soldados do exército que, desesperados com a ausência de um colega em uma missão inesperada, o convencem a assumir o lugar do desertor. O soldado ausente, preso após um roubo malfadado em um terreiro de candomblé́, desencadeia uma sequência de eventos que obriga Gesualdo a mergulhar em um universo de autoritarismo e violência. Em meio à tensão crescente de uma guerra iminente, Gesualdo, incapaz de resistir ao fluxo, se transforma de um homem comum em uma engrenagem implacável de um sistema bélico. Enquanto isso, o espetáculo se desenrola ao som de tambores e confetes, mesclando a iminência do conflito à efervescência de um desfile de carnaval, onde os personagens transitam entre o riso e o desespero, entre o grotesco e o sublime. Com humor mordaz e reviravoltas imprevisíveis, “Gente é Gente?!” reflete sobre as escolhas, ou a falta delas, que nos moldam, e sobre a fragilidade de quem somos diante das forças que insistem em nos transformar.
Ficha Técnica:
Texto livremente inspirado na obra “Um Homem é um Homem”, de Bertolt Brecht.
Autora: Cláudia Barral.
Dramaturgista: Silvia Viana.
Direção: Marco Antonio Rodrigues.
Assistente de Direção: Luana Freire.
Trilha Sonora Original e Direção Musical: Zeca Baleiro.
Cenografia: Márcio Medina.
Iluminação: Gabriele Souza.
Preparação Corporal e Coreografias: Kátia Naiane.
Figurinos: Cássio Brasil.
Aderecista: Marcela Donato.
Coordenação e Execução de Cenografia: Blue Bird Produções Artísticas.
Produção de Cenografia: Mauro Amorim.
Assistente de Cenografia: Nélio Teodoro.
Operação de Luz: Zerlô. Som: Gabriel Hernandes.
Designer Gráfico: Zeca Bittencourt.
Fotos do Programa: Camila Bevilaqua e Leekyung Kim.
Assessoria de Imprensa: ArtePlural — Fernanda Teixeira/Mauricio Barreira.
Produção Executiva nos Estúdios: Fernanda Tein.
Produção Montagem: Camila Bevilaqua.
Produção Executiva: Daniele Carolina Lima.
Diretor de Produção: Luque Daltrozo.
Elenco:
Aílton Graça/Paulo Américo — Gesualdo Brilhante. Barroso — Jeremias Leite, Cabo Assistente Sargento Sanguinário. Caio Silviano — Tonho Tropeiro. Dagoberto Feliz — Sargento Sanguinário. Fernando Nitsch — Paulo Porta. Joice Jane Teixeira — Mãe Elza, Assistente Dona Amorosa. Katia Naiane — Marta, Assistente da Dona Amorosa. Nábia Villela — Dona Amorosa. Rodrigo Scarpelli — Jesse Silvano.
Gravação em Estúdio:
Músicos: Swami Jr. – Violão, Violão 7 cordas e Baixo. Henrique Araújo – Cavaquinho e Bandolim. Tiquinho — Trombone. Douglas Alonso — Percussão. Arranjos: Swami Jr., Zeca Baleiro e músicos. Gravado nos estúdios Al Gazarra, Ímã e Space Blues, por Alexandre Fontanetti, Pedro Luz, Swami Jr. e Zeca Baleiro. Mixado e masterizado por Walter Costa