Inf Peças
VAPOR, OCUPAÇÃO INFILTRÁVEL
Vapor fala de um estado forçado de fuga, de refúgio, de necessidade de abrigo. Fala do direito universal à moradia, dos conflitos que passam pelo pertencimento e pela propriedade. Fala da necessidade de se mudar com tudo de mais importante, tendo que deixar para trás outras importâncias. Fala de quem invade, de quem está em constante movimento como tática de sobrevida e de elaboração de sua existência.
- Quinta20h
- Sexta20h
- Sábado20h
- Domingo18h
SOMBRAS, POR SUPUESTO
Dois policiais (um homem e uma mulher) invadem repentinamente a casa de um casal a procura do filho deles, Bruno, cujo paradeiro os pais desconhecem. Começam a inventariar uma série de objetos que se acumularam num canto, retirando o significado que cada um tinha quando estava em determinado local. A sensação de que nada será como antes torna-se ponto de partida para que cada uma das personagens comece a perceber quem realmente é. Na catarse de cada personagem, as sombras revelam que na solidão, na tristeza e no desamparo sofrido por cada uma dessas criaturas está o cerne do mundo contemporâneo, em que os seres humanos desaparecem ou tentam escapar da melhor maneira que podem, porque, socialmente, não encontram apoio que lhes permita crescer de acordo com as suas necessidades pessoais. A obra também propõe um exercício inspirado na linguagem do cineasta Rainer Werner Fassbinder: o ar espectral, a experimentação, o estranhamento nas atuações – indo do melodrama ao absurdo – e a repetição, como formas de estabelecer um distanciamento que termina por promover a identificação.
- Quarta21h30
- Quinta21h30
EL PRESIDENTE MÁS FELIZ
Costurando dança, música e criações audiovisuais, esta sátira discute como a corrupção e o abuso de poder se inserem no tecido social e afetam o bem-estar da população. Os sintomas aparecem em especial nos corpos dos intérpretes, em coreografias que sugerem polos de tensão e de afeto. Também estão em quadros e diálogos que retratam com ironia situações de desigualdade e arbitrariedade política. O espetáculo questiona de que forma o poder desmedido se torna gerador de crises e incertezas, polariza discursos, fragmenta o espaço comum e inibe nossa capacidade de ajuda mútua e cooperação.
- Quinta20h
- Sexta20h
TIERRA
Seguindo o caminho da autoficção, o franco-uruguaio Sergio Blanco apresenta uma peça que gira em torno da figura da sua mãe, Liliana Ayestarán, que morreu nos braços do dramaturgo em 2022, numa unidade de cuidados intensivos em Montevidéu. Numa homenagem à memória de sua mãe, reconhecida professora de literatura, o autor reúne três personagens que já foram alunos de Liliana, figuras marcadas pela perda de um familiar. Blanco recria o cenário escolar, com uma quadra esportiva e a escrivaninha da mãe, para entrevistar os personagens. A peça fala não só da forma como a existência se modifica após a morte de um ente querido, mas também da representação cênica.
- Quarta21h
- Quinta21h
G.O.L.P
Com tons de absurdo, o espetáculo imagina uma ucronia, uma história hipotética que retrata um Portugal comunista supostamente perfeito e um Chile democrático em crise. Nesse cenário cômico e sarcástico, uma comissão chilena vai ao país europeu pedir ajuda para implementar o modelo lusitano na América do Sul. Mas, sem saber como proceder, sugere a guerra como solução para seus problemas. Traçando paralelos com os cinquentenários da Revolução dos Cravos e do golpe de Estado no Chile, a peça reflete sobre regimes sociais em um tempo de descontentamentos, sobre criar futuros sem se atentar ao passado. Com este trabalho, o português Teatro Experimental do Porto e o chileno Teatro La María repetem a parceria, que antes deu origem a Estreito/Estrecho, apresentado no Mirada 2022.
- Sexta20h
- Sábado20h
MONGA
Neste novo trabalho, Jéssica Teixeira dá continuidade à pesquisa iniciada em seu primeiro solo, E.L.A., no qual seu corpo se tornou matéria bruta para a construção dramatúrgica. Agora, a atriz se propõe a revisitar a crueza do passado e derrubar mitos para construir outros imaginários possíveis. Faz isso a partir da história da mexicana Julia Pastrana, vulgarmente chamada de “mulher macaco” e transformada em atração de freak shows. Trazendo à tona o gênero do terror psicológico, a artista dança, performa e canta, assumindo sua estranheza, na vida e na cena.
- Quinta20h
- Sexta20h
- Sábado20h
- Domingo18h
INVENTO PARA VENTAR
INVENTO PARA VENTAR apresenta em um misto de dança e teatro e narra a história de três passarinhas que veem o vento cessar de ventar em um mundo com cada vez mais muros e antenas. As passarinhas têm a missão de lembrar as crianças a se divertirem com o vento através de suas brincadeiras. Como recriar o vento?
- Sábado16h
- Domingo11h e 16h
O BATERISTA
A história se passa durante uma aula de bateria ministrada por um músico excêntrico, que vive um relacionamento afetivo em crise. Ele é obrigado a encarar uma aula repleta de alunos exigentes pouco tempo depois de se separar da mulher. Com a cabeça na lua, ele se esquece da aula e se surpreende com a quantidade de pessoas que aparece na sua garagem – sua sala de aula improvisada. Mas o dia não vai ser fácil: sua bateria está completamente desmontada; e o lugar, todo bagunçado.
- Sábado21h
ENTRE(VISTAS), O MASCULINO MIGRANTE E O FEMININO ERRANTE
Em ENTRE(VISTAS), O MASCULINO MIGRANTE E O FEMININO ERRANTE – Uma sobremontagem dos espetáculos Portar(ia) Silêncio e A Cobradora, Jhoao Junnior e Maria Rosa buscaram as ressonâncias e discrepâncias no que diz respeito aos conteúdos levantados pelas dramaturgias de seus espetáculos propondo um diálogo entre encenações por meio de cenas, narrativas e movimentos de uma montagem dentro do outra. Assim, A Cobradora abre espaço para que imagens de Portar(ia) Silêncio criem novas camadas de cena em sua encenação e vice-versa, já que as duas obras revelam nuances profundas e históricas de um país subalterno que se revela através dos homens e mulheres que trabalham nas portarias dos edifícios e nas catracas dos ônibus.
- Terça20h
- Quarta20h
- Quinta20h
HAMLETO
“Hamleto” tem como tema a busca de um príncipe para vingar a morte de seu pai. A trama densa evoca conflitos de família, amores, loucura e sanidade, filosofia, poder e moralidade. Antônio Abujamra dirigiu cinco encenações do texto, sempre atualizando sua adaptação: “O Hamlet” (SP, 1981, elenco masculino), “O Hamleto” (SP, 1984, elenco feminino), “Hamletto” (NY, 1986, elenco feminino), “Um Certo Hamlet” (RJ, 1991, elenco feminino) e “Hamlet É Negro” (RJ, 2002, elenco de atores e atrizes negros). Nesta nova montagem, contemplada no Programa Funarte Aberta, o “Hamleto” de Giovanni Testori ganha interferências atuais de projeção e linguagem do Tik Tok, Inteligência Artificial e músicas originais, sob a visão moderna e multimídia de André Abujamra.
- Sexta20h
- Sábado20h
- Domingo19h
IMPROVISIVEL – BATALHA DO AFETO
Nos dias 13 e 14 de setembro de 2024, com entrada gratuita, a SETES - Companhia de Dança realiza o evento “ImproVisivel – Batalha do Afeto” no CRD - Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo.
- Sexta19h
- Sábado10h às 20h
A RATOEIRA
A obra conta a história de um assassinato ocorrido na Inglaterra. Toda trama é desvendada dentro de uma grande mansão, herdada por um casal completamente inexperiente, que estão esperando os seus primeiros hóspedes. Inesperadamente as investigações chegam até a mansão, os hóspedes e os próprios donos da mansão se veem envolvidos em suspeitas e segredos sombrios. Com um assassino a solta e uma tempestade bloqueando qualquer possibilidade de ajuda externa, todos estão presos em um jogo mortal de gato e rato, onde ninguém é exatamente quem parece ser. Prepare-se para uma noite de suspense intenso e intrigas mortais que desafiam até mesmo os mais astutos detetives da plateia. Quem será a próxima vítima da Ratoeira?
- Domingo18h e 20h
MÁSCARAS, O MUSICAL
Um suspense, com pitadas de carnaval, que fala sobre como deixamos de ser quem somos para viver em função do que os outros pensam da gente, Na história, dois casais revelam seus segredos escondidos e disfarçados pelas máscaras sociais que usam na vida. Um texto atual que permite uma reflexão acerca dos conflitos, desejos e máscaras sociais que o ser humano carrega consigo, revelando suas complexidades ocultas.
- Quarta20h
MAURO WRONA SHOW – 50 anos em órbita
Com a experiência adquirida em dezenas de turnês com companhias de ópera de vários países da Europa - onde morou por 20 anos, entre Espanha, Itália, Alemanha, Bélgica e Suíçae de ter cantado com solistas famosos e com maestros renomados em palcos internacionais, o tenor e diretor de ópera paulistano Mauro Wrona comemora 50 anos de carreira com o show MAURO WRONA SHOW - 50 anos em órbita em dois dias na Sala Paschoal Carlos Magno do Teatro Sérgio Cardoso. Com um repertório versátil, o artista relembra a trajetória construída ao longo destas cinco décadas com uma seleção que mescla composições clássicas do mestre brasileiro Villa-Lobos, canções do cantor e compositor belga Jacques Brel, além de músicas na fronteira entre o erudito e o popular do maestro e compositor americano Leonard Bernstein. A trilha do musical Um Violinista no Telhado também entra no set-list, assim como pout-pourris de canções franceses, russas e brasileiras.
- Sábado18h
- Domingo18h
PÃO E CIRCO
Inspirado no texto “A Padaria” de Bertolt Brecht, “Pão e Circo” é uma peça de teatro de rua que conta a breve trajetória de vida de Washington, um jovem aprendiz vendedor de jornais. Em seu primeiro trabalho, ele descobre as tantas crueldades do sistema quando conhece a viúva Carneiro Leal, que acaba de ser despedida e despejada da padaria em que trabalhou durante anos para o padeiro Senhor Manuel.
- Sábado16h