Entre ficção e realidade, O VAZIO NA MALA guarda os segredos de uma família sobrevivente da 2ª Guerra
Em O Vazio na Mala, Samuel (Emílio de Mello), renomado jornalista de guerra, retorna ao Brasil em 2005 para vender o apartamento dos pais, fechado desde a morte deles, há mais de 5 anos. Porém, ao mergulhar nas memórias familiares, ele se depara com conflitos e segredos. A avó, Esther (Noemi Marinho), guarda numa mala fechada os relatos e documentos da fuga da Alemanha nazista. Em meio a revelações sobre o passado violento de seu pai, Franz (Fabio Herford), a cuidadora Ruth (Dinah Feldman) surge como elo de afeto e uma força propulsora do encontro entre Samuel e Esther e das transformações necessárias a cada um. Baseada em eventos reais, “O Vazio na Mala” explora temas universais como família, ciclos e a busca por significado.
Ficha Técnica:
Concepção e idealização: Dinah Feldman
Texto de: Nanna de Castro
Direção de: Kiko Marques.
Elenco: Noemi Marinho, Emílio de Mello, Fabio Herford e Dinah Feldman.
Compõem a equipe: Gregory Slivar (trilha sonora), Márcio Medina (cenário), João Pimenta (figurinos), Louise Helène (visagismo) Wagner Pinto (luz), André Grynwask (videomapping) e Marcela Horta (direção de produção)
*26/05 – Debate – Kiko Marques, Nanna de Castro e Denise Weinberg com –
Mediação – Prof. Dra. Anelise Froés.
Como é adaptar uma história real para o teatro.
*23/06 – Debate – Prof. Leando Karnal Mediação – Prof. Dra. Anelise Froés.
Traumas transgeracionais
*Oficina: “Ler Dramaturgia” – com Silvia Gomez.
Dias 06, 13, 20 e 27 de maio, das 19h30 às 21h30.
Sobre a oficina – Ler para escrever. Escrever como modo de ler. Partindo da inspiração de que “a invenção literária é, na verdade, um trabalho da memória”, como afirmou o escritor Jorge Luis Borges, esta jornada de encontros é dedicada a quem se interessa em aprofundar o olhar para a leitura de peças teatrais e suas especificidades: estrutura, imagens, repetições, oposições, tensão e interesse.