Inf Peças
CREDORES
Na trama, dois homens e uma mulher se encontram em um balneário para um acerto de contas. O encontro evidencia marcas que nunca cicatrizaram. “Essa é uma peça que se aprofunda nos dilemas entre os personagens, que expõem seus conflitos, questão longe de se resolver nos tempos contemporâneos. Escrita em 1887, o texto projeta uma DR que atravessa dois séculos e, como diz a canção popular, "ainda somos os mesmos como nossos pais”.
- Quinta20h
- Sexta20h
- Sábado20h
- Domingo18h
TRÍPTICO: NÃO ELA, ELE E CULPA
Não ela: o que é bom está sempre sendo destruído - Um casal começa a morar junto ao mesmo tempo que um deles começa seu processo de transição de gênero. O namorado cisgênero então escreve um texto sobre suas questões que emergem no convívio com seu namorado trans. Esse texto é materializado no palco pelo casal em cena, através de cinco programas performativos. Ele - Dois “eles”, um cisgênero e um transgênero, casados na vida real, se colocam num palco para juntos realizarem algumas ações e jogos performativos. São criadas imagens que remetem direta ou indiretamente a questões de sexualidade, gênero, existência e essência. Nesse percurso, surgem reflexões acerca do que é um homem, um “ele”, ou o próprio masculino. Essa peça foi criada quando o autor começou a usar testosterona. Culpa - Uma pessoa transgênera e seus pais fazem uma peça de teatro no qual eles rememoram momentos de sua vida juntos, antes da pessoa transgênera fazer uma mastectomia masculinizadora (retirada plástica dos seios). Através de uma série de imagens, eles refletem sobre as tensões que habitam o relacionamento dos três frente às decisões estéticas e identitárias do filho trans.
APESAR DE TUDO
A personagem mistura pensamentos e histórias de pessoas, sem a certeza de que talvez elas sejam ele mesmo, enquanto aguarda. Com a desolação e a solidão, característica do teatro do absurdo, esse vivido homem tem como companhia suas memórias e seus conflitos, trazendo à cena histórias próprias ou inventadas - talvez não, tudo é incerteza -, adornadas pelo seu humor sinistro. Ora citando poemas ora cantando ou devaneando, o homem imerge em reflexões existenciais.
PERVERSA
Dirigida por Gustavo Rocha, a peça é um monólogo em que a personagem principal interpretada pela atriz Mônica Bittencourt conduz a narrativa de seus amores e desamores, levando a plateia a questionar a veracidade de sua personalidade, que se desdobra em diversas camadas e mistura realidade e ficção. Com o cenário composto apenas por cadeiras, a arquitetura cênica é construída como um jogo de xadrez.
BROKEN CAKE – O LAR DAS MEMóRIAS PARTIDAS
Uma mulher conversa com a irmã após um longo tempo. Enquanto comem bolo são reveladas situações traumáticas que ambas viveram na infância, abusos e violência diárias. As irmãs debatem sobre as perversidades de um contexto familiar adoentado, que "quebra o bolo".
O MAR
Na trama, as palestinas Adila e sua neta Farida chegam ao escritório da advogada israelense Dania, que defende mulheres israelenses presas por levarem palestinas para conhecer o mar. A avó tem um pedido: sua neta quer conhecer o mar. Um acontecimento inesperado obriga as três a permanecerem juntas e a descobrirem possibilidades de relação.
- Sexta21h
- Sábado21h
- Domingo19h
O MENINO É PAI DO HOMEM
O romance "Memórias Póstumas de Brás Cubas", publicado em 1881, inaugurou o realismo na literatura brasileira, e continua a impressionar o leitor de hoje porque, como reconhece a crítica, parece ficar mais atual à medida que o tempo passa. O texto, um retrato da decadência da sociedade carioca monarquista, toca em temas como a escravidão e a desigualdade social. É uma história narrada em primeira pessoa por um 'defunto-autor': um homem da típica elite carioca que já morreu e que deseja escrever a sua autobiografia.
NOITES BRANCAS
O espetáculo narra a história de Sonhador e Nástienka, dois personagens ultrarromânticos que se encontram à beira do rio Nievá, em São Petersburgo. Sonhador busca algo significativo em sua vida solitária, enquanto Nástienka espera pelo retorno de seu grande amor prometido há um ano. Durante quatro noites, o público testemunhará o encontro desses personagens e a emergência de seus sentimentos iluminados pelas estrelas e pelo sol das noites brancas, um fenômeno que torna o céu claro na madrugada da primavera.
FUXICOS
Avó e neta costuram histórias à margem de um rio. Por entre lembranças e atritos, os trabalhos manuais ancestrais dão passagem a antigas mulheres trazidas pelo rio.
A MORTE E A DONZELA
O encontro entre Paula Sales, ex-prisioneira política, e seu suposto torturador desencadeia um emocionante cabo de guerra intelectual e emocional intermediado pelo advogado Geraldo Santos, marido de Paula e integrante da Comissão de Direitos Humanos. A peça explora os efeitos deixados pelo período de repressão nos indivíduos e sociedade.
O AMOR PASSOU POR AQUI
Espetáculo teatral sensível e ao mesmo tempo divertido, dinâmico e cheio de reviravoltas, conta a história de Tiago e Sofia, duas pessoas que buscam o amor, cada um a sua maneira e com suas esperanças e angústias. Sofia é uma daquelas meninas que cresceram colocando nas relações amorosas o peso de sua própria felicidade. Prestes a casar, agora questiona as escolhas que fez pelo caminho. Tiago conhece o amor só na teoria e através dos livros. É escritor, cético, jamais se deixou apaixonar, não acredita que possa haver alguém compatível com seu humor e pensamentos. Eles se conhecem, se conectam, mas o destino é traiçoeiro e até uma pandemia surge alargando ainda mais o espaço entre eles.
ELA
Ao voltar de um show, a multiartista Ela (Jeyne Staflett) espera sua mulher Marie em seu quarto de hotel. Rodeada por delírios surrealistas, como em um pesadelo, ela tenta desesperadamente comunicar-se com seu relacionamento tóxico. Ela, destruída emocional e fisicamente, toma uma decisão que mudará seu destino para sempre.
TRAVA BRUTA
Em Trava Bruta, a artista paranaense Leonarda Glück parte de sua experiência transexual para apresentar um manifesto cênico. Ela propõe uma ponte e um contraponto entre o contexto artístico e a atual conjuntura política e social do Brasil no campo da sexualidade. Sozinha em cena, discute a relação da cultura com a transexualidade, enfatizando como é ser uma artista trans no país de hoje e de que forma a sociedade reage a um corpo que provoca repulsa e desejo.
E.L.A
A peça segue a proposta curatorial de 2024 do projeto, que é apresentar espetáculos voltados para o público adulto e que abordem questões sociais importantes na atualidade, apontando para um teatro que busque insurreições em cena. Desta forma, temas como racismo, transfobia e o corpo não padrão são trazidos à tona para visibilizar vozes apagadas da sociedade e do teatro. Em cena, Jéssica investiga cenicamente seu próprio corpo como ferramenta política, estética e ética, potencializando outros corpos e buscando uma visão sensível sobre diversidade e multiplicidade. A artista se baseia em sua pesquisa teórica e em seu próprio corpo para uma encenação que une performance e depoimentos, questionando o corpo em si e as percepções sobre ele.
- Sexta19h
- Sábado17h30
O SEMINARISTA
Inspirado no clássico “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, o espetáculo se apoia no trecho do livro em que o protagonista, Bento Santiago, se encontra preso no seminário por conta de uma promessa feita por sua mãe. O que ele mais almeja é dar adeus à vida de padre e poder voltar para os braços de sua amada Capitu. Mas tudo muda de sentido quando o jovem seminarista cria laços mais profundos com seu colega de quarto, Escobar. Teriam os dois seminaristas se apaixonado? O triângulo amoroso mais famoso da literatura nacional ganha novas camadas nesta peça escrita por Cleto Araújo. Através de um recorte do livro que marcou a literatura nacional, temas como sexualidade e gênero se sobressaem e levam o público à novas possibilidades e interpretações.