Teatro Oficina celebra 65 anos com nova temporada do espetáculo Mutação de Apoteose
Terceiro sinal, CaciIda Becker se prepara para encarnar Euclides da Cunha, devorado, estraçalhado, parindo uma Cacilda Cósmica que viaja em uma onírica odisseia pelas Eras geológicas e teatrais. “mutação de apoteose” conta uma história de travessias e metamorfoses. É o teatro em estado de feitiçaria, é uma f(r)icção cósmica que contracena personagens humanas, não humanas, elementos e forças da natureza, seres encantados, oceano cretáceo e inteligência artificial, criando uma bomba de imaginação. São algoritmos antigos de insurreição da terra criando atmosferas de linha direta com o público, em contracenação com um algoritmo colonial. Com direção de Camila Mota e dramaturgia de Cafira Zoé, “mutação de apoteose” é um spin-off vertiginoso criado a partir das dramaturgias de “Os Sertões” e “Odisseia CaciIda”, de José Celso Martinez Correa e Teat(r)o Oficina, com cenas inéditas e outras paragens, celebrando os 65 anos da Cia e a direção de Camila Mota, primeira mulher a dirigir um espetáculo do Oficina, abrindo caminhos para outras direções, como de Marília Piraju e Mayara Baptista, em ritos e shows encenados. Com 100 pessoas na ficha técnica girando a máquina dessa uzyna, “mutação de apoteose” é um espetáculo musical em 2 atos, um acontecimento feiticeiro que opera o terreyro eletrônico na sua máxima potência, desejando acender estados de mutação de apoteose dentro e fora de nós.
Ficha Técnica:
CRIAÇÃO: Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona
DIREÇÃO: Camila Mota
DRAMATURGIA: Cafira Zoé, a partir das obras “Os Sertões” e “Odisseia Cacilda” de Zé Celso e Teatro Oficina Uzyna Uzona, dando num spin-off original com criações inéditas de Cafira Zoé e textos de: Catherine Hirsch, Euclides da Cunha, Fernando Coimbra, Marcelo Drummond, Tommy Pietra e Zé Celso
INSPIRAÇÕES DA COSMOGONIA DO ESPETÁCULO: Dénètem Touam Bona, Donna Haraway, Stela do Patrocínio e Emanuele Coccia
COMISSÃO TÉCNICA DE TEATRO DE ENCRUZILHADA: Cafira Zoé, Camila Mota, Fernanda Taddei, Letícia Coura, Marília Piraju, Rodrigo Andreolli, Sylvia Prado
CORO DE DIREÇÃO DE MOVIMENTO E PREPARAÇÃO CORPORAL: Cyro Morais, Joel Carlos, Jota Guerreiro, Lucas Andrade, Luciana Froes, Marcio Telles, Nduduzo Siba, Rodrigo Andreolli
PREPARAÇÃO DO CORO: Tai Chi Chuan com Gil Rodrigues, Capoeira com Leandro de Souza
Leituras e trabalhos de imaginação com a geral
PREPARAÇÃO VOCAL: Letícia Coura, Lucia Gayotto e Tetê Purezempla
O CORO: Abmael Henrique, Alexandre Paz, Alex de Tata, Amanda Gabriela, Ana Abbott, Ana Alice Aguiar, Anita Braga, Ayomi Domenica, Bianca Terraza, Bruli Maria, Cafira Zoé, Camila Botelho, Camila Mota, Clara Torres, Cyro Morais, Corisco Amaré Yndio do Brasil, Danielle Rosa, Dan Salas, Fernanda Taddei, Flora Sandyá, Gabriela Campos, Gabriela Costa, Gii Lisboa, Helena Toledo, Henrique Pires, Jennifer Glass, Joana Medeiros, Joel Carlos, Jota Guerreiro, Jozéffa Duarte, Kelly Campello, Klausyuka, Larissa Silva, Leon Oliveira, Letícia Coura, Lucas Andrade, Luciana Froes, Lufe Bollini,
Marcelo Dalourzi, Marcio Telles, Marina Menezes, Maurilio Domiciano, Mayara Baptista, Michele Leão, Mila Sequera, Nduduzo Siba, Odá Silva, Paula Bicalho, Pedro Levorin, Raphael Calheiros, Raul Oliveira, Robson Silva, Rodrigo Andreolli, Rodrigo Jubelini, Samurai Cria, Selma Paiva, Tetê Purezempla, Tereza Seiblitz, Vick Nefertiti, Victor Rosa e Viviane Clara.
PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS: Carmen Silva e Marcelo Drummond
REBENTOS NOVOS: Flor Bela, Inácio, Kenshin, Lina, Lua, Rudá e Vera
O CÃO: Leonilson
TIME DE DIREÇÃO DE CENA: Anita Braga, Elisete Jeremias, Joel Carlos, Marília Piraju e Pedro Levorin
A BANDA: André Santana (Laga) percussão e bateria; Beto Sporleder flauta, clarone, sax; Fefê Camilo percussão; Guina Santos guitarra e cavaquinho; Gustavo Lemos piano e sonoplastia; Letícia Coura voz, cavaquinho e banjo; Maria Bitarello baixo; Moita Mattos direção musical, guitarra, tratamento de som, trilha; Priscila Hilário percussão; Sônia Ushiyama sanfona, Thais Melo trompete, trombone e tuba e Tetê Purezempla flauta, sax barítono e voz