Iniciado em fevereiro de 2022 e finalizado em junho de 2023, o projeto COMPANHIA DE TEATRO HELIÓPOLIS 20(+1) ANOS DE (RE)EXISTÊNCIA — contemplado pelo ProAC Editais (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) — teve como objetivos principais o aprofundamento das investigações cênicas mais recentes da Companhia de Teatro Heliópolis e o estabelecimento de diálogos com a comunidade de espectadoras e espectadores por meio de atividades abertas ao público, todas realizadas em sua sede, a Casa de Teatro Maria José de Carvalho: rodas de conversa conduzidas por pesquisadores de teatro, desmontagem comentada das peças do grupo, encontros de vivências de processo e oficina-montagem com uma artista convidada, além de uma exposição fotográfica sintetizando as mais de duas décadas de existência e produção artística na cidade de São Paulo.
A Companhia de Teatro Heliópolis surgiu no ano 2000, reunindo jovens da comunidade sob direção de Miguel Rocha e apoio da UNAS (União de Núcleos e Associações de Moradores de Heliópolis e Região), com o objetivo de montar o espetáculo A Queda para o Alto, baseado no romance homônimo de Sandra Mara Herzer. Entre a primeira peça e os trabalhos mais recentes, foram quinze anos de conquistas, dificuldades e muitos aprendizados. “O teatro que optamos fazer está em sintonia com nossas vidas, em profunda conexão com elas”, afirma Miguel, diretor da companhia desde então.
Ao longo dessa década e meia de existência, a companhia realizou sete espetáculos – todos eles criados em diálogo com os anseios e as vivências que permeiam a realidade de Heliópolis. Depois de A Queda Para o Alto, vieram as peças Coração de Vidro (2004) e Os Meninos do Brasil (2007). Entre 2008 e 2009, com o patrocínio da Petrobras, foi iniciado o Projeto Arte e Cidadania em Heliópolis, que se constituiu de quatro fases – formação, pesquisa, criação e apresentação – e teve três módulos. Cada um deles resultou em um espetáculo distinto: O Dia em que Túlio Descobriu a África (2009); Nordeste/Heliópolis/Brasil – Primeiro Ato (2011) e Um Lugar ao Sol (2013). Durante o período, a companhia também montou a peça Eu quero sexo… será que vai rolar? (2010).
Texto publicado, originalmente, no site da Cia de Teatro Heliopólis
Informações do teatro
Endereço
Rua Silva Bueno, 1533, Ipiranga, São Paulo/SP - 04208051
Região
São Paulo /
Capacidade
60 lugares pessoas
Bilheteria
Segunda à sexta: 1h antes do evento
Sábado: 1h antes do evento
Domingo: 1h antes do evento
Estacionamento
Não
Cafeteria
Não
Ar condicionado
Não
Acessibilidade
Sim
Telefone
(11) 2060-0318
producao.cth.c@gmail.com