Banco do Brasil apresenta no CCBB Rio de Janeiro, a trilogia latino-americana inédita e única no país “Três histórias que mudaram a história”, da Compañía Tryo Teatro Banda, de Santiago do Chile
“Três histórias que mudaram a história” propõe rever momentos da formação dos povos latino-americanos, passagens e personagens históricos como Pedro de Valdívia, Fernão de Magalhães e D. Pedro I, por meio de uma dramaturgia criada a partir de pesquisa exaustiva em documentação histórica, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer mais a fundo e de forma crítica passagens determinantes da história latino-americana como o dia do Fico, a primeira viagem de circum-navegação e a conquista do Chile. A revisitação de momentos e personagens da história da colonização latino-americana, bem como das conquistas da navegação no séc. XVI, são a base do desenvolvimento da dramaturgia dessa trilogia.
Durante a temporada serão realizadas três masterclasses (em datas a serem divulgadas) que vão apresentar o processo de criação do Tryo Teatro Banda, com a participação dos integrantes e ministrada pelo diretor artístico da companhia, Francisco Sanchez. As masterclasses têm como objetivo apresentar ao público brasileiro a forma de fazer e criar da companhia que é especializada no desenvolvimento da narrativa por meio das ações físicas dos atores, tendo a música como elemento fundamental do seu processo.
Programação:
“Pedro de Valdívia: la gesta inconclusa” (Chile, 2009)
Sinopse: Espetáculo vibrante de menestréis, que percorre os primeiros anos da conquista do Chile, desde a chegada do capitão espanhol Pedro de Valdívia até a sua morte em 1553, tendo como fio condutor as cartas que o conquistador espanhol enviou ao rei da Espanha Carlos V. Três atores musicais nos contam as enormes dificuldades que o conquistador, dotado de grande capacidade militar, teve que enfrentar na sua tentativa de subjugar o povo Mapuche, originário destas terras, e como a ambição o impedia de reconhecer a coragem e inteligência de uma das pessoas emblemáticas da resistência indígena à invasão Hispânica. Com mais de 20 instrumentos musicais em cena, este trabalho alcança uma sincronicidade perfeita entre música, teatro e história.
Temporada: de 11 a 22 de junho de 2025, quarta a sábado às 19h e domingo às 18h. Classificação: 12 anos. Duração: 75 minutos. Acessibilidade: O espetáculo será apresentado em espanhol com legendagem e audiodescrição, além de acompanhamento de monitores capacitados para o atendimento do público PCD.
Ficha técnica: Direção: Sebastián Vila | Dramaturgia: Francisco Sánchez e Tryo Teatro Banda | Elenco: Francisco Sánchez, Alfredo Becerra e Diego Chamorro | Desenho de Luz: Tomás Urra | Som: Max Cornejo
“Magalhães a 500 años de la primera vuelta al mundo” (Chile, 2020)
Sinopse: O português Fernão Magalhães lidera uma expedição espanhola que visa chegar às Ilhas das Especiarias, localizadas nas ilhas da Ásia-Pacífico, navegando em direção ao oeste, para o qual ele deve encontrar uma passagem misteriosa pelo continente Americano: aquele que ficaria na história como Estreito de Magalhães. Especiarias como canela, pimenta, cravo são os negócios mais importantes e lucrativos do mundo naquela época, quando Espanha e Portugal lutavam até a morte pelo controle das rotas oceânicas. Desconfiança, traições, perigos, mitologias fantásticas e aterrorizantes, fome, escorbuto, naufrágios, deserções, combates, rebeliões, sucessos e fracassos, todos os elementos conspiram tentando fazer com que a expedição fracasse. Assim, a Compañía Tryo Teatro Banda, lembrando os antigos menestréis, monta seus instrumentos musicais como violino, acordeão, clarinete, saxofone, baixo elétrico e percussão, e ao som de suas vozes e corpos nos contam essa emocionante história que, curiosamente, inclui o primeiro encontro entre marinheiros estrangeiros e os habitantes nativos do sul do Chile, caso que se tornou em tragédia para eles.
Temporada: de 25 a 29 de junho de 2025, quarta a sábado às 19h e domingo às 18h. Classificação: 12 anos. Duração: 55 minutos. Acessibilidade: O espetáculo será apresentado em espanhol com legendagem e audiodescrição, além de acompanhamento de monitores capacitados para o atendimento do público PCD.
Ficha técnica: Direção: Francisco Sánchez | Co-direção: Eduardo Irrazábal | Dramaturgia: Francisco Sánchez e Tryo Teatro Banda | Elenco: Alfredo Becerra, Diego Chamorro, Javier Bolívar, Martin Feuerhake e Daniella Rivera | Música: Daniella Rivera, Diego Chamorro, Martin Feuerhake e Francisco Sánchez | Figurino: Pablo de la Fuente | Produção de Figurino e objetos de cena: Nicol Salgado | Desenho de Luz: Matías Ulibarry | Som: Julio Gennari
“Fico” (Chile, 2021)
Sinopse: O espetáculo mostra o então jovem, carismático e temperamental Príncipe Regente português Pedro, às vésperas de sua decisão em permanecer no Brasil e torná-lo um país livre ou regressar a Portugal e devolvê-lo à condição de colônia. O ano é o de 1821 e o então jovem chileno Vicente Pérez Rosales, testemunha real e casual dos acontecimentos se torna, em nossa versão, um amigo íntimo de Pedro, sem saber que ele é o próprio príncipe, tornando-se fiel confidente de um homem dividido entre seu espírito liberal e seu caráter autoritário.
Temporada: de 02 a 06 de julho de 2025, quarta a sábado às 19h e domingo às 18h. Classificação: 12 anos. Duração: 60 minutos. Acessibilidade: O espetáculo será apresentado em português com intérprete de LIBRAS e audiodescrição, além do acompanhamento de monitores capacitados para o atendimento do público PCD.
Ficha técnica: Direção: Julio Adrião | Dramaturgia: Francisco Sánchez e Julio Adrião | Atuação: Francisco Sanchez e Tryo Teatro Banda | Música original: Simón Schriever e Francisco Sanchez | Arranjos: Simón Schriever | Músicos: Simón Schriever (violão), Karin Peres Verthein (violino), Maria Clara Valle (violoncello) e Renata Neves (viola) | Desenho de Luz: Matías Ulibarry | Produção de Figurino: Pedro Grameña | Co-produção Chile/Brasil
Ficha Técnica:
Coordenação Geral e Curadoria: Julio Adrião
Direção de Produção: Fernando Alax – Casa136 Produções Artísticas
Produção Chile: Carolina González
Assistência de Produção Chile: Estefany Hernandez
Produção executiva: Thaís Teixeira e Martha Avelar
Assistência de Produção: Kali Correia
Gestão Financeira: Anacris Monteiro – Ouro Verde Produções
Diretor Técnico: Guiga Ensá
Acessibilidade: AllDub
Legendagem: Isa Carvalho e César Alarcon – 4Estações
Assessoria de Imprensa: Ney Motta
Mídias Sociais: Rafael Teixeira
Projeto Gráfico: Fernando Alax e Nelson Peres
Realização: Julio Adrião Produções Artísticas/Brasil e Tryo Teatro Banda/Chile
*Além de legendagem, audiodescrição e intérprete de LIBRAS, todas as apresentações terão monitores capacitados para o atendimento do público PCD.