Você está na cidade de:

UM CLÁSSICO: MATOU A FAMíLIA E FOI AO CINEMA

Luiz Fernando Marques, do Grupo XIX de Teatro, mescla cinema e teatro em experimento cênico inspirado em filmes clássicos dos anos 60

Em um país onde cinemas se transformaram em igrejas pentecostais, exploramos dois pioneiros
filmes brasileiros de 1968 e 1969 que abordam temas homoafetivos. Essas histórias brasileiras
pertencem a um passado conservador em preto e branco, ou são fantasmas premonitórios de um
presente cor de sangue? Júlio Bressane e Djalma Limongi emprestam seus clássicos e na fricção entre o cinema e o teatro montamos uma experiência única, onde o público recria a narrativa, mesclando o que foi filmado com o que acontece ao vivo. São dois filmes, uma peça, duas mulheres, dois homens e um
narrador, entrelaçando passado e presente em busca de um futuro mais diverso.

Ficha Técnica:

Direção e Dramaturgia: Luiz Fernando Marques Lubi.
Artistas Colaboradores e Atuantes: Aguida
Aguiar, Bruna Mascarenhas, Carlos Jordão, Lucas Rocha e Walmick de Holanda.
Diretora assistente: Juliana Mesquita.
Cenografia e Edição de vídeo: Luiz Fernando Marques Lubi.
Figurino, visagismo e direção de arte: Aguida Aguiar, Bruna Mascarenhas, Carlos Jordão, Juliana
Mesquita, Lucas Rocha, Luiz Fernando Marques Lubi e Walmick de Holanda.
Produção: Grupo XIX de teatro e Andréa Marques.
Técnico de Luz, som e vídeo: Luís Roberto Oliveira.
Realização: grupo XIX de teatro.
Filmes referências por ordem de aparição: Matou a família e foi ao cinema (1969) de Júlio Bressane, Matou a família e foi ao cinema (1991) de Neville de Almeida, Um Clássico, Dois em Casa, Nenhum Jogo Fora (1968) de Djalma Limongi Batista, Thelma & Louise (1991) de Ridley Scott e Callie Khouri.
Artistas que participaram do núcleo de pesquisa do grupo XIX de teatro – O Cinema como presença – de abril a julho de 2023: Aguida Aguiar, Alessandro Hernandez, Ana Hidalgo, Anderson Martins. Bruna Mascarenhas, Carlos Jordão, Felipe Salve, Giulia Gadel, Lenise Oliveira, Lucas Rocha, Lui Seixas, Michele Barreto, Naia Soares, Pedro Henrique, Raphito Oliveira, Tércio Moura, Valéria Arbex, Verona Ísis, Victor Rosa, Vívian Valente e Walmick de Holanda.

Detalhes da peça

Status

Encerrada

Temporada

De 17/11/2023 até 20/11/2023

Dias

  • Segunda1517h
  • Sexta1517h
  • Sábado1517h
  • Domingo1517h
  • Segunda1517h
  • Sexta1517h
  • Sábado1517h
  • Domingo1517h

Duração

77 minutos

Valor

Gratuito

Região

Zona Leste / São Paulo

Teatro / Espaço

Vila Maria Zélia
Rua Mário Costa, 13 - - São Paulo | SP, 13, Entre as ruas Cachoeira e dos Prazeres, Belém, São Paulo/SP - 03021100

Estacionamento

No local

Cafeteria

Sim

Telefone

(11) 2081-4647

E-mail

producao@grupoxix.com.br

18

Classificação indicativa

Não apropriado para menores de 18 anos

Galeria de fotos
Fotos por Divulgação,Luiz Fernando Marques
Compartilhar em

Você pode se interessar

SHAKESPEARE EMBRIAGADO

Já imaginou como seriam as clássicas peças de Shakespeare se os atores estivessem bêbados? Esse é o mote do espetáculo Shakespeare Embriagado, que troca o teatro pelo bar para festejar a obra do dramaturgo inglês como você nunca viu. Em cada apresentação os atores bebem um pouco, mas um dos atores bebe um pouco a mais, seja Whisky ou Tequila acompanhado, na primeira dose, por um  espectador, para provar a veracidade da bebida. “Uma festa! Hilaridade e muita confusão acontecem quando os atores - alguns sóbrios e outros não - tentam manter o roteiro no trilho”, diz o produtor Henrique Benjamin, responsável pela montagem. Com o álcool, as tragédias de Shakespeare se tornam comédias, brinca Benjamin. A plateia tem poder de decisão em várias cenas, obrigando os atores a improvisarem e manterem o foco. Cada show é diferente do outro, e cada apresentação precisa de um “patrono”, que terá uma experiência premium, um trono real com mordomo, coquetel da casa e tomada de decisões importantíssimas para o desenvolvimento da trama. A plateia também pode ser escolhida como parte da “trupe de atores” ou como o “fantasma do rei”.

de 01/08/2024 a 26/09/202460 minà partir de R$ 60Em cartaz
  • Quinta20h30
Espaço Manivela

OTELO, O OUTRO

"Otelo, o Outro" representa um homem inventado como "negro" pelo olhar ocidental, um sujeito que se submete a esse olhar, tentando se integrar por inteiro - "de corpo e alma", como se diz. O casamento com Desdêmona - uma mulher branca da elite - é a metáfora dessa entrega incondicional a um sistema de valores e a comportamentos que o estigmatizam como "o mouro", ao mesmo tempo que se serve dele. A cegueira do ciúme é uma alegoria dessa apaixonada adesão. Sua corporeidade, portanto, é o índice e o limite que o separa irrevogável e irreversivelmente desse "Ocidente" que ele deseja literalmente incorporar. A releitura, porém, fala de uma consciência dividida que, aos poucos, mas não sem muita dor, vai percebendo a origem do conflito que a fustiga. Ela reflete também sobre os mecanismos que recalcam a ancestralidade inscrita no corpo, repugnada pela sociedade à qual o "mouro" aspira, caminhando para o desfecho trágico da morte - mas não da morte do corpo.

de 30/08/2024 a 08/09/202490 minà partir de R$ 18Últimos Dias
  • Sexta20h
  • Sábado20h
  • Domingo18h
  • Sexta20h
  • Sábado20h
  • Domingo18h
Sesc Santana

FOREVER YOUNG

A comédia traz seis atores que representam a si mesmos no futuro, quase centenários. Apesar das dificuldades eles continuam cantando, se divertindo e amando. Tudo acontece no palco de um teatro, que foi transformado em retiro para artistas, sempre sob a supervisão de uma enfermeira. Quando ela se ausenta, os simpáticos senhores se transformam e revelam suas verdadeiras personalidades através do bom e velho rock’n’roll e mostram que o sonho ainda não acabou e que eles são eternamente jovens.

de 06/09/2024 a 11/11/2024100 minà partir de R$ 45Em cartaz
  • Sexta20h
  • Sábado20h
  • Domingo19h
Teatro Fernando Torres

Inf Busca Peças

Data
Preço

Este website armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para melhorar sua experiência no site e fornecer serviços personalizados para você, tanto no website, quanto em outras mídias. Para saber mais sobre os cookies que usamos, consulte nossa Política de Privacidade

Não rastrearemos suas informações quando você visitar nosso site, porém, para cumprir suas preferências, precisaremos usar apenas um pequeno cookie, para que você não seja solicitado a tomar essa decisão novamente.