Você está na cidade de:

ANAS, MIQUITAS, CORAS E OUTRAS MULHERES

Espetáculo Anas, Miquitas, Coras e Outras Mulheres conta as dores e experiências de mulheres da periferia

A peça – que tem na direção e atuação apenas mulheres – apresenta um recorte narrativo com as experiências de mulheres pobres e periféricas, mas também das próprias atrizes. Textos de Cora Coralina, Carolina Maria de Jesus e Pagu permeiam o espetáculo. As narrativas apresentadas trazem um olhar sobre a materialidade feminina, desejos, angústias, violências, façanhas e submissões vividas por mulheres em diferentes tempos e corpos. O espetáculo é apresentado pelo Coletivo Dolores Boca Aberta, grupo artístico da Zona Leste.

Anas, Miquitas, Coras e Outras Mulheres integra o projeto teatral Boca de Cena, com foco em espetáculos adultos com temas contemporâneos. A proposta curatorial de 2024 do projeto é apresentar espetáculos voltados para o público adulto e que abordem questões sociais importantes na atualidade, apontando para um teatro que busque insurreições em cena. Desta forma, temas como racismo, transfobia, machismo e o corpo não padrão são trazidos à tona para visibilizar vozes apagadas da sociedade e do teatro.

Ficha Técnica:

Direção: Erika Viana
Assistência de Direção: Tati Matos
Codireção Mostra de Processo (2019): Gustavo Idelbrando Curado
Roteiro: Núcleo “As Coras”
Dramaturgia: Erika Viana
Textos: Erika Viana, Cristina Adelina Assunção, Nica Maria, Tati Matos, Cora Coralina, Carolina Maria de Jesus, Pagu e Angela Davis
Concepção e Direção de Iluminação: João Alves
Atrizes: Cristina Assunção, Erika Viana, Nica Maria e Tati Matos
Músico: Fernando Oliveira
Produção: Nica Maria e Núcleo “As Coras”
Produção de Objetos: Nica Maria
Figurino: Nica Maria
Cenário: Núcleo “As Coras”
Sonoplastia: Fernando Oliveira
Operação de Luz: João Alves e Lívia Nunes
Direção Musical: Fernando Oliveira
Arranjos Musicais: Fernando Oliveira e Tati Matos
Músicas: Todas as Vidas (Tita Reis), Histórias de Vó (Tita Reis) e Rosas e Desvios (Erika Viana e Renato Gama)
Crocheteira: Luzineide Rodrigues de Sales Pereira
Costureira: Maria das Graças (Graça)
Arte e Design: Ane Melo
Fotos: Alexandre Gonçalves
Vídeo: Alexandre Gonçalves e Damy Belchior
Coletivo Dolores Boca Aberta e seus integrantes: Cristina Assunção, Cristiano Carvalho, Erika Viana, Fernando Couto, Fernando Oliveira, João Alves, Luciano Carvalho, Luis Mora, Nica Maria e Tiago Mine

 

Detalhes da peça

Status

Encerrada

Temporada

De 18/10/2024 até 19/10/2024

Dias

  • Sexta19h30
  • Sábado19h

Duração

90 minutos

Valor

Gratuito - Retirada de ingressos 1h antes

Região

Zona Leste / São Paulo

Teatro / Espaço

Sesc Itaquera
Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos,1000 - Itaquera,22

Estacionamento

No Local

Cafeteria

Sim

Telefone

(11) 2523-9200

12

Classificação indicativa

Não apropriado para menores de 12 anos

Galeria de fotos
Fotos por Divulgação
Compartilhar em

Você pode se interessar

LIBÉLULA

A história acompanha José, um jovem seminarista à beira de sua ordenação como padre, que recebe de Frei Ambrósio, seu orientador espiritual, uma última tarefa: confessar-se de forma completa e sem reservas. Essa confissão se torna um mergulho em memórias marcantes, incluindo o relacionamento que José viveu com Filipe, seu colega no seminário. Durante esse processo, a peça explora episódios que abordam questões relacionadas a vínculos afetivos, limites pessoais e as escolhas que definem trajetórias.

de 15/03/2025 a 29/03/202580 minà partir de R$ 50Últimos Dias
  • Sábado16h
Teatro Itália

CARNE VIVA

Em uma cena com ares vitorianos que poderia estar no século XIX, como nos dias de hoje, diferentes vozes e corpos femininos se entrelaçam na construção de Uma Mulher, persona destituída de um nome ou características específicas, mas definida por seu gênero. É entre a intimidade da cozinha e o campo de convivência - e confronto - da sala de jantar, que a personagem entra em um delírio ao receber um quilo de carne para preparar ao marido. A ação cotidiana adquire ares espetaculares quando ao tentar cortar a carne ela vê Jesus Cristo à sua imagem e semelhança e passa a contar e questionar o seu passado atravessado pela violência patriarcal num mundo representado por um Deus no masculino, enquanto ela busca algum tipo de redenção frente a uma tragédia anunciada em sua vida cotidiana. Um dos primeiros textos escritos pela autora Luh Maza, aos 16 anos, o monólogo de fluxo de consciência, declaradamente uma tragédia, flerta com elementos do terror. A obra mistura o sagrado da liturgia cristã ao profano da violência doméstica, evocando o papel onde a mulher foi aprisionada socialmente. Através da ficção, a peça questiona o papel designado à mulher na instituição matrimonial ocidental, historicamente manipulado e subjugado pela domesticação servil e violenta, com a mulher muitas vezes vista como posse de seu marido, como um pedaço de carne.

de 20/03/2025 a 20/04/202560 minà partir de R$ 30Em cartaz
  • Quinta19h
  • Sexta20h
  • Sábado20h
  • Domingo18h
Sesc 24 de Maio

TYBYRA – UMA TRAGÉDIA INDÍGENA BRASILEIRA

Em 1614, em São Luís do Maranhão, Brasil, preso à boca de um canhão, prestes a ser executado por sodomia por soldados franceses, Tybyra, indígena Tupinambá, propaga as últimas palavras, como se depois de relâmpagos, o som dos trovões saíssem de sua boca. Dramaturgia de estreia do artista potyguara Juão Nyn, uma ficção sobre o primeiro caso de LGBTfobia, com um corpo nativo, documentado no país.

de 07/03/2025 a 06/04/202560 minà partir de R$ 15Em cartaz
  • Quinta20h
  • Sexta20h
  • Sábado20h
  • Domingo18h
Sesc Avenida Paulista

Inf Busca Peças

Data
Preço

Este website armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para melhorar sua experiência no site e fornecer serviços personalizados para você, tanto no website, quanto em outras mídias. Para saber mais sobre os cookies que usamos, consulte nossa Política de Privacidade

Não rastrearemos suas informações quando você visitar nosso site, porém, para cumprir suas preferências, precisaremos usar apenas um pequeno cookie, para que você não seja solicitado a tomar essa decisão novamente.