Programação da 1ª Mostra Gargalhão de Comicidade e Máscaras no Teatro Commune
De 16 a 25 de janeiro acontece a 1ª Mostra Gargalhão de Comicidade e Máscaras no Teatro Commune. A mostra começou no dia 10 com a apresentação da peça portuguesa O Amor é Fodido. Ao todo serão 13 espetáculos de 10 artistas e companhias de teatro: Cia João Garcia Miguel, Cia Mugi, Coletivo Teatral Commune, Cia do Vale, Cia. Duo Dégua, Cia Teatro Rebolado, Cia Peixe Vagalume, Circo Herolino, Grupo Fora de Hora, Cia Metamorfose de Teatro, e os artistas Gabrielle Gabbe e Surya Marielle.
Este projeto foi contemplado pela XXª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
Não é um simples festival, mas um furacão cênico. Como herdeiros dos giullare e fabuladores medievais, acreditamos que o riso é a arma mais potente e perigosa: ele desmascara, desnuda e derruba os podres pilares do poder e nos faz renascer como coletivo.
O nosso palco é uma trincheira. A nossa máscara, um espelho. As nossas gargalhadas, o Gargalhão coletivo e estrondoso, é o grito de revolta que vira vulcão. Aqui, a plateia é nossa cúmplice. O absurdo da realidade, a nossa matéria-prima. Viemos para recuperar de volta a boca que nos tentaram calar e transformar os lamentos, as hipocrisias, as mentiras em revolução.
Sintam o tremor. O Gargalhão chegou para desmontar o manicômio do mundo com a força irresistível de quem ri muito e em uníssono. Como diziam os antigos: ridendo castigat mores! “rindo se corrigem os costumes”.
A mostra pretende oferecer ao público espetáculos de diversos formatos e linguagens, que passam pelo teatro cômico de texto e clássico, a comicidade física, a comédia de improviso, as máscaras cômicas e de Commedia Dell´ Arte, a máscara do clown, do bufão, entre outras.
O objetivo da mostra é possibilitar que artistas, grupos e companhas de diversos lugares de São Paulo e de outros estados e países possam ocupar o palco do Teatro Commune, no centro de São Paulo, durante o mês de janeiro, tendo acesso a novos territórios e públicos de modo a oferecer uma programação cômica diversa e de alta qualidade!
A mostra será também um importante momento de intercâmbio e troca de experiencias entre artistas que trabalham sobre a comicidade e a máscara.
Também é uma oportunidade única para o público entrar em contato com espetáculos que exploram linguagens pouco conhecidas do grande público, como é o caso das máscaras de Commedia Dell´ Arte entre outras
Programação da 1ª Mostra Gargalhão de Comicidade e Máscaras
Dia 10 Sábado
O Amor é Fodido, com João Garcia Miguel (Portugal) – 20h
Dia 16 Sexta-feira
Turma do Fundão, Cia Mugi – 20h
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/turma-do-fundao-1-mostra-gargalhao/3271867
Dia 17 Sábado
Otelo, Coletivo Teatral Commune – 20h
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/otelo-1-mostra-gargalhao/3273202
Dia 18 Domingo
Os Segredos da Commedia Dell’Arte- Coletivo Teatral Commune 16h Sangue do meu Sangue, Gabrielle Gabbe, 19h
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/os-segredos-da-commedia-dell-arte-1-mostra-gargalhao/3273289
Dia 19 Segunda-feira
O que acontece depois, Cia Teatro Rebolado – 20h
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/o-que-acontece-depois-1-mostra-gargalhao/3273234
Dia 20 Terça-feira
Baú – Aula Espetáculo de Commedia Dell´ Arte, Surya Marielle (Itália) – 20h
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/bau-aula-espetaculo-de-commedia-dell-arte-1-mostra-gargalhao/3273271
Dia 21 Quarta-feira
Selo ou não Sê-lo, Cia do Vale – 20h
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/selo-ou-nao-se-lo-1-mostra-gargalhao/3273321
Dia 22 Quinta-feira
Quiproquó de Cocó – Uma Receita Gourmet, Cia. Duo Dégua – 20h
Dia 23 Sexta-feira
Hiato: entre o brilho do relâmpago e o canto do trovão, Cia Peixe Vagalume – 20h
Dia 24 Sábado
Herolino, o Faxineiro, Circo Herolino – 16h
Que Deus tenha piedade e o Diabo seja só bondade, Grupo Fora de Hora – 20h
Dia 25 Domingo
A Arrombada, Cia Metamorfose de Teatro – 19h
