Você está na cidade de:

A RECEITA

A todas as mulheres do mundo!

Espetáculo de Pernambuco que chega ao Rio de Janeiro, “A Receita” busca em sua dramaturgia textual e cênica, visibilizar e propor a reflexão acerca da vulnerabilidade da mulher negra em situação de violência doméstica.

Idealizado pela necessidade de dar visibilidade a situação de violência sofrida pela mulher negra, o espetáculo “A Receita” foi selecionado pelo edital é SESC PULSAR 2022/2023 para apresentações no Rio de Janeiro, nas unidades do Sesc Ramos em 10 de maio, no Sesc São Gonçalo em 11 de maio, no Sesc Teresópolis em 12 de maio e no Sesc Niterói em 13 de maio, sempre a partir das 19h e com intérprete de Libras. Em cena, a atriz preta, Naná Sodré, uma das atrizes mais vigorosas e inventivas de Pernambuco, sob direção e dramaturgia de Samuel Santos, revela e discute, através de um trabalho de corpo e voz rigorosos, a violência doméstica sofrida por uma mulher negra. O espetáculo teve como embrião uma cena curta, resultado do trabalho que Naná Sodré construiu, em 2013, junto a Eugenio Barba e Julia Varley, do Odin Teatret, da Dinamarca. Com “A Receita”, Naná Sodré recebeu indicação de melhor atriz na capital pernambucana e participou de vários festivais nacionais e internacionais.

A todas as mulheres do mundo! Grita com o corpo a atriz Naná Sodré, na obra tragicômica que descreve um universo de uma mulher num processo de libertação. Num acerto de contas, a anônima confessa como passou a maior parte do tempo temperando suas ilusões com sal, alho e coentro com cebolinha… Até mesmo em momentos desatinados. O espetáculo funciona como um foco de luz que revela as situações vividas no ambiente domiciliar/social de várias mulheres pelo mundo afora! Morte, violência, loucura e a intolerância de uma maneira peculiar são narradas nesse solo explorando diversos pontos de vista, abordando suas inexoráveis naturezas e revelando uma dramaturgia atual de Samuel Santos, antenada com as questões de uma personagem no seu processo limite.

– “A Receita” é um encontro com a libertação feminina. Eu queria trazer à tona temas caros a esse universo, discutir o papel da mulher na sociedade e a violência que tantas de nós sofremos. Em Pernambuco, onde a cada dia cresce o número de mulheres assassinadas por seus companheiros, como em cada canto do Brasil e do mundo –, declara Naná Sodré.

Durante 40 minutos a plateia acompanha quadro a quadro, as diversas atmosferas e odores de uma conversa realizada em vários ambientes domésticos relacionados diretamente a subalternização dessa mulher em situação “do lar” e bem próximo também do imaginário da negra escravizada. O solo compartilha as medidas de uma receita de libertação e do momento em que a mulher resolve tomar as rédeas da própria vida, para dar um basta ao abandono pessoal e sair da sua situação de opressão.

A obra é alicerçada na pesquisa continuada em matriz africana realizada pelo grupo O Poste Soluções Luminosas intitulada “O Corpo Ancestral dentro da Cena Contemporânea”, pesquisa realizada no terreiro de Candomblé e Umbanda/Jurema tendo como base a ancestralidade africana. Assim, o espetáculo “A Receita” descoloniza a cena, tendo como base a ancestralidade corporal e vocal, traçando um paralelo entre os orixás no terreiro de Candomblé e as entidades da Umbanda/Jurema.

– Após cada apresentação faremos uma “Gira de diálogo” com o público presente, com o objetivo de trocar experiências de como o espetáculo foi criado, levando em consideração o conceito e o percurso de uma cultura afro brasileira em diversos aspectos, salientando também a violência sofrida pelas mulheres negras e de baixa escolaridade e renda, e suas relações com a sociedade –, conclui a atriz.

De acordo com o Mapa da Violência e as pesquisas realizadas por institutos e órgãos ligados a conselhos de direitos e justiça no Brasil, a mulher negra sofre mais violência que as mulheres não negras, indígenas e orientais, um dado que aumenta a cada minuto, onde as ações afirmativas, como a apresentação de um espetáculo que fale sobre o tema, torna visível essa situação ampliando a consciência das especificidades e do imaginário que estão diretamente relacionados a violência contra as mulheres negras. Com esse projeto pretende-se não só manter um período de apresentações do espetáculo, mas também manter as reflexões sugeridas pela obra artística em relação a valorização dessa mulher tão estigmatizada.

Sobre a atriz Naná Sodré e o grupo O Poste Soluções Luminosas
Mulher preta, Naná Sodré tem 47 anos de idade, é diretora, atriz, produtora cultural e professora de Artes Cênicas formada pela UFPE, instituição na qual também já foi docente. É mestranda em Artes Cênicas pela UFRN, pertencente ao grupo de pesquisa MOTIM-UERJ. Fundou, em 2004, o grupo O Poste Soluções Luminosas, grupo artístico e de investigação teatral com o foco na pesquisa em matriz africana e na visibilidade do negro na arte e na vida. Pauta crucial de seus espetáculos. Em 2011, no Festival Janeiro de Grandes Espetáculos, ganha o Prêmio de Melhor atriz pelo espetáculo “Cordel do Amor Sem Fim”, em 2013 ganha o Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante pelo espetáculo “Anjo Negro” e indicação de Melhor Atriz pelo solo “A Receita”, em 2015, e no mesmo ano o grupo ganha o Prêmio de Pesquisa em Matriz Africana pelo espetáculo “Ombela” falado na língua angolana Umbundo e em português. Visibilizando positivamente as mulheres pretas do estado de Pernambuco, criou o projeto Quebrando O Silêncio – oficina de escrita e a Mostra PretAção – Mostra de Mulheres Pretas. Naná também já trabalhou em organizações não governamentais atendendo a jovens, adultos e crianças em processo de exclusão social, principalmente por fatores socioeconômicos, grupos compostos na sua maioria por negros e negras. Assessora e coordena projetos voltados para a comunidade negra e teatral de Pernambuco e de outros estados no espaço cultural o Espaço O Poste Soluções Luminosas inaugurado em 2014, dentre os projetos podemos citar a criação da Escola de Antropologia Teatral.

O Poste Soluções Luminosas é um grupo de artistas negros, cuja produção artística e suas pesquisas teatrais são calcadas no resgate antropológico, onde sua poética é a matriz africana e tomando essa como base de uma ancestralidade corporal e vocal pelo viés artístico teatral, traçando um paralelo entre as incorporações dos Orixás nos terreiros de Candomblé e Umbanda, procurando aproximar essa investigação aos processos artísticos teatrais.

Ficha técnica:

Atuação e maquiagem: Naná Sodré
Direção, texto e iluminação: Samuel Santos
Sonoplastia, figurino e objetos de cena: Naná Sodré e Samuel Santos
Técnicas corporais orientais: Mestre/Sifu Manoel Ramos
Fotografia: Thais Lima e Jorge Farias
Programação visual: Vicente Simas

Dia 11 de maio, quinta-feira, às 19h, Sesc São Gonçalo: Av. Pres. Kennedy, 755, Estrela do Norte
Dia 12 de maio, sexta-feira, às 19:30h, Sesc Teresópolis: Av. Delfim Moreira, 749, Várzea
Dia 13 de maio, sábado, às 19h, Sesc Niterói: Rua Padre Anchieta, 56, São Domingos

Todas as sessões terão intérprete de Libras.

 

 

 

Texto disponibilizado pela produção do espetáculo.

Detalhes da peça

Status

Encerrada

Temporada

De 10/05/2023 até 10/05/2023

Dias

qua 19h

Duração

45 minutos

Valor

R$10 (inteira) / R$5 (meia)

Região

Teatro / Espaço

Sesc Ramos RJ
R. Teixeira Franco, 38 - Ramos, Rio de Janeiro - RJ, 21060-130, 38, Ramos, Rio de Janeiro/RJ - 21060130

Estacionamento

Cafeteria

Sim

Telefone

(21) 4020-2101

E-mail

falecomagente@sescrio.org.br

16

Classificação indicativa

Não apropriado para menores de 16 anos

Galeria de fotos
Fotos por Jorge Faria
Compartilhar em

Você pode se interessar

SOMBRAS NO FINAL DA ESCADARIA

A trama gira em torno de uma atriz sem nome, como escolheu o autor, que, após uma estreia desastrosa, decide ocupar o teatro e anuncia que só sairá dali à força. O espetáculo que ela apresenta à plateia é uma mistura de embromação cômica e confissão emocional, alternando entre o absurdo, o humor rasgado e momentos de profundo desabafo. Aos poucos, o nonsense dá lugar a uma fala direta, dolorida e provocadora, expondo camadas de frustração, misoginia, abusos e a solidão de quem insiste em fazer arte em um país que frequentemente ignora sua cultura.

de 05/07/2025 a 27/07/202580 minà partir de R$ 45Em cartaz
  • Sábado18h
  • Domingo18h
Teatro Sérgio Cardoso

116 GRAMAS – PEÇA PARA EMAGRECER

A Gorda, a cada dia que se apresenta para uma nova plateia, tenta alcançar o mesmo objetivo: emagrecer 116 gramas. A fim de queimar as calorias necessárias para tanto, ela cria um espetáculo teatral, um experimento performativo, uma espécie de aula de academia, só que mais bonita. Ela pratica exercícios, formula cálculos, se perde em teorias, compartilha memórias e encontra poesia em cada gota de suor que escorre pelo seu corpo. Talvez assim ela consiga ser uma atriz de verdade.

de 17/07/2025 a 20/07/202560 minGratuitoEm breve
  • Quinta21h
  • Sexta21h21h
  • Sábado21h21h
  • Domingo19h19h
  • Quinta21h
  • Sexta21h21h
  • Sábado21h21h
  • Domingo19h19h
Teatro Cacilda Becker

EU DE VOCÊ

No espetáculo, o humor cotidiano leva o público a rir das situações corriqueiras. A gargalhada costuma ser uma arma poderosa que consegue ampliar a consciência, a sabedoria e trazer uma reflexão. Embora seja um solo, a atriz estará acompanhada de personagens inspirados em histórias reais: Fátima, Bruno, Clarice, Wagner, além de diversos artistas de grande reconhecimento, tecendo um bordado de vida e arte. Não há melhor espelho do que o outro. Sabemos quem somos a partir do que reverberamos. É urgente ver o outro, olhar pelo olhar do outro, ser eu de você. O que seria de nós se pudéssemos ser eu de você e você de mim, deixando-nos ambos atravessar por nossas experiências? 

de 07/08/2025 a 25/09/202590 minà partir de R$ 25Em breve
  • Quinta20h30
  • Quinta20h30
Teatro Tuca

Inf Busca Peças

Data
Preço

Este website armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para melhorar sua experiência no site e fornecer serviços personalizados para você, tanto no website, quanto em outras mídias. Para saber mais sobre os cookies que usamos, consulte nossa Política de Privacidade

Não rastrearemos suas informações quando você visitar nosso site, porém, para cumprir suas preferências, precisaremos usar apenas um pequeno cookie, para que você não seja solicitado a tomar essa decisão novamente.