MUSICAL CABARET DAS POLACAS

Casa Museu Ema Klabin apresenta o musical Cabaret das Polacas

Musical mostra a história de mulheres de origem judaica que deixaram uma forte marca na vida urbana brasileira, entre fins do século XIX e a década de 1960.

No próximo dia 15 de abril, a Casa Museu Ema Klabin apresenta o musical Cabaret das Polacas. O espetáculo é baseado na história real de jovens judias, oriundas de aldeias pobres do Leste Europeu, que foram forçadas pelas circunstâncias a se prostituir quando chegaram ao Brasil. Com concepção, produção e roteiro da cantora e compositora Nicole Borger, o musical gratuito tem 100 lugares presenciais e será transmitido ao vivo pelo Canal do YouTube da Casa Museu Ema Klabin.

Seduzidas por falsas promessas de casamentos e uma vida melhor no novo continente, milhares de jovens judias foram convencidas por uma organização criminosa chamada Zwi Migdal a deixar seus lares e suas famílias em busca de novos destinos.

No Brasil, essas mulheres foram repudiadas, tanto pela sociedade como pela própria comunidade judaica, o que as levou a criar associações de ajuda mútua para manter as tradições judaicas e o enterro digno. Em diversos países, elas construíram cemitérios e sinagogas próprias.

Para realizar o musical, a cantora e compositora Nicole Borger dedicou-se a uma intensa pesquisa de repertório em Buenos Aires, Nova York e São Paulo e levantou diversas canções do período, algumas cômicas e outras dramáticas.

“No musical Cabaret das Polacas prestamos uma homenagem carinhosa a essas mulheres, tirando sua história do canto obscuro e esquecido e dignificando sua coragem e resiliência diante da vida áspera que tiveram”, diz Nicole.

O espetáculo é formado por Ahuva Flit, Rafael Zolko e Nicole Borger (canto e dramatização) e pelos instrumentistas Daniel Szafran (piano/teclado), Vicente Falek (acordeon) e André Fajersztajn de Almeida (clarinete). A direção cênica é de Leslie Marko e cenário e produção de Yara Leite e Adriana Amorim.

Palestra
Além do musical, na quarta-feira, 12 de abril, das 19h às 21h, a professora Beatriz Kushnir, pós-doutora do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF), ministra a palestra Mulheres Polacas, uma temática atual.

Neste encontro, baseado nas perspectivas de uma história da cultura, a palestrante expõe sua pesquisa sobre as polacas e seus desdobramentos. Elas fundaram sociedades de ajuda mútua em cada cidade onde viveram, nas quais buscavam construir e exercitar sua identidade cultural e religiosa. A pesquisa localizou cinco destas sociedades, no Rio de Janeiro, São Paulo, Santos, Buenos Aires e Nova York, debruçando-se nas duas primeiras por encontrar documentação inédita.

O objetivo do encontro é trazer a fala de um grupo marginalizado e excluído e perceber sua trajetória, deixando de lado, assim, análises de terceiros e visões estereotipadas.

Palestra Mulheres polacas, uma temática atual
quarta-feira, 12 de abril de 2023 das 19h às 21h
95 vagas por ordem de inscrição
Plataforma Zoom
Inscrição: https://emaklabin.org.br/palestras/mulheres-polacas-uma-tematica-atual

Como em todos os nossos eventos gratuitos, convidamos quem aprecia a Casa Museu Ema Klabin e pode contribuir para a manutenção das nossas atividades a nos apoiar com uma doação.

100 lugares presenciais por ordem de chegada e transmissão ao vivo pelo Canal da Casa Museu Ema Klabin no YouTube.

 

Texto disponibilizado pela produção do espetáculo.

Detalhes
  • Status
    Encerrada
  • Quando?
    15/04/2023 - 15/04/2023
    sáb 17h
  • Duração
    60 minutos
  • Valor
    Gratuitos - 100 vagas por ordem de chegada
  • Teatro/Espaço
    • Casa Museu Ema Klabin
      R. Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo/SP - 01446020
  • L
    Classificação Indicativa
    Livre
Detalhes
  • Status
    Encerrada
  • Quando?
    15/04/2023 - 15/04/2023
    sáb 17h
  • Duração
    60 minutos
  • Valor
    Gratuitos - 100 vagas por ordem de chegada
  • Teatro/Espaço
    • Casa Museu Ema Klabin
      R. Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo/SP - 01446020
  • L
    Classificação Indicativa
    Livre