O festival Minitrama chega à sua segunda edição, no Centro Cultural Justiça Federal, com o objetivo de fomentar o musical autoral carioca
O festival foi criado no ano passado pelos dramaturgos e amigos Gabriela Alkmin, Luiz Buarque e Marcelo Albuquerque. Diante do desafio do alto custo dos musicais, resolveram investir em “minimusicais”, em que os criadores apresentam versões de até 20 minutos dos espetáculos que estão desenvolvendo. Este exercício de concisão também permite que os participantes possam focar suas pesquisas no material escrito. “Reduzir o tamanho das apresentações equilibra o orçamento e ainda assim nos possibilita apresentar uma experiência com “início/meio/fim” aos espectadores”, explica Marcelo Albuquerque. “Já o público, tem a rara oportunidade de vivenciar a criação de um musical e colaborar com seus autores através de oficinas e rodas de conversa”, acrescenta Gabriela Alkmin.
Programação:
A Pandêmica Comédia (01/08 e 03/08) Inspirado na obra clássica “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri, que conta a história de sua viagem ao submundo com intenção de chegar ao paraíso. Um texto dividido em 9 esquetes-monólogos em que cada uma simboliza um círculo do inferno, usando a pandemia como plano de fundo. No festival, será apresentada a esquete musical “Heresia”, onde acompanharemos a episcopisa Eritone e seu festival de apostasia.
Autor e Compositor: Matheus Brito
Casa dos Artistas Fodidos (01/08 e 02/08) Ser artista de teatro musical é para os corajosos! É preciso aprender a cantar, dançar e atuar ao mesmo tempo. Mas o que ninguém te ensina por trás do glamour do showbiz é: Como ser artista e não ser fodido? Ou melhor, porque trabalhar com teatro em um país onde a preocupação básica do artista é pagar a conta no fim do mês? Essa é a pergunta que Caique, Felipe, Julieta, Marina e Viviane vão buscar responder enquanto tentam passar na audição mais importante do ano.
Escritor, Letrista e Compositor: Ramon Costa Letrista e Compositora: Malu Cordioli
Sem Sinal (01/08 e 02/08)Três adolescentes enfrentam o inesperado colapso da internet e são forçados a redescobrir o mundo offline. Sem redes sociais, eles se veem desafiados a explorar novas formas de se conectar e se relacionar. Nesse processo, eles descobrem a profundidade das interações pessoais, a importância das conversas cara a cara e a beleza das experiências compartilhadas sem a mediação das telas.
Texto e letras: Daniel de Mello Músicas: Gabriela Alkmin
Antes que tudo acabe (02/08 e 03/08) O que fazer quando percebemos que a vida tomou um rumo totalmente diferente do que havíamos imaginado? No réveillon do “bug do milênio”, o popstar Edu Reis faz um show histórico nas areias de Copacabana. Vinte anos depois, o cantor tenta voltar aos palcos e acaba “cancelado”. A queda de Edu abala as estruturas da geração cujas expectativas ele transformou em música e faz com que um grupo de amigos precise salvar o ídolo para poder salvar a própria história.
Texto: Luiz Buarque e Rogério Fanju Música e letra: Rebecca Noguchi Roda de Conversa: encerra a noite de mostras do dia 03/08
Oficinas:
Técnica Vocal para Teatro Musical (02/08 – 14:30) com Chiara Santoro
A oficina pretende estimular o aluno a mergulhar no processo de estudo do repertório, através de ferramentas expressivas, técnicas e musicais.
Conteúdo: Aulas práticas de experimentação através de vocalises, jogos musicais e estudo dos solos de teatro musical. Não há pré-requisitos para participação. Idade mínima 16 anos.
A culpa é do texto (ou “quem escreveu isso aqui?”) (02/08 – 16:30) com Luiz Buarque
A parte “falada” de um musical desconcerta autores, atores e público há gerações: qual a relação entre texto e números? Como estruturar um formato dramatúrgico tão específico? Por onde começar a exercer essa fascinante (e meio ingrata) ocupação? É sobre isso que a gente vai conversar nessa oficina.
O Corpo do Personagem – O Corpo em Cena (03/08 – 14:30) com Daniel Chagas
A oficina tem como objetivo estimular a composição de personas através de estímulos físicos como respiração (biorritmo), musculatura (densidade) e estrutura óssea (porte e estrutura física), dando à atriz ou ao ator domínio sobre as escolhas. Na sequência trabalharemos como estas personas podem transitar de uma para outra, ou para um corpo neutro, sem perder qualidade e precisão.
Laboratório da canção (03/08 – 16:30) com Marcelo Albuquerque e Gabriela Alkmin
Um estudo em cima de canções teatrais a partir de uma compreensão da sua função dentro da obra. Vamos esmiuçar a organização das ideias que se movem através de letras e das possibilidades sonoras que uma música pode ter na construção da dramaturgia de um musical como um todo.
Ficha Técnica:
Direção: Marcelo Albuquerque
Assistência de Direção: Luiz Buarque
Anfitriã: Stella Maria Rodrigues
Direção de Produção: Cleto Araújo
Produção Executiva da Mostra: Gabriela Alkmin
Produção Executiva das Oficinas: Luiz Buarque
Iluminação: Anna Padilha
Idealização: Gabriela Alkmin, Luiz Buarque e Marcelo Albuquerque
Coprodução: Acorde Produções Artísticas
Fotos: RL Fotografia e Gugga Almeïdà
Assessoria de Imprensa: Rachel Almeida (Racca Comunicação)