Inf Peças
MEU NOME: MAMÃE
A peça atravessa emocionalmente com cronologia própria uma jornada de vida do ator ao lado da sua mãe e da sua família. Aury Porto evoca e invoca lembranças, histórias, canções e construções acerca da travessia de um filho diante do adoecimento da mãe. A doença de Alzheimer, que acomete cada vez mais brasileiros, é narrada no espetáculo em experiências que, por muito íntimas, se tornam universais.
- Sábado19h
- Domingo19h
CARTAS DE DARCY
O que diria Darcy Ribeiro, um dos maiores intelectuais brasileiros do século XX, sobre o Brasil na atualidade? Sua trajetória como professor, etnólogo, político, suas paixões e suas pequenas utopias surgem em fragmentos de ação que atravessam às memórias de infância e familiar do ator e professor Max Oliveira. Darcy se pergunta: “Em que ano estamos? ” 2023! Se assusta com o que vê. Decide retomar suas ideias, os significados sobre o povo brasileiro e a importância da educação para a transformação social. Decide escrever cartas ao Brasil de hoje.
COLUNA PRESTES: ENCRUZILHADAS DA MARCHA DA ESPERANçA
Brasil, década de 1920. A Coluna Prestes rasga o país. Durante a marcha, um grupo de oito pessoas, dos mais diferentes lugares, formam uma inusitada família, entrelaçando e mudando suas vidas. É com essa gente que Luiz Carlos Prestes aprende, forjando seu espírito revolucionário.
VISTA
Em cena, Julia Lund conta a história de uma mulher que, antes de ir ao trabalho, ao fazer sua corrida matinal na Floresta da Tijuca, tem seu destino atravessado pela agressão sexual. Ela é violentada, estuprada e abandonada sozinha na mata.
UM PASSEIO NO BOSQUE
Num jogo emocionante e engraçado, um diplomata russo e outro americano, encontram-se em um bosque na Suíça para discutir um tratado de desarmamento nuclear em quatro cenas, nas quatro estações do ano. O russo um veterano e desencantado profissional que insiste em acordar uma amizade, antes de mais nada, e o jovem americano que acredita piamente que pode salvar o mundo com seu plano e, por tanto, recusa a amizade, valorizando o profissionalismo. Eles não conseguem salvar o mundo, mas quase se tornam amigos. O encontro é um fracasso muito bem-sucedido.
FALA DAS PROFUNDEZAS
Em uma realidade pautada pela exploração da força de trabalho em troca do básico para sobreviver, a peça mostra a insurgência de um povo contra uma engrenagem que precariza a vida para acumular poder. As contradições deste povo despontam junto aos seus anseios, sonhos e prazeres no território em que vivem tendo como pano de fundo a iminência de uma combustão social. A exploração das Profundezas atingiu o limite e este território vive uma crise sem precedentes. Para não sucumbir ao caos iminente, emerge a mobilização coletiva para buscar tudo aquilo que tem sido sonhado há tanto tempo.
VERDADE
Partindo de situações e personagens reais em momentos decisivos da história recente, e procurando rastrear, desde 2005, o papel do Exército Brasileiro nessas transformações, VERDADE refaz os caminhos da ascensão de um dos maiores exemplos mundiais da extrema direita contemporânea no poder, imaginando situações que jamais teremos como acessar.
BARBA AZUL – SOLO DE LíGIA FONSECA
A peça se passa em um programa televisivo de culinária, onde a apresentadora começa a contar, através dos ingredientes e modo de preparo da receita, a história ancestral “Barba Azul”. Trata-se, na verdade, de um pano de fundo para revelar uma relação de abuso marital sofrida por ela. Os ingredientes têm os nomes dos personagens do conto, que, por sua vez, estão no lugar dos personagens reais da história vivida. Cada parte do conto conta um pouco mais sobre o que ela, até então, escondia.
COMO POSSO NÃO SER MONTGOMERY CLIFT?
A peça se passa no momento em que, exausto do assédio e pressão dos meios de comunicação e da indústria cinematográfica, Clift decide abandonar o cinema para voltar ao teatro e realizar o sonho de montar "A Gaivota", de Tchekov. Monty, como era conhecido na intimidade, enfrenta as sequelas do acidente de carro que desfigurou seu rosto, além dos conflitos com a sua homossexualidade, a conturbada vida familiar e as relações com os colegas de profissão.
A RECEITA
Durante 40 minutos a plateia acompanha quadro a quadro, as diversas atmosferas e odores de uma conversa realizada em vários ambientes domésticos relacionados diretamente a subalternização dessa mulher em situação "do lar" e bem próximo também do imaginário da negra escravizada. O solo compartilha as medidas de uma receita de libertação e do momento em que a mulher resolve tomar as rédeas da própria vida, para dar um basta ao abandono pessoal e sair da sua situação de opressão.
ALMA DESPEJADA
A peça conta a história de Teresa (Irene Ravache) que, depois de morta, faz sua última visita à casa onde morava. Transitando entre passado e presente, rememora sua vida de professora de classe média, apaixonada por palavras. Revisita histórias e pessoas importantes como a melhor amiga, a funcionária que trabalhou em sua casa por 30 anos, os dois filhos e o marido, homem simples e trabalhador que se tornou um empresário bem-sucedido, ascendendo socialmente.
- Sexta20h
- Sábado20h
- Domingo19h
CRIATURA, UMA AUTÓPSIA
Criatura, Uma Autópsia, espetáculo solo de Bruna Longo, é uma fricção entre o romance Frankenstein, Ou O Prometeu Moderno e a vida de sua autora Mary Wollstonecraft Godwin (Shelley).
SONHOS ROUBADOS
"Sonhos Roubados" é a história de uma mulher que espera seu amante, trancada em seu apartamento por muito tempo. Enquanto espera, ela observa seus vizinhos pela janela - e passa a inventar e encenar suas histórias no espaço do seu confinamento, vivenciando situações de solidão e violência, mas também de erotismo, sarcasmo e humor ácido, em um jogo que a seduz e a absorve. Nessas histórias ela vai encontrar fragmentos de si própria, iluminando também territórios ocultos do relacionamento abusivo em que ela se descobre.
- Sexta21h30
- Sábado18h30
- Domingo18h30
NOTÍCIAS DE NAUFRÁGIOS
Na trama, um homem volta à sua pequena cidade depois de 20 anos. Deixou para trás uma mulher grávida e um filho que ele não conhece. Seus antigos amigos já não o reconhecem e a maioria tem julgamentos severos a seu respeito. Mas todos esperam que ele tenha explicações para o seu desaparecimento e dos motivos que o levaram a ficar ausente por tanto tempo e, acima de tudo, esperam que ele se penitencie em relação a sua esposa e o filho que abandonou.
UM DIA FELIZ
Em 1997, durante a histórica cobertura do velório da Princesa Diana, os ex-namorados Reinaldo e Edilene se encontram para acompanhar os acontecimentos na casa da moça, em Magé. Personagens ficcionais que representam circunstâncias sociais e geopolíticas reais e históricas – Enquanto uma onda de assassinatos ocorre na Baixada Fluminense, a realeza britânica rouba os holofotes midiáticos brasileiros.