“Mostra Primeira Infância” ocupa CCBB SP nas férias escolares com teatro, cinema, exposição e oficinas para as crianças
As férias da criançada vão ficar ainda mais animadas com a ocupação que o coletivo Eranos Círculo de Arte preparou para o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, entre os dias 3 de julho e 4 de agosto. Todas as atrações são gratuitas.
O grupo, fundado por Sandra Coelho e Leandro Maman, chega diretamente de Itajaí (SC) para apresentar no anexo do Centro Cultural Banco do Brasil a Mostra Primeira Infância, com direito a teatro, cinema, artes visuais e oficinas, de quarta a segunda-feira. Reconhecido por sua abordagem multidisciplinar e inovadora nas artes cênicas para a primeira infância, o grupo mescla em seus trabalhos tecnologia digital com teatro, animação, literatura, cinema e artes visuais. Ou seja, uma ótima oportunidade para apresentar um diversificado universo cultural para as crianças de forma acolhedora e lúdica.
Programação:
Bebê e o Boi Babau | Quinta a domingo, às 15h
Sinopse: Do encontro da tradição de bonecos da cultura popular brasileira com a tecnologia digital, nasce o Bebê e o Boi Babau, uma obra com dramaturgia original que celebra o protagonismo infantil, através da relação entre um Bebê e seu amigo Boi, que juntos embarcam em uma jornada que tangencia os ciclos de morte e renascimento. A cenografia é constituída de painéis digitais de LED, com imagens especialmente criadas para se relacionar com os bonecos, dramaturgia e a plateia da primeira infância. A proposta promove um diálogo estético entre o Babau, originário do Nordeste, e o Boi de Mamão, do litoral catarinense, celebrando a diversidade cultural brasileira.
O Barquinho Amarelo | Sábados, às 11h
Sinopse: O Barquinho Amarelo, propõe uma ponte entre gerações, resgatando brincadeiras, imagens e sonoridades das infâncias vividas no interior, ao mesmo tempo em que celebra o universo imaginativo, comum a todas as crianças.
Utiliza rastreamento de movimento do elenco como motor para as projeções digitais interativas em uma proposição de teatro visual para as infâncias. recomendado para crianças a partir de 1 ano de idade. As crianças são convidadas a acompanhar personagens como a Galinha Cocó, um boneco iluminado feito em Impressora 3D e o Cavalinho de madeira, que corre e brinca com as sombras. Ainda acompanham a jornada do Barquinho Amarelo e no final, podem se juntar ao grupo e fazer seus próprios barquinhos.
#Mergulho – Experiência Teatral para Crianças | Sábados, às 17h
Sinopse: #Mergulho é uma obra intimista voltada especialmente para crianças de 1 a 6 anos de idade, que conta a história de duas pessoas que vivem em universos diferentes, ele na terra e ela no mar, e que buscam, com a ajuda da plateia, se encontrar. Utiliza como ferramenta técnica a projeção digital aplicada ao chão, um meio que viabiliza uma linguagem sensorial e imagética e que permite uma série de possibilidades de interação entre cena e plateia, entre imagem e os sentidos do espectador.
Caixa Ninho | Domingos, às 11h
Sinopse: Caixa Ninho é um acontecimento teatral para a primeira infância, onde as crianças são convidadas a entrar num universo de caixas de papelão – um cenário intimista, lúdico e modular – um espaço compartilhado de relação e construção em que tudo é possível. Neste mundo de caixas, crianças e adultos encontram um ninho e presenciam os primeiros voos de uma caixa passarinho.
Pô!Ema – Criação Poética com Crianças | Domingos, às 17h
Sinopse: Uma Ema que se alimenta de poemas! Na performance “Pô! Ema” as crianças encontram uma escritora em crise que sente sua inspiração e suas poesias estão ‘sumindo’. Com a ajuda da plateia, ela descobre que na verdade uma Ema (em projeção digital) está se alimentando de suas criações. As crianças então, são convidadas a criar junto com a escritora, poemas fresquinhos para alimentar a Ema e seus filhotinhos.
Exposição:
O Céu, o Mar e a Palavra | Todos os dias, exceto às terças, das 9h às 20h
Sinopse: A partir da trajetória do Eranos Círculo de Arte, em suas pesquisas na produção cênica para as infâncias e uso de tecnologia digital na relação com o teatro de animação, o público poderá presenciar um ambiente expositivo com recursos de mídia especialmente desenvolvido para a primeira infância, em que entrará em contato de maneira sensível com as imagens, personagens e toda poética que permeiam as obras do grupo. Com curadoria de Adriano Guimarães (DF), a exposição percorre a multiplicidade da produção do Eranos, em um universo de imagens que percorrem o céu, o mar e se materializam em palavra.
Cinema:
Cine Eranos | Segundas e quartas, às 11h, 15h e 17h; Quintas, às 11h e 17h; Sextas, às 17h
Cine.EMA: é uma série de poemas animados voltados para a primeira infância, criados a partir das poesias do livro Pô!Ema – poesia de criança da escritora Sandra Coelho. As poesias do livro trazem a figura de uma Ema que se alimenta de poemas, elemento de mediação simbólica entre a criança e as poesias. A proposta é aproximar o universo da infância, atrelando a construção poética voltada para crianças ao desenho animado, em uma obra poética de natureza híbrida.
Os Pequenos Mundos: uma aventura com caixas. Conta a história de uma boneca que ganha vida e ajuda um pequeno caixa-cervo perdido em sua jornada para reencontrar seus pais. Nesta aventura, eles se deparam com diversas criaturas como a caixa-risonha, o caixa-pássaro, a caixa-balão, o planeta-caixa e o gigante-caixa. A dramaturgia aponta para a importância do cuidado e da fantasia no tempo da infância. A proposta é ancorada no conceito dos brinquedos não estruturados – como elemento de constituição estético da narrativa, objetos que estimulam a imaginação e a ludicidade.
Oficinas para Adultos:
Oficina 1 – Protagonismo Infantil na Primeira Infância | 04 de julho, sexta-feira, das 9h30 às 12h30
Ministrada por Sandra Coelho, busca discutir o conceito de Protagonismo Infantil a partir das obras teatrais para a primeira infância (crianças de 0 a 6 anos) através do compartilhamento de práticas e processos criativos do Eranos Círculo de Arte. A oficina estabelece um diálogo epistemológico com a perspectiva da Pedagogia Reggio Emília e com os pressupostos dos autores Alejandro Cussiánovich e Manfred Liebel sobre Protagonismo Infantil e objetiva provocar um pensamento crítico sobre esse conceito em obras teatrais para e com crianças na primeira infância. A partir dessa ideia, propõe-se pensar algumas práticas do teatro, como estratégias para o exercício do Protagonismo Infantil, conectadas e em profundo diálogo com aspectos psíquicos, cognitivos, simbólicos e sociais das crianças.
Oficina 2 – Teatro de Animação e Primeira Infância |11 de julho, sexta-feira, das 9h30 às 12h30
Ministrada por Leandro Maman e Sandra Coelho, esta oficina parte da prática de produção de espetáculos para primeira infância utilizando o teatro de animação como ferramenta expressiva, assim como da experiência em lecionar aulas de teatro de animação em creches de Itajaí, e tem como objetivo sensibilizar adultos multiplicadores. É comum encontrarmos manifestações do teatro de formas animadas feitas por adultos para crianças, mas encontramos raras manifestações de cursos ou oficinas ofertados para crianças se expressarem nesta linguagem específica. A proposta surge da observação do estado de exceção desta modalidade das artes cênicas em relação com outras práticas artísticas infantis.
Oficina 3 – Teatro de Animação Popular Brasileiro | 18 de julho, sexta-feira, das 9h30 às 12h30
Ministrada por Chico Simões, oficina sobre o trabalho do ator/brincante no Teatro Popular de Bonecos. Aborda aspectos internos da brincadeira, incluindo técnicas desenvolvidas por Chico Simões, que podem contribuir com a prática da relação dos atores ou brincantes com seus bonecos. Voltada para atores bonequeiros, trata de investigações sobre o que se pode chamar “a dança dos bonecos”.
Oficina 4 – Bonecos Digitais e Dispositivos Cênicos | 25 de julho, sexta-feira, das 9h30 às 12h30
Ministrada por Leandro Maman, aborda o uso de tecnologias digitais no teatro de animação nas práticas do Eranos Círculo de Arte e sua relação com as formas animadas, através de dois conceitos norteadores: Bonecos Digitais e Dispositivos Cênicos. A base teórica sobre as questões tecnológicas se dará a partir do diálogo bibliográfico a partir dos escritos de Jorge Dubatti, Gilbert Simondon, Bernard Stiegler, Letícia Cesarino, Robert Sardello, Ana Maria Amaral, Nadja Masura e Yuk Hui.
Oficina para crianças (duração: 50min)
Oficina De Formas Animadas para as Infâncias | Sábados e domingos, às 13h30
Voltada para crianças da primeira infância acompanhadas de adultos responsáveis, esta oficina tem como proposta criar um momento de sensibilização para a expressão infantil através das formas animadas com atividades práticas de construção, demonstração de animação com diversos tipos de bonecos e exercícios de animação.
*Espetáculos teatrais com tradução em libras de sexta a domingo, de 18 a 27/07