Você está na cidade de:

O TEMPO E A SALA

Colombo Produções e Banalissima Arte apresentam a peça “O Tempo e a Sala” (Die Zeit und das Zimmer) de Botho Strauss

Escrito por um dos dramaturgos mais importantes da Alemanha e da Europa contemporânea, o texto é um dos grandes representantes do gênero conhecido como Realismo Fantástico.

Vencedora de diversos prêmios, a peça fala da solidão humana, da reclusão e do medo nas grandes cidades. Sobre o quanto podemos estar, mesmo cercados de pessoas, tão sozinhos quanto distantes de nós mesmos.

Criada especialmente para o Festival de Curitiba de 2023, onde acabou de se apresentar coM grande sucesso, esta montagem de “O Tempo e a Sala”, com direção de Leandro Daniel, pretende jogar luz sobre temas atuais: a solidão, a reclusão e o medo sentidos em meio ao grande movimento das metrópoles contemporâneas. Um retrato do desequilíbrio de uma sociedade que perdeu sua energia feminina e a coragem de se entregar aos afetos, gerando um ambiente patriarcal adoecido que sofre com a sensação de inadequação ao tempo e ao espaço.

Vale contextualizar o momento em que a obra do dramaturgo alemão Botho Strauss despontou. Em 1990, “O Tempo e a Sala” estreou no Teatro Schaubühne, em Berlim, pelas mãos do diretor suíço Luc Bondy (1948-2015). O muro de Berlim acabara de ser derrubado, mas os ecos da segunda guerra ainda soavam dentro da população, como se cada um carregasse consigo uma bomba prestes a explodir. E neste contexto destaca-se a personagem Marie Steuber, uma mulher que, ao tentar se moldar ao outro em seus muitos relacionamentos, afasta-se cada vez mais de si própria, até desaparecer (literalmente) no espaço e no tempo, ao ser tragada por coluna de sustentação, símbolo da concretude.

Marie Steuber, vivida por Simone Spoladore, diz: “A quem que eu não tive que me adaptar! Adaptei-me ao homem complicado, ao sentimental e ao homem de negócios. Compartilhei seus problemas. Estudei a maneira deles verem o mundo, aceitei, fiz desta a minha. Respondi tanto ao calado como ao falador. Eu ajudei o infeliz e fui animada com o alegre. Com o esportista eu fui correr, com o que gostava de beber eu fui beber. Não sobrou nada. De nenhum. Rastro algum. Foi saudável. Aquilo que eu lá segurei com força, lá eu deixei: aquilo que eu sou.”

O diretor, Leandro Daniel, conta que veio da própria Spoladore, há dez anos atrás, a provocação para esta montagem: “levei anos tentando me convencer da impossibilidade de fazê-lo (montar a peça). Não consegui. E aqui estamos! Não consegui porque a cada nova leitura que faço do texto percebo que o drama humano de encontrar a si mesmo no tempo e no espaço para compreender sua real significância é perene. A cada dia, em tempos de revolução tecnológica e informacional, quanto mais desvendamos e derrubamos muros e fronteiras de tempo e espaço, mais nos damos conta de nossa possível solidão em contraponto com a grandiosa conexão com tudo o que existe no vasto universo.”

REALISMO FANTÁSTICO

Botho Strauss é um autor alemão representante do gênero Realismo Fantástico e, portanto, estabelece a narrativa de sua peça entre o sonho e a realidade. Aposta nos contrapontos e oposições entre o material e o imaterial para justificar a perda da identidade dos indivíduos diante de uma aparente necessidade de adaptação e enquadramento nas relações humanas, como forma de eliminar o sentimento de solidão e abandono, especialmente nos grandes centros. Neste sentido, a peça explora os extremos, e os conceitos de dualidade estão presentes desde seu título: o “tempo” é uma representação das memórias, e a “sala” é um símbolo da concretude.

A Encenação

A direção do espetáculo pretende se aproximar da linha dramatúrgica de Botho Strauss, aplicando o conceito de dualidade, de extremos, em todos os aspectos da montagem, estabelecendo contrastes entre os elementos, desde cenários, figurinos e iluminação até a direção dos atores.

O cenário de Fernando Marés mostra a estrutura, o esqueleto de um lugar concreto e frio em contraponto aos figurinos e adereços de Ana Avelar, que rompem com a frieza do espaço – suas cores fortes contrastam com o cenário e tornam as memórias nítidas naquele lugar quase esquecido, deslocando as personagens no espaço/tempo. A iluminação de Adriana Ortiz, ao mesmo tempo em que delimita o espaço físico, desloca o espectador para dentro da memória e do não palpável. A trilha sonora original de Edith de Camargo reflete o estado de espírito de Marie Steuber, misturando instrumentos e sonoridades improváveis.

 

Ficha Técnica:

TEXTO: Botho Strauss
TRADUÇÃO: Fernanda Boarin Boechat
IDEALIZACÃO E DIREÇÃO: Leandro Daniel
ELENCO / PERSONAGEM:
Simone Spoladore – Marie Steuber
Rodrigo Ferrarini – Julius
Daniel Warren – Olaf
Maureen Miranda – A Impaciente
Jandir Ferrari – O Homem sem Relógio
Bia Arantes – A Mulher Adormecida
Rafa Sieg / Lucas Gouvêa – O Homem de Casaco de Inverno
Adriana Seiffert – O Totalmente Desconhecido
Leandro Daniel / Lucas Gouvêa – Frank Arnold
Letícia Spiller – Voz da Coluna (em off)
ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO E PSICANÁLISE DA CENA: Fabi Colombo
ILUMINAÇÃO: Adriana Ortiz
CENÁRIO: Fernando Marés
FIGURINOS: Ana Avelar
TRILHA SONORA ORIGINAL: Edith de Camargo
CARACTERIZAÇÃO: Marcelino de Miranda
Fotografia: Guilherme Chada, Chico Nogueira e Humberto Araujo
Design Gráfico: Rodolfo Karvalho
Mídias Sociais: Lucas Gouvêa
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Banalíssima Arte
Assistência de Produção: Pietra Namur
CAPTAÇÃO DE RECURSOS: BFV Cultura e Esporte
REALIZAÇÃO: Colombo Produções
ASSESSORIA DE IMPRENSA: JSPontes Comunicação – João Pontes e Stella Stephany

 

Texto disponibilizado pela produção do espetáculo.

Detalhes da peça

Status

Encerrada

Temporada

De 13/04/2023 até 14/05/2023

Dias

qui 19h, sex 19h, sáb 18h, dom 18h

Duração

90 minutos

Valor

R$40 (inteira) / R$20 (meia)

Região

Centro / Rio de Janeiro

Teatro / Espaço

Teatro Firjan SESI Centro
Av. Graça Aranha, 1, Centro, Rio de Janeiro/RJ - 20030001

Estacionamento

Cafeteria

Sim

Telefone

(21) 2563-4163

16

Classificação indicativa

Não apropriado para menores de 16 anos

Galeria de fotos
Compartilhar em

Inf Busca Peças

Data
Preço

Este website armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para melhorar sua experiência no site e fornecer serviços personalizados para você, tanto no website, quanto em outras mídias. Para saber mais sobre os cookies que usamos, consulte nossa Política de Privacidade

Não rastrearemos suas informações quando você visitar nosso site, porém, para cumprir suas preferências, precisaremos usar apenas um pequeno cookie, para que você não seja solicitado a tomar essa decisão novamente.