Inf Peças
ANÔNIMO NÃO É NOME DE MULHER
Anônimo Não É Nome De Mulher parte das histórias de mulheres dadas como loucas e internadas compulsoriamente em regimes opressores. Ambientado no hospício de Santa Teresa, o espetáculo mostra internas e funcionárias lidando com dor, esperança e dilemas morais, enquanto a narrativa questiona se a bondade pode resistir à opressão.
- Sexta18h
ORioLEAR
Ao decidir repartir suas propriedades e plantações entre as filhas e os genros, o grileiro é surpreendido pela filha mais nova, que não consegue falar o quanto ama o pai, quando ele pede que ela faça isso publicamente. Deserdada e posta para fora de casa, a caçula é acolhida por um indígena que pede ao latifundiário que seja devolvido ao rio que corta seu latifúndio o nome Lear, dado a ele.
- Quinta20h
- Sexta20h
- Sábado20h
- Domingo19h
CACHORRO!
Inspirada no universo de Nelson Rodrigues, “Cachorro!” narra a história do romance clandestino entre Almeidinha e Solange, que está tendo um caso com o melhor amigo de seu marido. Não estando ciente do triângulo amoroso em que está inserido, Apoprígio leva Almeidinha para almoçar todos os dias em sua casa, alimentando a paixão entre o rapaz e sua esposa. Enroscados nesse mafuá, os três personagens vivem à beira de um desfecho rodrigueano, do qual a única saída é a tragédia. Ai, não vai sobrar mais nada. Não tem choro, nem vela… Só silêncio.
- Quarta20h
TYBYRA – UMA TRAGÉDIA INDÍGENA BRASILEIRA
Em 1614, em São Luís do Maranhão, Brasil, preso à boca de um canhão, prestes a ser executado por sodomia por soldados franceses, Tybyra, indígena Tupinambá, propaga as últimas palavras, como se depois de relâmpagos, o som dos trovões saíssem de sua boca. Dramaturgia de estreia do artista potyguara Juão Nyn, uma ficção sobre o primeiro caso de LGBTfobia, com um corpo nativo, documentado no país.
- Quinta20h
- Sexta20h
- Sábado20h
- Domingo18h
DENTRO DO ADVERSÁRIO
Jean-Claude Romain vive uma farsa por duas décadas. Todos acreditam que ele é um respeitado médico da Organização Mundial de Saúde, enquanto sua vida é uma construção de mentiras para atender às expectativas de sua família e sociedade. Quando prestes a ser desmascarado, sua pressão psicológica o leva a atos extremos, questionando o que é ser "normal" em um mundo que oprime. O falso médico então assassina seus pais, filhos, esposa e cachorro, novamente para que não se decepcionem com papeis que ele não conseguia mais suportar.
- Segunda20h30
- Sábado20h30
- Domingo18h30
SWEENEY TODD
O pacato barbeiro Benjamin Barker tinha quase tudo o que desejava. Era considerado o melhor de Londres em seu ofício e vivia um casamento feliz. O único problema é que sua esposa era cegamente desejada pelo inescrupuloso Juiz Turpin. Por esta razão, Barker foi perseguido, acusado injustamente e condenado à prisão. Depois de fugir, acaba recebendo apoio do marinheiro Anthony para se refugiar em territórios mais tranquilos. Após 15 anos nesse exílio, o barbeiro volta à decadente capital inglesa, mas agora com um pseudônimo e muita sede de vingança. Barker agora é Sweeney Todd. Já na cidade, Todd reencontra sua antiga barbearia, localizada à Rua Fleet. O estabelecimento agora é uma decadente loja de tortas, que pertence à Dona Lovett. Os dois se encontram e estabelecem uma relação peculiar. Com a crise em Londres e a dificuldade em se conseguir carne de qualidade para as tortas, Lovett vê a oportunidade de fazer seu negócio crescer enquanto Todd coloca seu plano macabro de vingança em prática. Enquanto ele mata seus clientes para chegar ao Juiz Turpin, que ainda mantém sua filha Johanna prisioneira, ela faz deliciosas tortas com os restos mortais dos desafortunados clientes. No desenrolar da história, aparece Tobias Ragg. O garoto é aprendiz de barbearia do abusivo Pirelli. Após Pirelli ser assassinado por Todd, o rapaz acaba ficando sob a tutela de Todd e Lovett.
- Quinta20h
- Sexta20h
- Sábado16h e 20h
- Domingo16h e 20h
LOTTE ZWEIG – A MULHER SILENCIADA
Em 23 de fevereiro de 1942, o celebrado escritor, Stefan Zweig e sua esposa Charlotte Altman Lotte Zweig, foram encontrados mortos em seu bangalô, em Petrópolis. A causa apontada indicava suicídio duplo. Mas, oitenta anos depois, novos indícios, novas e persistentes dúvidas, mais o fato de que as autoridades à época não permitiram a autópsia do casal, e que na carta de despedida Stefan se referia somente a ele e não à Lotte, e sendo que os dois foram encontrados mortos, a possibilidade de assassinato por um comando do terceiro reich, com a possível cumplicidade da ditadura do estado novo, tornaram-se cada vez mais evidentes.
- Sexta20h
- Sábado17h
- Domingo20h
PRIMEIRO HAMLET
O jovem príncipe Hamlet da Dinamarca depara-se com o espectro de seu pai, que revela que seu irmão Cláudio, tio de Hamlet, agora casado com Gertred - mãe do Príncipe, o envenenou. Atormentado com esta descoberta, Hamlet cria um plano para testar a veracidade do crime narrado pelo fantasma de seu pai e vingar seu assassinato.
- Quinta21h
- Sexta21h
- Sábado21h
- Domingo18h
AMOR E CORRUPÇÃO
“Amor e Corrupção: o caso que chocou o país” traz a narrativa dos fatos que antecederam o crime que chocou o Brasil em 2002. Ela explora a teia de relacionamentos entre os Von Richthofen e os Cravinhos e acompanha a escalada de situações que culminou na noite trágica de 31 de outubro.
- Sexta20h
- Sábado20h
- Domingo20h
UM INIMIGO DO POVO
Um médico se vê em meio a uma trama de interesses econômicos e corrupção, quando descobre a contaminação das águas, numa cidade que vive de seu balneário e termas. As disputas se desdobram num conflito a um só tempo particular e público.
- Quinta20h30
- Sexta20h30
- Sábado20h30
- Domingo19h
MEDEA
Nesta versão da tragédia clássica de Eurípedes, Mike Bartlett explora a “fúria privada que borbulha sob o comportamento público” e como, no mundo de hoje, uma mãe, negligenciada, traída, abandonada, acuada, entre a gravidez e o puerpério é levada a cometer o pior crime possível.
- Quarta20
- Quinta20
- Sexta20
- Sábado20
- Domingo19
DELÍRIO MACBETH
Lady Macbeth e Lord Macbeth querem poder e status a qualquer custo. Não vão economizar esforços nesta empreitada. Doa a quem doer, morra quem morrer, custe o que custar, haverá sangue.
- Quinta20h
- Sexta20h
- Sábado20h
- Domingo19h
UM CLÁSSICO: MATOU A FAMíLIA E FOI AO CINEMA
Em um país onde cinemas se transformaram em igrejas pentecostais, dois filmes brasileiros pioneiros, lançados em 1968 e 1969, abordam temas homoafetivos. Essas histórias pertencem a um passado conservador em preto e branco ou são presságios de um presente tingido de sangue? Os clássicos de Júlio Bressane e Djalma Limongi (1950-2023) se encontram na fricção entre cinema e teatro, dando forma a uma experiência única. O público recria a narrativa, mesclando o que foi filmado com o que acontece ao vivo. Dois filmes, uma peça, duas mulheres, dois homens e um narrador entrelaçam passado e presente na busca por um futuro mais diverso.
- Sábado16h
- Domingo16h
NÃO TE PAREÇO VIVO?
A história milenar da família dos Átridas e o mito de Electra são apresentados ao público em paralelo à descrição de uma tragédia que não deixou sobreviventes ocorrida numa comunidade não tão distante de nós. Os rituais fúnebres deste coro de mortos e a obra clássica de Sófocles se fundem em um chamado por justiça. Orestes retorna do exílio de volta para a casa para vingar a morte do pai, rei Agamêmnon, cujo assassinato é compulsivamente lamentado por sua irmã Electra, aquela que não esquece.
- Sábado20h
- Domingo19h
AGNES DE DEUS
A trama é um thriller psicológico que aborda a investigação de um crime: O assassinato de um bebê recém-nascido, supostamente cometido pela própria mãe da criança, uma jovem freira. A peça, baseada em fatos reais, nos conta os desdobramentos desta investigação. A história tem início quando um bebê é encontrado morto em um cesto de lixo no quarto de um convento. O texto apresenta a Dra. Martha (Clara Carvalho), uma psiquiatra; a Irmã Miriam Ruth (Mariana Muniz), coordenadora de um convento; e Agnes (Gabriela Westphal), a jovem freira.