Iago
Inspirado no clássico vilão shakespeariano de “Otelo”, o espetáculo explora a mente do personagem de forma intensa e introspectiva, prometendo impactar o público com sua complexidade psicológica. Indignado por não ter sido promovido pelo general Otelo a tenente, o alferes Iago trama vingança em que Desdêmona, mulher de Otelo, é apontada como amante do tenente Cássio.
Manipular tudo e todos é o mínimo que Iago faz para se vingar de Otelo. A partir dessa premissa, Marcio Nascimento, enxergou no teatro de formas animadas uma plataforma possível para montar o solo Iago, adaptação da obra Otelo, de William Shakespeare. A metáfora da manipulação ganha em nosso espetáculo um sentido suplementar, pois Iago não apenas manobra – ou manipula – os demais personagens, mas também o ator protagonista de Iago manipula bonecos que encarnam os demais papéis. Assim, percorremos a trajetória das relações de Otelo e sua esposa Desdêmona, de Desdêmona e Cássio, e, principalmente, do vilão Iago, que manipula todos os demais.
Ficha Técnica:
Texto: Geraldo Carneiro
Direção: Miwa Yanagizawa e Marcio Nascimento
Atuação: Marcio Nascimento
Direção musical: Rodrigo de Marsillac
Músico: Marcio Malard
Cenário: Carlos Alberto Nunes
Figurino: Tiago Ribeiro
Iluminação: Renato Machado
Formas animadas: Bruno Dante e Carlos Alberto Nunes
Operação de luz: Nina Balbi
Produção: Miguel Angelo
*A apresentação acontece dentro do 1º Festival de Solos de Niterói. Promovido pela Scuola di Cultura com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, o Festival de Solos reúne criadores e amantes do teatro para uma semana de imersão artística e trocas inspiradoras no Teatro GayLussac de 9 a 13 de setembro.