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LOTTE ZWEIG – A MULHER SILENCIADA
Em 23 de fevereiro de 1942, o celebrado escritor, Stefan Zweig e sua esposa Charlotte Altman Lotte Zweig, foram encontrados mortos em seu bangalô, em Petrópolis. A causa apontada indicava suicídio duplo. Mas, oitenta anos depois, novos indícios, novas e persistentes dúvidas, mais o fato de que as autoridades à época não permitiram a autópsia do casal, e que na carta de despedida Stefan se referia somente a ele e não à Lotte, e sendo que os dois foram encontrados mortos, a possibilidade de assassinato por um comando do terceiro reich, com a possível cumplicidade da ditadura do estado novo, tornaram-se cada vez mais evidentes.
- Sexta20h
- Sábado17h
- Domingo20h
PRIMEIRO HAMLET
O jovem príncipe Hamlet da Dinamarca depara-se com o espectro de seu pai, que revela que seu irmão Cláudio, tio de Hamlet, agora casado com Gertred - mãe do Príncipe, o envenenou. Atormentado com esta descoberta, Hamlet cria um plano para testar a veracidade do crime narrado pelo fantasma de seu pai e vingar seu assassinato.
- Quinta21h
- Sexta21h
- Sábado21h
- Domingo18h
AMOR E CORRUPÇÃO
“Amor e Corrupção: o caso que chocou o país” traz a narrativa dos fatos que antecederam o crime que chocou o Brasil em 2002. Ela explora a teia de relacionamentos entre os Von Richthofen e os Cravinhos e acompanha a escalada de situações que culminou na noite trágica de 31 de outubro.
- Sexta20h
- Sábado20h
- Domingo20h
UM INIMIGO DO POVO
Um médico se vê em meio a uma trama de interesses econômicos e corrupção, quando descobre a contaminação das águas, numa cidade que vive de seu balneário e termas. As disputas se desdobram num conflito a um só tempo particular e público.
- Quinta20h30
- Sexta20h30
- Sábado20h30
- Domingo19h
MEDEA
Nesta versão da tragédia clássica de Eurípedes, Mike Bartlett explora a “fúria privada que borbulha sob o comportamento público” e como, no mundo de hoje, uma mãe, negligenciada, traída, abandonada, acuada, entre a gravidez e o puerpério é levada a cometer o pior crime possível.
- Quarta20
- Quinta20
- Sexta20
- Sábado20
- Domingo19
DELÍRIO MACBETH
Lady Macbeth e Lord Macbeth querem poder e status a qualquer custo. Não vão economizar esforços nesta empreitada. Doa a quem doer, morra quem morrer, custe o que custar, haverá sangue.
- Quinta20h
- Sexta20h
- Sábado20h
- Domingo19h
UM CLÁSSICO: MATOU A FAMíLIA E FOI AO CINEMA
Em um país onde cinemas se transformaram em igrejas pentecostais, exploramos dois pioneiros filmes brasileiros de 1968 e 1969 que abordam temas homoafetivos. Essas histórias brasileiras pertencem a um passado conservador em preto e branco, ou são fantasmas premonitórios de um presente cor de sangue? Júlio Bressane e Djalma Limongi emprestam seus clássicos e na fricção entre o cinema e o teatro montamos uma experiência única, onde o público recria a narrativa, mesclando o que foi filmado com o que acontece ao vivo. São dois filmes, uma peça, duas mulheres, dois homens e um narrador, entrelaçando passado e presente em busca de um futuro mais diverso.
- Segunda1517h
- Sexta1517h
- Sábado1517h
- Domingo1517h
- Segunda1517h
- Sexta1517h
- Sábado1517h
- Domingo1517h
NÃO TE PAREÇO VIVO?
A história milenar da família dos Átridas e o mito de Electra são apresentados ao público em paralelo à descrição de uma tragédia que não deixou sobreviventes ocorrida numa comunidade não tão distante de nós. Os rituais fúnebres deste coro de mortos e a obra clássica de Sófocles se fundem em um chamado por justiça. Orestes retorna do exílio de volta para a casa para vingar a morte do pai, rei Agamêmnon, cujo assassinato é compulsivamente lamentado por sua irmã Electra, aquela que não esquece.
- Sábado20h
- Domingo19h
- Sábado20h
- Domingo19h
AGNES DE DEUS
A trama é um thriller psicológico que aborda a investigação de um crime: O assassinato de um bebê recém-nascido, supostamente cometido pela própria mãe da criança, uma jovem freira. A peça, baseada em fatos reais, nos conta os desdobramentos desta investigação. A história tem início quando um bebê é encontrado morto em um cesto de lixo no quarto de um convento. O texto apresenta a Dra. Martha (Clara Carvalho), uma psiquiatra; a Irmã Miriam Ruth (Mariana Muniz), coordenadora de um convento; e Agnes (Gabriela Westphal), a jovem freira.
KILLER QUEEN
Perseguido por dívidas, um jovem elabora um plano para salvar a própria pele e envolve a família na jogada, planejando um grande golpe contra sua própria mãe: matá-la para receber um espólio. Para isso, ele contrata uma matadora de aluguel, que se encanta com a irmã do rapaz e passa a conviver com o pai e o padrasto deles. Uma trama digna dos roteiros de Quentin Tarantino, banhada a diálogos poderosos, niilismo, relatos íntimos, violência lúdica e muito sangue. Uma mistura épica entre ficção e realidade, entre o dito e o não dito, entre o literal e o simbólico, que paira durante toda a encenação.
CESÁRIA
Com uma montagem que não se detém à passagem tradicional do tempo, o espetáculo parte de uma trama em que, no passado, o Filho procura pelo pai, enquanto no futuro A Mãe planeja matar o patriarca e escreve cartas ao pródigo anunciando esse possível assassinato. Na busca incessante pelo pai, o Filho encontra Cesária, que lhe entrega as cartas atemporais vindas do futuro. As tramas remetem a tempos pandêmicos, sendo eles a pandemia de HIV/AIDS iniciada no fim dos anos 1980 e a pandemia de COVID-19, de 2020.
XS CULPADXS
Em xs CULPADXS temos num primeiro plano a história de uma investigação sobre uma família da capital que ao se mudar para uma pequena cidade do interior é acusada pelos moradores de ser a responsável por levar uma doença contagiosa para lá, se desdobrando numa tragédia. E num segundo plano, as vozes narrativas questionam a força do drama e da estrutura dramática como contágio do pensamento corrente. Falas ressentidas em relação à estrutura de metanarrativas que dariam conta de explicar por ‘A+B’ porque estamos na situação atual. Como se o narrador, ao se deparar com sua infelicidade (ou no mínimo com a mediocridade de sua vida), tentasse culpar alguém ou a própria estrutura do drama. Tudo regado ao melhor da música sertaneja desde os anos 80.
O AMOR DE FEDRA
Em "O Amor de Fedra", interpretação contemporânea de Sarah Kane do mito grego, Fedra enfrenta as consequências de uma paixão avassaladora pelo seu enteado Hipólito, filho de Teseu, heroico rei de Atenas. Em um intenso confronto de desejos e valores, ela toma uma decisão que coloca em risco todo reinado, despertando discussões sobre ética e a natureza violenta e hipócrita do ser humano.
VESTIDO DE NOIVA
Vestido de Noiva é uma peça teatral de Nelson Rodrigues na qual o autor mescla realidade, memória e alucinação para contar a triste história de Alaíde. Após ser atropelada por um carro em alta velocidade, ela é hospitalizada em estado de choque. Na mesa de cirurgia, oscilando entre a vida e a morte, a mente de Alaíde visa reconstruir sua própria história, e aos poucos seus sonhos inconscientes e desejos mais inconfessáveis vêm à tona. Quem vai ajudá-la nesse processo é a enigmática Madame Clessi. Juntando as peças desse quebra-cabeça, ela conduz Alaíde na busca pela reconfiguração de sua própria identidade. Vestido de Noiva, escrita em 1943, mantém-se atual: o que poderia parecer um drama familiar revela-se uma tragédia de alcance universal. Nessa obra, dividida em três atos, Nelson Rodrigues conta uma história a partir da análise do interior da mente da personagem, ou seja, de seu espírito, de sua psique, de sua alma.
A FALECIDA
A Falecida apresenta a jornada de Zulmira para realizar o sonho de ter um enterro espetaculoso. Cenas de flashback se misturam à narrativa presente, numa troca de ambientes que, por vezes, tenciona e, por outras, causa um inusitado e bem-vindo alívio cômico.